quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

MOUSE E CONTROLE REMOTO - 1

por:

                     A VIDA ON_LINE      


Ler um livro e depois assistir ao filme de mesmo nome, já é comum. Ver um filme que depois vira um livro, também. E quando um filme não vira livro e não é um livro que se transforma em um filme, acharia comum, visto que, nos dias de hoje, mais tem refilmagens que criações originais?

Não deixando de lado nosso ambiente (ou seria mundo?) virtual, as telas dos cinemas ou das tevês, aos poucos, mergulham na misteriosa (ou seria enigmática?) rede de comunicações em suas tramas: a internet. Desde então, alguns filmes passaram a surgir timidamente, em forma de ação, romance ou ...terror! É uma nova ótica sobre a tecnologia que, querendo ou não, um cineasta não deixaria (e nem deveria) passar despercebida.

Há uns anos atrás, de um jeito mais manso ou bem açucarado, vimos MENSAGEM PARA VOCÊ, que envolve um relacionamento por meio de chat e e-mails. Um pouco mais tarde, A REDE, onde a sua trama é baseada em dados importantes em um disquete/ pendrive (que envolvia a REDE) e, do contrário do "docinho" anterior, é mais ação que jogo de amor. Daí em diante, a lista aumenta, pois já passa a ser habitual o uso da internet na maioria dos filmes. Porém, o que se viu até então, eram filmes que tinham a internet como um complemento da trama.

Mas quando a trama é a internet, o foco muda um pouco a temática do filme, e os momentos românticos ou de aventura passam a se transformar em fantasias, pesadelos e desejos sexuais.

(Parênteses )
Antes de pensar em ter um blog já tinha o hábito de procurar por novidades sobre a rede em nossas vidas. E desta forma, passei a investigar mais este assunto tanto em livros, quanto em filmes. Aí surgiram as surpresas. A minha lista não é extensa mas as indicações vão de encontro ao que procuro.(/Parênteses)

A Vida On_Line O primeiro filme da minha lista sugestiva para quem quer descobrir algo novo neste assunto é A Vida On_Line (do original On_Line)*. Este filme é o próprio título: trata do paralelo que fazemos com a vida on-line, ou o que a vida on-line faz em nossa vida offline. Tudo será uma questão de ponto de vista de quem o vê. Diferente de qualquer filme que está acostumado(a) com historinhas com começo, meio e fim, recheada de celebridades hollywwooddiannas (letras duplicadas propositalmente), não se iluda, é um filme no estilo alternativo (ou talvez independente), que retrata uma visão mais próxima de quem tem a internet mais do que o ar que respira. Acho válido conhecê-lo, pois muitos podem até se identificar com aquele desejo de estar sempre "conectado", mesmo não sendo com o mesmo intuito que é mostrado no filme (ou talvez seja, vai saber...rss). Mas, atento aos detalhes e às entrelinhas que vão escapando aos que ficarem "hipnotizados" com as cenas que estiverem vendo, perceba o quanto ela (internet) influencia nas atitudes dos seres da nossa espécie! Difícil descobrir quem é vilão na história: se o sexo ou a internet (ops, ou a webcam!). Como todo filme, bom ou ruim, tem um momento em que há uma reviravolta e as coisas mudam um pouquinho de como eram no início, podendo até te fazer pensar - "como este mundo é pequeno!" - por mais que a internet seja vasta. Temas como amizade, relacionamentos acabam se infiltrando neste espaço, levando-nos a crer que este canal de comunicação nos permite uma vida com amores e amizades também. Cada um de nós, pelo menos, já tem uma amizade virtual para comprovar que  isto é mesmo  possível, certo? E relacionamentos? Acredito que também (mesmo não dando certo).

Não sou de contar o filme, muito menos de deixar a sinopse; estragar surpresas não é comigo (detesto ter que assistir a um filme sabendo de boa parte dele, que foi contada por alguém). Deixar uma visão geral não interfere na opinião de cada um. Ou será que interfere? Na dúvida, vou prosseguir (salve, simpatia!) rss

Observações sobre o filme:

1. É um filme bonito?
R. Não, mas tem cenários simples, pois o alvo são as cenas INTERNAS.

2. Tem gente bonita?
R. Embora gosto seja relativo, para o meu, sim, mas nem tanto, já que na rede as pessoas se transformam em personagens.

3. Tem alguém conhecido lá?
R. Tem sim, um ator que faz Lost (ele é pai de um menino que aparecia com um cão labrador em uma das temporadas, sabe quem é? rsss).


4. Será que eu vou gostar?
R. Se procura ter uma opinião sobre um NOVO assunto, vai, se procura algum galã ou alguma DIVA para enfeitar seu fundo de tela, não.


5. É um filme inútil, então?
R. Neste caso, não posso responder por você. Assista-o e comente aqui depois, também quero saber!

Até o próximo postfilme, com uma dica mais "caliente" da Vida On_Line!

______________________
*Indicado para MAIORES DE 18 anos.

4 comentários:

  1. Fiz roteiro sobre internet para filmar um curta...acho q este ano coloco em prática. Depois envio pra você.

    www.olhaquemaneiro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Legal! Ficarei na espera, então!

    ResponderExcluir
  3. anotei sua dica e estou com o livro (que tbm tem o filme): entrevista com o vampiro pra ler, depois te digo se é tão bom qto o filme

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Como acho seu blog muito maneiro, tem um selo pra você lá no meu...passa lá.

    www.olhaquemaneiro.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO