sábado, 3 de janeiro de 2009

NOVO ACORDO tORTOGRÁFICO

por: Marcelo Moraes  
  

2009 já começa com a validação do novo acordo ortográfico da Nossa Língua Portuguesa. Não vou dizer aqui o que muda ou deixa de mudar, pois basta fazer uma busca em alguns blogs ou no Google que saberá das novidades. Mas para quem não sabe, nas bancas estão à venda uns livrinhos (ou cartilhas, que seja) com as novas mudanças. Algumas revistas, também, anexaram em suas edições de dezembro/ janeiro. Podem conferir também.

Eu não me incluo no grupo dos que apóiam (ou apoiam?) esta mudança, mas falar ou deixar de falar não vai adiantar, já sei disso, visto que a maioria das pessoas mal sabe falar e escrever o NOSSO PORTUGUÊS CORRETO, e agora com o boom do "miguxês", não sei em quê isso vai, mesmo, MUDAR! Mas como temos nosso direito de postar e comentar, eu não iria deixar de "hablar" também.

Sou a favor das novidades, mas daquilo que ACRESCENTA. No caso aqui em questão, vejo que não soma, diminui. Diminui nossos conhecimentos adquiridos (nos livros, nas escolas, na vida) e também, um vasto (e rico) conteúdo (ou conteudo?) impresso nos livros e nas palavras que já foram ou que são expressadas pelos educadores do nosso idioma.

Bem, querem universalizar/unificar/unifomizar ou seja lá que outro lindotermotecnicopedagogicamentecorreto querem colocar, tudo bem, MAS...vai mudar MESMO? Até o presente momento, NÃO (para quem não sabe usar, nada do que foi tirado vai atrapalhar mesmo), mas e para quem sabe? As regras não são difíceis (ou são dificeis?), mas uma coisa é certa: pelo menos para mim, deixa a sensação de que não sabemos mais escrever (ou...de que estamos escrevendo algo ERRADO que não está certo). Alguém está passando por isso também? Até em algumas postagens anteriores no blog eu ficava me perguntando (Uso ou não a nova regra? Aí na dúvida, indicava entre parênteses - "com trema" ou "sem trema"). Um sutil sinal de insegurança.

Tudo bem que já tivemos outras mudanças que vieram antes da minha geração surgir nesta Terra e todos sobreviveram bem a elas. Sobreviveremos também, óbvio, assim como foi a mudança para o Real, onde as pessoas faziam um "quiprocó" entre valores, conversões e regras. Brasileiro não lida muito bem com regras, esta é a verdade, ainda mais se nelas estão presentes letras ou números! Logo, são resistentes às mudanças. No meu caso, às perdas (um minuto de silêncio...) Opa, acho que é silencio! Vamos pular: um minuto sem barulho, pronto! kkkk

Entretanto, em meio a este novo acordo ortográfico da nossa Língua Portuguesa, poucos são os que falam da nossa língua virtual ou cibernética, não é? Tudo bem, podem até levantar bandeiras em programas de televisão (sempre metendo o pau na nossa comunicação virtual, claro - miguxês tá aí pra nos massacrar), mas não chegam a lugar nenhum com isso... Então, para não haver controvérsias, eis aqui um exemplo de "CONJUGAÇÃO VERBAL" (por mim implantada e só agora divulgada), que não implica perda ou ganho de trema, acento agudo ou hífen (não seria hifen? rss). Vamos ver? É "rapidin e ocê vai intendê direitin".    :-)

REDE SOCIAL 
Eu orkuto
Tu comentas
Ele deleta
Nós configuramos
Vós descobristes
Eles excluíram
IMAGENS
Eu scanneio
Tu photoshopa
Ele sacaneia
Nós rimos
Vós irritastes
Eles publicaram
   

MESSENGER
Eu conectei
Tu entraste
Ele bloqueou
Nós  skypamos
Vós descobristes
Eles sairam

BLOGOSFERA
Eu postei
Tu visitaste
Ele linkou
Nós comentamos
Vós respondestes
Eles seguiram


Construções de frases:

- Seu feed queimou? Ótimo, o meu também: estamos feedidos agora!

- Ainda não pingou? Então, pinga "ni mim" que eu vou gostar!

- "- Eu nem sei como te agradecer por isso. - Sabe, sim, me linka que tá bom." 

FELIZ 2009 A TODOS, COM MUITO CHURRASCO COM LINGUIÇA SEM TREMA E MUITO FILME COM PIPOCA DE MICRO-ONDAS!

8 comentários:

  1. kkkk...muito bom, adorei a ideia (sem acento, já aplicando as novas regras...rs).

    Abração!

    www.olhaquemaneiro.com.br

    ResponderExcluir
  2. eu acho tudo isso uma grande besteira que não irá ajudar em nada, ao contrário, só atrapalhar... Achei que entraria aqui e fosse ver o novo layout, ai vc viu rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Juliana, tudo tem o seu tempo, minha filha, "pera" mais um pouco...rsss

    ResponderExcluir
  4. Eu estou todo todo perdido todo to com essa mudança.

    ResponderExcluir
  5. Essa reforma vai causar transtorno por muito tempo.
    Vim retribuir sua visita e agradecer pelo comentário feito no meu blog.

    ResponderExcluir
  6. Aeeee olha eu aquiiiii que lindoooo que ficou seu layout Má... Muito sua cara, visual clean, tudo muito bem organizado, ameeei!!!!

    ResponderExcluir
  7. kkkkkkkkkkkkkkk...
    Show de bola!
    "Eu orkutei
    Tu photoshopou
    Ele deletou
    Nós skypamos
    Vós comentastes
    Eles publicaram..."

    Adorei o texto. Parabéns.rsrs

    ResponderExcluir
  8. Lia, obrigado, e seja bem-vinda!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO