domingo, 22 de fevereiro de 2009

Carnaval 2009

por Marcelo Moraes

 
 
Este é um período onde as pessoas dividem opiniões sobre o Carnaval. De um lado, temos quem goste, do outro, quem não goste. Dentre os que gostam, tem quem goste dos desfiles das escolas de samba, quem goste dos trios elétricos, dos carnavais de rua regionais, os bailes nos clubes, e quem goste de tudo um pouco. Quem não gosta, procura se distanciar disso tudo ou se inconformar em dividir seu desgosto com a farra/ barulheira/ bagunça o dia todo, na sua rua, bairro ou redondezas.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, os desfiles das escolas de samba trazem aquela sincronia de passos, gestos, batuques e alguém cantando uma música repetidas vezes que só quem é torcedor da escola que entende, caso contrário parece uma gritaria inacabável.

Não aprecio estes desfiles (embora sejam bonitos - esteticamente falando), porque as pessoas ficam se dedicando tanto, por tanto tempo, pagam e fazem sei lá mais o quê, pra ter que ficar depois, no desfile, se preocupando com tempo, cuidado com a fantasia, porque estão sendo julgadas para receberem notas pelo que fizeram em hora e meia de passos ensaiados. Sem contar os acidentes entre os participantes e carros alegóricos quebrando, explodindo, despencando... As celebridades sazonais, com corpos modelados a la Dr. Hollywood, como animais hibernantes saindo da hibernação. E os comentaristas dizendo que TUDO É LINDO, PERFEITO... E aquele sorriso constante para dizer que tudo está valendo a pena (não vou - e nem quero - duvidar).

Por outro lado, temos os carnavais de rua, que inclui Salvador, Olinda, Pernambuco e demais regiões do país, que valorizam a festa do povo. Neste caso, acredito que vale muito mais a participação, pois não se tem aquela preocupação de estar tudo coreografado para receber notas depois. Algumas criam regras para desfilarem, mas nada ao rigor das escolas de samba de SP e RJ. Enquanto não posso estar em Salvador, continuo acompanhando a transmissão pela Band, que a cada ano se mostra qualificada naquilo que se propõe. Este ano, a equipe de apresentadores, jornalistas e artistas para participarem da transmissão está de parabéns! Há uma união entre eles e aquela tranquilidade e prazer em estar fazendo parte da transmissão. Anos anteriores, muitos só faltavam falar que não aguentavam aquilo, que só estavam cumprindo com a obrigação. Tenho consciência e não tiro a razão deles, afinal, para estar lá tem que ter pique e, às vezes, nem sendo profissional é suficiente para encarar aquela agitação toda.

Agora, o que gosto de ver, também (para não perder a graça), são aquelas perguntas "inteligentes e originais" que os repórteres fazem aos foliões (de todas as emissoras): "E aí, você tá curtindo o carnaval?" "O que você tá achando do carnaval?" "Você esperava tudo isso do carnaval?" "O que que você acha que o carnaval este ano tem de especial?"
Em Salvador, quando entrevistam alguns Globais chega um momento em que o assunto acaba e eles ficam parados se olhando (falta assunto ou o contrato não permite falar mais??)...kkk

Não sei o que o povo da Rede TV está aprontando, mas o Pânico deve estar em casa com as "beldades" que surgem nesta época, naqueles bailes famosos...rssss.
 
Bem, acho que este post foi de mim para mim mesmo, porque todo mundo deve estar na folia da rua ou dos travesseiros numa hora dessas, salvo alguns que velejam pelo twitter, como eu. Mas se eu estiver enganado (e tiver alguém aí), pode dar uma conferida numas curiosidades sobre o carnaval no blog Circo da Notícia. Vale a leitura:

 

8 comentários:

  1. Não estou na folia, mas já curti bailes e festas da época sim! Estou aqui na net e curtindo o Oscar também :o)
    Eu gosto do Carnaval, gosto da animação, do clima, mas não do exagero!
    Gosto e respeito muito um bom samba e um belo desfile, é algo especial, marca de nossa cultura, marca do trabalho do nosso povo, enfim, creio que muitos, mesmo não gostando de samba, de carnaval, respeitam e até admiram o trabalho que as comunidades fazem para em fevereiro mostrar ao Brasil e ao mundo!
    Beijo
    Até

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo, ainda mais que os carnavais fora do eixo São Paulo-Rio estão crescendo cada vez mais. As pessoas estão aderindo mais às festas. O que lamento dos desfiles é justamente esta "cobrança" por pontuação, que depois muitos ficam decepcionados quando não ouvem o resultado que esperam. Já temos que cumprir com tantas regras durante o ano e quando é o momento de se descontrair, relaxar, gera uma certa "pressão". Mas quem é do ramo, tudo é válido. São gostos distintos. Assim como eu, que não estou em nenhuma festa, curto numa boa o sossego que me restou por aqui também...Ano que vem tem carnaval de novo, né, aí são outros planos...rss (EEEEu Tô na BAND! kkk)

    ResponderExcluir
  3. Olá Marcelo,

    O post foi para aqueles que não estão na folia como eu...rs...acho que minha época de curtir o carnaval já passou sabe, casado, hoje estou concentrados em outras coisas, mas acho super maneiro quem goste. Eu troquei o carnaval pelo oscar...rs. Gosto de ver aquelas entrevistas como você citou no post, são muito engraçadas...rs.

    Abraço!

    www.olhaquemaneio.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu não participo porque é uma confusão muita grande e muito cansativo, prefiro descansar, ler, ver filmes e blogar.
    Vim agradecer sua visita aos meus blogs, pelos comentários e pela força.
    Tenha um ótimo carnaval.

    ResponderExcluir
  5. Rapaz, se eu soubesse que tinhas um link do BAND Folia (via web), eu tinha vindo aqui, para ver tudo também via BAND pela internet também. Acabei vendo boa parte pelo TERRA, que era visinha, e BAND Folia, só pela TV. Eu tinha que aproveitar ao máximo a passagem de Netinho. Tentei cogitar o site, Axezeiro, mas no dia que queria fazer isso, houve atraso nos desfiles dos trios e Netinho saiu 2h após o previsto (no Bloco Beijo), e acabei desistindo de esperar vê-lo passar.

    Aquilo lá em Salvador não é para quem quer. É só para quem pode e tem fôlego e disposição.

    Agora, só ano que vem (se eu não tiver lá pessoalmente), pois Netinho e cia. não estarão mais na avenida a partir de amanhã, com excessão do desfile da ressaca.

    ResponderExcluir
  6. Guilherme, pois é, nem os "solitários" estão mais sozinhos nesta vida: na web ninguém fica às moscas! rss

    Catarino, eu que agradeço. Um abraço.

    Bruno, vi Netinho num pequeno trecho só e bem rápido pela tv; vi mais o geral do carnaval. Ano que vem, espero estar lá...rsss

    ResponderExcluir
  7. Não gosto de carnaval e menos ainda de saber que o governo doa todo ano milhões de reais do nosso dinheiro, sem nos perguntar se aprovamos, para as escolas de samba. Também não gosto que as TVs e seus jornais sejam dominados pelo carnaval, como se não acontecesse nada nesse período. Não gosto de abrir a TV e ver transmissões de pessoas pulando nas ruas de Recife, Salvador, Fortaleza ou Minas, não vejo graça em ver isso pela TV – quem não gosta de carnaval não tem opção na TV –, ainda bem que existem livros, cinema e música, por que me ver diante a TV vendo pessoas pular ao som de Axé é no mínimo uma tortura digna de Alcatraz. Pior do que isso somente estando lá ouvindo essa coisa pessoalmente.

    Quem quiser gostar fique à vontade, mas não me chame para ver, meu estômago é sensível.

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto. Mas prefiro rock and roll.
    O do Rio nem pensar! Carnaval prá gringo, acho.
    O bom é participar mas faz tempooo que isso não acontece. Em geral, descanso com a criançada e no máximo um mela- mela que eles adoram- eu nem tanto mas curto por eles que ficam extremamente felizes. Carnaval de bairro é bacana. Uma vez fui no"suvaco do Cristo",rsrs. Nãosei se gostei mais da criatividade do ome ou mesmo do carnaval.
    Cada nome bacana: Simpatia é quase amor. E não é que é mesmo????/
    Neste nuca fui. Acho que estou envelhecendo, é isso.
    Faz parte, fazer o quê?
    beijooo

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO