quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

FOTOBLOG: AMIGO SECRETO...

por: Marcelo Moraes

Amigo Secreto

Estou em ritmo de final de ano mesmo, e as idéias para o blog têm vindo, principalmente, com este enfoque, então, lembrei-me de mais um assunto tão falado neste final de ano: o AMIGO SECRETO (ou AMIGO OCULTO).

É uma brincadeira que deve ser tão antiga quanto "andar para trás", mas acredito que todo humano (salvo algumas exceções) que passou por este mundo vivo deve ter participado de um, pelo menos uma vez na vida.

Para quem acha isso uma novidade (duvido um pouco) ou quiser relembrar, segue abaixo alguns nutrientes para os neurônios sobre este assunto (rendi-me à Wikipédia - a qual tenho muitas ressalvas a fazer - pois é de um assunto não tão comprometedor de se abordar, já que se trata de uma curiosidade, apenas):

AMIGO SECRETO...

Amigo secreto ou também Amigo oculto, é uma brincadeira tradicional das festas de fim de ano (Natal e Ano-Novo). É comum entre colegas de trabalho, de escolas, e de familiares.

Origem

Acredita-se que a brincadeira venha dos povos nórdicos. Porém, é também uma brincadeira de costumes e tradições de povos pagãos.

A brincadeira

A brincadeira ocorre da seguinte forma: Cada participante tira um papel com o nome de outro participante, e não deve contar a ninguém quem é. No dia da brincadeira, através de dicas, os outros tentam adivinhar, quem é. Quando isso ocorre, há troca de presentes. Quem recebe o presente é o próximo que dá as dicas, e assim sucessivamente (continua no site).

Participei de vários AMGOS SECRETOS desde a época de criança, na escola, até algumas variações entre amigos e familiares. Alguns mais animados, outros um pouco sem graça, uns com mais gente, outros com menos gente, mas nada me impedia de participar (achava um momento gostoso de se curtir).

Como fazia tempo (leia-se alguns anos) que não participava de um, no semestre passado resolvi fazer um para encerrar o curso de jardinagem que ministrei. Então, sugeri à turma (foto acima) um AMIGO SECRETO VERDE, onde, ao invés de presentes diversos, cada aluno montaria no dia um vaso com uma muda que ele próprio coletou (ou comprou), para entregá-lo ao seu amigo. A experiência deu super certo e foi muito interessante, pois cada um via o outro montando o vaso e não sabia se seria para ele ou para outro amigo.  No final, vieram as surpresas..rsss

Não sei se atualmente esta brincadeira está com o mesmo vigor de bons anos atrás, mas para quem tem um grupo de amigos ou familiares de grande valor, por menor que seja a quantidade de membros, vale a pena investir neste passatempo.

2 comentários:

  1. Amigo secreto é tudo de bom! Ainda mais se feito entre pessoas que gostamos de verdade, que temos noção do que dar pro Fulano ou Cicrano caso tiremos ele.

    É uam delícia!

    O Amigo Secreto Verde eu não conhecia, adorei a idéia!

    ResponderExcluir
  2. Má Sabia que tem um blog que todo ano faz amigo secreto? Eu sempre participo, é legal, www.amigocultovirtual.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO