domingo, 24 de maio de 2009

Selo: eu aceito e não me incomodo!

por Marcelo Moraes


SELOS RECEBIDOS

Embora muitos blogueiros tenham tomado horror por isso e outros nem dão valor, eu investi nesta corrente desde o meu primeiro selo recebido(quando mal sabia ao certo o que era e como funcionava), e desde então não vejo o porquê de não mantermos esse canal de comunicação e de apresentação de novos blogs. Já falei outras vezes por aqui que tudo tem que ter uma dose certa, nada de exageros! Por outro lado, sentir-se isolado no mundo virtual não deve ser o objetivo de quem cria um blog. Se tivessemos uma vida “completa” no mundo real, o virtual seria muito pouco explorado por nós (se não fosse por preguiça). Está mais do que discutido isso em vários blogs e cada um de nós sabemos disso. Veja quantas amizades/contatos já criamos por aqui com um valor até maior que aquele fora da rede. Principalmente quando estamos criando um blog, começando a conhecer tudo o que o envolve. Uma das regras é: “estabelecer um canal de comunicação com os seus leitores”.

Quando iniciei o blog com o blogger (antes eu usava só o Live Spaces), caía em uns endereços que só falavam de “blogagem coletiva”, de “selos”, de “memes”. Boiava, viajava na maionese, para ser mais prático. Depois que você se intera com o assunto, percebe que há para alguns, disputa por ranking em sites de cadastro de blogs (quanto mais links receber de outros blogs, mais bem colocado fica), para outros, tornarem-se “celebridades”, ficarem “famosinhos” na blogosfera. Resumindo: um festival de egos. Quando, no meio de tudo isso, surge uma fogueira, aí todos querem sair de mansinho para não serem atingidos por ela. O resultado é “não participo mais deste tipo de blogagem/meme/selo, mas agradeço a indicação”. Vira uma política da boa vizinhança, apenas. Errado isso? Depende do quanto o calor da chama o atinge ou atingiu. É bom subir em rankings? É. É bom ficar mais conhecido? É. Mas é se você tem um foco certo com o seu trabalho e os outros o reconhecem por isso. E é o caso das blogagens coletivas que já participei. Gostei muito de saber como funciona este sistema de rankings, linkagens, pois até nos sites de busca eles são importantes, e que já comentei num post anteior, também. Quem cresce demais e rápido também, de repente se assusta, pois a responsabilidade aumenta e é hora de mostrar a que veio, de fato. Como consequência, começam a surgir blogs que mudam seu conteúdo para “agradar” a nova “massa”; outros desistem do seu foco, para ver se espanta o povo que agora não o deixa mais na tranquilidade de antes, mas também, há os que se mantém no pódio, pelo reconhecimento que lhes cabe. E crescem ainda mais, como é o caso do Dicas Blogger. Um dos primeiros blogs no ranking do Blogblogs e que já virou uma escola para quem começa ou já começou a blogar (na minha nem tão exagerada concepção…rss). Cresceu, não mudou o seu foco, mas apresentou algumas mudanças sutis (consequência do bom crescimento).

Mas e aqui, este blog blue, que não é um blog de dicas, não fofoca, não plagia, não fica postando guerrinhas famosas de blogueiros/tuiteiros e afins, não se importa com ranking? Sim, claro! Mas esta preocupação é contrária ao que é de costume. Preocupo-me em fazer um blog com a minha cara, com o que é gratificante para mim: fazer algo para ser apreciado e não escondido ou camuflado. O tempo vai passando e as novas postagens vão chegando. Enquanto os desesperados ou desesperadas só citam links de opiniões já prontas de terceiros, eu aqui, ou aí, no teu espaço, posso citar meus próprios links. Não faço um blog para ter vergonha de mostrá-lo depois. É para ser visto, “oras bolas”(lembra-se desta expressão?)! :D Por isso, se recebo um selo, eu aceito e não me incomodo!

Tem que haver gratidão por aqueles que estão aqui, que param para ver a sua mensagem, que deixam um pouco do seu tempo para você!

7 ElianeSendo assim, meu link de hoje vai para o blog Cristiane Marino (obrigado, Cristiane), que me indicou o selo ao lado.  O repassarei para os seguintes colegas que já os acompanho por um tempo e que o selo se encaixa perfeitamente neles, pela forma peculiar de suas postagens (conteúdo ou escrita). Para quem não os conhece, é só clicar e visitar:

Profª Elaine
Viraletras
Miss American Pie
Olha que Maneiro!

___________________________________________________________________
Gostou? Não gostou? Então, digitaqueeuteleio! 
Assine o nosso Feed RSS e receba as atualizações do blog.

10 comentários:

  1. Caro Marcelo,muito pertinente o seu post.Concordo com você.Quando comecei a blogar,me assustei de repente,com o 'tamanho' da empreitada:não conhecia ninguém,ninguém me conhecia.Esse trabalho árduo de começar uma rede de relacionamentos me foi muito facilitado pelo Rômulo,do Interdito,pela incansável e generosa Vanessa do Fio de Ariadne ,pela Leonor Cordeiro da Dança das palavras e alguns outros que me apadrinharam,por assim dizer.E os selos e os memes representam uma força e um reconhecimento.Por essas e por outras,que procuro sempre apoiar os que estão começando,sem sentar em cima dos meus humildes 46 seguidores.Também já tive 1,2.E procuro continuar a postar o que eu gosto,não quero virar vaquinha de presépio.
    Obrigado pelo post e um grande abraço.
    P.s._A web para mim continua vibrante,nem um pouquinho chata(rsrs).

    ResponderExcluir
  2. Tá na mão! Recebido, grata e satisfeita :)
    abçs :)

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o que vc disse principalmente em relação a rankings, ter um blog é mto gratificante aqui se cria amizades, boas opiniões e muito conhecimento tbm, pra ser bem sincera nunca participei de blogagem coletiva por dois motivos: esquecimento (qdo via já tinha ido) e por falta de tempo em algumas vezes tb.
    E qto ao selo: mais uma vez obrigado e recriproca é verdadeira

    ResponderExcluir
  4. Oi Marcelo querido!

    Obrigada pelo seu carinho de sempre, pela atenção com meu blog. (Uma vez li algo aqui no seu blog sobre como os blogueiros vivem se desculpando rs, estou aqui para isso tbém, com tanto trabalho no estúdio tenho aparecido pouquissimo por aqui, mas sinto falta vou dosando conforme o tempo admite).
    Ter um blog é uma responsabilidade enorme, as recompensas também são maravilhosas, fiz amizades especiais, ganhei aprendizados extraordinários. Começamos meio deslocados sem saber o que é meme, selo, blogagem...depois dispara né, é preciso avaliar bem o que fazemos na net pq podemos influenciar pensares e isso nos torna responsável.
    Eu adoro seu blog, seu jeito original e destemido de escrever, por isso seu blog é sucesso e melhora a cada dia! Parabéns
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Concordo e também não ligo de apresentar os selos que recebi não! E acho que brigar para aparecer no rank é besteira, o bom é criar um blog, escrever, postar coisas que tem a ver o seu jeito, com seu estilo, com coisas que vc gosta enfim...quantidade não é qualidade e o público quer blogs que tenham bom conteúdo , coisas curiosas, interessantes e nos acrescente algo novo, por isso seu blog recebe visitas e selos pois é um blog bom que não faz muito barulho para aparecer :o)
    Obrigada pelo comentário e desculpe ter sumido, estou trabalhando demais, mas logo irei atualizar todos os blogs...Uffaaa...rs
    Beijo, boa semana e até!

    ResponderExcluir
  6. Marcelo,

    já deveria ter vindo aqui esta semana para agradecer sua visita ao Pronto, falei. E eu não fechei o blog no wordpress, só deixei inativo, estou estudando aquilo lá pra ver se um dia eu monto um site com dominio proprio e quem sabe se a idade deixar :-P vou de wordpress.

    Eu adoro selos pelos mesmos motivos que vc , criei até um próprio para poder premiar quem eu quiser na hora que me der na telha. O problema é que sou indisciplinada e há 2 meses não posto sobre os ultimos selos recebidos, as pessoas devem estar achando que eu não ligo, mas vou postar nos próximos dias, juro que vou.

    Mas o motivo da minha visita é outro. O post de ontem rendeu bons frutos , se você quiser escrever sobre o tema Por que eu tenho um blog? ou tiver um texto publicado envie o link para o Fio. É uma blogagem coletiva sem data marcada e sem lista de inscrição. Basta escrever, publicar quando quiser e enviar o link que eu colocarei na lista .

    Abraço!

    ResponderExcluir
  7. @james
    Eu sei o quanto é complicado quando estamos iniciando um blog, por isso eu dou valor a cada coisa que aprendo e aplico. Obrigado pela visita.

    @Julis
    Precisa participar de uma blogagem, né? Sempre divulgo por aqui quando participo! Da próxima você não vai escapar! rss

    @Cristiane Marino
    Muito obrigado. É, a gente não pode esquecer do mundo offline, então vez ou outra temos que "desconectar" daqui, senão vira vício..rss Mas o aprendizado é mesmo algo que sempre temos com as visitas nos blogs.

    @crazyangel
    Concordo. E não se preocupe, estou antenado lá nos teus blogs, também.

    @Dri Aviaro
    Obrigado pela visita e seja bem-vinda!

    @Vanessa
    Fica tranquila, a gente sabe quando um blog está com seu dono ocupado...rss E já passei por lá para deixar minha participação nesta ideia também. Bj

    ResponderExcluir
  8. Marcelo,
    Penso que os selos são o reconhecimento, quando ganhei meu primeiro selo,foi só alegria,como se fosse uma criança ganhando seu primeiro presente.
    Tem um prêmio no meu blog pra você. Parabéns pelo seu blog.

    Abraço,

    Marise.

    ResponderExcluir
  9. @Marise
    Obrigado pelo comentário, e seja bem-vinda! É, o primeiro selo a gente nunca esquece...rss. Já estou indo lá para conferir!

    ResponderExcluir
  10. Oi Marcelo!(rs)eu de novo! Estou aproveitando o tempo livre de montão...ah! seu eu pudesse ter mais disso toda semana.Me esbaldaria!
    Muito obrigada pelo selinho, postarei com certeza (só não prometo a data, acho que em breve). Também adoro essa história de selinho, com todos os prós e contras que há, sabemos mensurar o peso ou valor deles vindo de quem veio e de como foi dedicado, né? Eu penso assim. De sua parte sinto-me felicíssima. No começo a gente "boia, viaja na maionese" mesmo...kkkk! Também mais amadurecidos fazemos isso, contudo, com a devida consciência do ato. Bjins e até mais! Mais uma vez: OBRIGADA!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO