sexta-feira, 28 de novembro de 2008

PANETTONE PASCAL ou COLOMBA DE NATAL?

por: Marcelo Moraes

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Foi-se o tempo em que as propagandas de Natal traziam algumas cenas animadas com pessoas saboreando o .
Foi-se o tempo em que, além de comer as frutinhas do panettone, você fazia como Neston, dando mil maneiras de saboreá-lo, colocando em sua fatia: geléia, doce de leite, sorvete...ou salgado: com requeijão, margarina ou patês (gostos bem variados). Foi-se o tempo de muita coisa...até do Papai Noel à meia-noite entrando pela porta de casa...

É impressionante como a cada ano o comércio está mais SEDENTO de vender LOGO! Aquele que pensar que no dia das mães estará celebrando o Dia dela, de fato, é mera ilusão. O dia dos namorados, data em que a vontade de agradar a sua companhia o deixa mais cego que o amor que sente por ela, outra ilusão. E a Páscoa? Comprar Ovos! Qual a criança ou qual o adulto que ainda não questionou se coelho bota mesmo ovo?...nada, compra o ovo de chocolate e esquece o resto.

E a Colomba Pascal? Ah, tadinha, deixa ela lá nas prateleiras, é mera coadjuvante desta data do "coelhinho" que traz surpresas dentro de um ovo!

Muitas coisas já passaram pelo processo de adaptação, mutação ou substituição, sendo elas objetos, pessoas ou funções, mas já que o comércio não vê (ou não quer ver) mais nada além do simples fato de trocar os produtos que ele já julga ser os olhos de ouro daquela estação, por nossas suadas notas de REAL, resta-nos, pelo menos, abrir os olhos para alguma coisa sobre isso.

Sei que já está mais do que passado ouvir as pessoas (leigas ou não) falarem que o "Real significado da Páscoa" ou o "Real significado do Natal" é isso e não aquilo. Que a figura do Coelho da Páscoa (e do ovo) e do "Bom Velhinho" é esta ou aquela e bla bla bla... Eu sei disso e muito bem, acontece que o que mais me chamou a atenção NO MÊS PASSADO (OUTUBRO), é que mal estávamos comemorando a "semana" da criança, muitas lojas ou estavam decorando suas faxadas com enfeites de Natal, ou lotando suas prateleiras de Panettone (no lugar de brinquedos).

Tente preparar o jantar enquanto almoça ou toma o café da manhã (é mais ou menos esta a situação). Impossível eu sei que não é, mas com certeza não soboreará as suas refeições como deveria.

Foi pensando assim que me veio esta pergunta: pra quê tanta pressa pra vender isso tudo, se foram eles mesmos (os fabricantes) que "inventaram" os Panettones recheados com goiabada, uva, chocolate, "brinquedos", enlatados, "encestados", salgados e diversos outros tipos, se não iam ter o mesmo sucesso de antes? Se criam algo novo, ATÉ ONDE EU SEI, é para atender uma demanda de consumidor que, com certeza (mediante pesquisa de mercado), consumirá aquele (ou aqueles) produto. Mas vemos que não é o que acontece.

O nosso velho e bom Panettone (industriais do tipo Bauducco e Visconti), com as frutas cristalizadas (adoradas por uns, detestadas por outros), acabou ficando no banco de reserva das prateleiras. Se não, está disputando alguns "suados" cantos entre as DIVERSAS marcas de Panettones existentes (que cresceram tanto quanto as igrejas ou botecos). Tanto esforço para depois do Natal, quererem de outra maneira, nos empurrar estes produtos que ninguém QUIS! Tanto os mais baratos, quanto os mais caros (independente da qualidade do produto). Não esquecer que tem aqueles que anotam (ou imprimem) as receitas dos programas VOCÊS da vida (Mais Você, Pra Você e afins) e fazem o próprio "pão do Toni" em casa (pelo baixo custo, como nova fonte de renda, ou pelo simples prazer da culinária).

Voltando às refeições: coseguiria saborear seu pão fresquinho com margarina pensando na pizza suculenta e cheirosa do jantar?

Dessa forma, não acho graça ter panettones com tantos recheios assim, sendo que, o REAL sabor dele, somos (ou éramos) nós que damos a eles... para mim, panettone continua (e continuará) sendo aquele "pão com as frutas cristalizadas" dentro, onde posso sentir o prazer de saboreá-lo colocando o requeijão, a goiabada, o doce de leite, a margarina ou mesmo ao natural, vindo direto da embalagem para o meu consumo imediato.

Mas, claro, há quem contrarie este consumidor que vos fala (cada cabeça, uma sentença), como no texto abaixo:

E O FAMOSO PANETTONE?

Ele continua firme e forte, segundo a Abicab! "Hoje, podemos dizer que este produto fixou sua imagem e já caiu no gosto do público consumidor, tanto que nos últimos anos as vendas vêm crescendo proporcionalmente acima do tradicional", comemorou João Diogo, vice-presidente de Eventos e Promoção do Sicab - Sindicato das Indústrias de Cacau, Chocolates, Balas e Derivados e presidente da Cepam/Village.
Atualmente, o mercado de panettones está dividido da seguinte maneira: 60% com frutas e 40% com chocolate, alcançando a posição de 44 mil toneladas entre os industrializados, sendo a venda mais centralizada no Estado de São Paulo (capital e interior).
Perante este crescimento, os comerciantes estão inovando cada vez mais para sempre oferecer qualidade e variações a seus clientes.

Fonte:http://www.catho.com.br/estilorh/index.phtml?combo_ed=133&secao=235

E os outros "tipos de panettone"??? Abafa, né? 

Inversão de papéis? Não, inversão de opiniões mesmo... É o comércio mostrando suas faces ou facetas para tentar nos desagradar.

Acho que gosto se discute sim...

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Querendo saber de mais uma novidade "panettônica", visite este blog: PDV NEWS

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