segunda-feira, 24 de novembro de 2008

"AMANHÃ E JAJÁ"

por: Marcelo Moraes

Garfield 

Quando me livro de uma, é para dar lugar a outra. Qual deixar ou qual levar?

"Qual delas será,
a da frente ou a de trás?
A da frente corre muito
e a de trás fica...rá!"


Poderia dizer que estou sem inspiração para escrever ultimamente, mas seria mais honesto dizer, que um dos maiores motivos disso é a PREGUIÇA, certo? Bem, se não for pela preguiça, outra maneira mais sutil de se justificar isso é pela "falta de tempo" do dia-a-dia, que em outras palavras, é a PRESSA mesmo. Querendo tudo para ontem ou ter que fazer o que nos é cobrado tudo para ontem. Muita gente omite isso mas sabe que é verdade, não é?

Contudo, vivemos sempre com este dilema: pressa ou preguiça? Eu não omito este fato, aliás, por que deveria, afinal, todos têm preguiça ou pressa por fazer ou ter que fazer algo naquele momento em que o corpo ou a mente da gente NÃO QUER!!!!!!! É errado isso? Não acho. Se o relógio tivesse vida própria, acredito que ele também faria suas paradinhas fora de "hora", como a gente faz. Sair um pouco daquela rotina matinal, vespertina e noturna é benéfica em certas ocasiões, mas por outro lado, se assim fizermos destas mudanças um hábito, a preguiça reina e aí temos que implorar para a pressa dar conta de tudo depois. Viu só, dilema constante! rss

Lembro-me quando estava no ensino fundamental que li um livro cujo nome retrata exatamente este tema, porém, de forma lúdica, mas não fora da realidade, pois, se fosse, não me lembraria dele assim tão facilmente (aquilo que aprendemos, não esquecemos). Dois personagens, onde um é o que deixa tudo para depois e o outro que quer tudo para agora. Logo, "Amanhã e Jajá", os personagens. Aquele conflito entre UMA Lei de Murphy (pra que deixar para amanhã o que pode ficar para depois de amanhã?) e UMA Lei de Newton (a toda ação, uma reação).

Na época eu temia em ficar parado sem fazer algo, pois achava que estava perdendo tempo ou coisa assim, mas também, tinha medo de fazer tudo com pressa, pois já sabia das conseqüências (com trema) de se fazer as coisas rápido demais. No fim, adotei o método: faça bem feito ou não faça, logo, não faço nada tão rapidamente assim... Às vezes sei que é necessário sermos "rápidos", mas quando podemos não ser, aproveito para não ser mesmo..rss

Devemos reservar um tempo para nós também: tem quem queira fazer nada; quem goste de só ouvir música; de limpar seu "canto"; cozinhar... Enfim, cada um tem um mecanismo de se ocupar cosigo. Acho isso tão importante, pois quem pensa o contrário, cedo ou tarde, estará ocupando uma maca de uma ambulância, às pressas, por um simples diagnóstico: estresse!
É num destes momentos "nossos" em que podemos administrar melhor nosso dilema: não ter pressa de pensar e nem preguiça de ter que pensar.

Me afastando um pouco da net estou REdescobrindo muitas coisas que antes eram minhas ocupações prediletas e estou sentindo o mesmo prazer de antes. Mantenho aquela vontade de estar conectado, mas agora, com uma certa "moderação", com picos de pressa e preguiça disputando o mesmo instante! Não me peça para explicar isso, é complexo demais (preguiça falando), por isso resolvi resumir (pressa falando). 

Falar de preguiça, com pressa em terminar, parece meio utópico, mas cá estou "falando" mais que o esperado! Coitada da preguiça, ficou com ciúme da pressa e me abandonou!!!!

Acho melhor eu parar por aqui, porque a pressa já está me incomodando demais, me cobrando para mudar de assunto... Que saco, não me deixa em paz!!!

Preguiça, que falta você me faz!!!!

3 comentários:

  1. Saudades demais desses textos que tanto acrescentam à minha vida... Ultimamente minha pressa e preguiça caminham juntas...rsrs

    Ótima semana a nós Má

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Isso pq estava com preguiça (ou pressa) em escrever, viu o post legal que rendeu?
    Má acho que a preguiça e a pressão são como o amor e o ódio: estão sempre juntos!

    ResponderExcluir
  3. É bem por aí, acho que temos mais um "Romeu & Julieta": queijo com goiabada, pressa com preguiça, e por aí vai...rsss

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO