domingo, 15 de fevereiro de 2009

FOTOBLOG: Cartão Telefônico

por Marcelo Moraes

Imagem-1

Tem certas coisas que me chamam demais a atenção. O comportamento de algumas pessoas (ou seria de muitas?) ultrapassa a normalidade da adaptação. Já presenciei algumas vezes (e recentemente) gente fazendo pouco caso com a utilização das tecnologias passadas. Sim, tecnologias passadas (porém, não obsoletas!), quer um exemplo? Então, lá vem: cartão telefônico, já ouviu falar nele? Usou algum? Tem? Garanto que só de tocar no assunto vai ter gente rindo, achando que é piada. Pois é bem assim que as pessoas reagem ao falar daquilo que tanto contribuiu para o avanço da comunicação pública.

Foi-se o tempo das fichas telefônicas - nem precisava tocar no assunto. Ah, precisava sim, pois elas que eram as nossas "salvadoras da pátria" nas chamadas, via orelhão público. Ficávamos colecionando peso nas bolsas e carteiras, tentando retirá-las do orelhão assim que a ligação terminava, ou torcendo para que o aparelho estivesse cheio para não precisarmos utilizá-las. Filas para comprá-las, altura para poder encaixá-las logo acima do orelhão (dificuldade para uns, facilidade para outros). No caixa do supermercado, vinha o "carão" que não permitiu-lhe realizar aquela compra: na hora de pagar viu que no lugar de moedas, eram fichas telefônicas ocupando a vaga dos níqueis de valor! Fazendo chuva ou fazendo sol, lá ia um ser bípede procurar um objeto avermelhado fixado em alguma parede dum comércio ou dum poste nas ruas, envolto por aquela cápsula acústica em formato de "orelhão". O procurou para pedir ajuda, ter notícias de alguém ou noticiar a perda de um ente querido. E, lembrando que nem todos tinham telefone fixo tão facilmente assim como hoje. Isso já tem muitos anos, eu sei... Mas duvido que você nunca passou por isso ou que nunca ouviu alguém lhe contar de fatos assim.

Acontece que hoje já demos um largo salto na forma de nos comunicarmos. Claro que tudo foi se aperfeiçoando, melhorando (às vezes nem tanto, né? Procon não nos deixa mentir). Não temos motivos para deixarmos de usar nossos práticos e irresistíveis aparelhos móveis, mas será que usamos mesmo para a comunicação para a qual ele lhe cabe?

Hoje tem quem tire o sarro disso tudo e ainda ria da tua cara se estiver ligando de um orelhão, vendo o número na agenda do teu aparelho celular, e em pleno Shopping Center! Estou mentindo? Duvido também! Acontece, que com tanto conforto que nos é oferecido a cada piscada tecnológica, achamos que temos  SEMPRE que usá-la para mostrarmos (ou exibirmos?) que estamos "evoluídos", que temos "status" requintado, elevado! Aparelhos estes que foram feitos para se comunicar e não se esnobar, se vangloriar! E o que mais tenho notado também, é a utilização dos celulares mais para outros serviços do que realizar chamadas, propriamente ditas: para ouvir músicas, jogar, acessar a internet, fotografar, gravar... Fuçam o aparelho por completo e exploram-no ao máximo, gastam sua bateria e também, os créditos (nem todos assumem que usam pré-pago)! Aí, com a maior cara-de-pau, se recusam em utlizar um cartão num orelhão: fica mais fácil ligar a cobrar, ninguém vai saber que aquele celular "treisgê" não tem créditos reais! (Se soubesse o preço dum cartão telefônico, pouparia até a bateria do aparelho)

Cada um tem o direito de usar seus aparelhos da forma que bem quiser, mas...

Que tal se informar melhor para não correr o risco de soltar aquela risadinha infame? Você nunca saberá como será o seu dia de amanhã! Visite o link abaixo e veja quem pode acabar sendo "palhaço" nesta história toda. Um cartão telefônico está tão evoluído (para a função que lhe cabe) quanto um modelo de celular.

* A foto acima são dos cartões que utilizei, o que utilizo (ops, que fica na reserva) está na carteira (que está sempre comigo  mesmo estando vazia $$$ rss)!

6 comentários:

  1. Você me fez voltar no tempo...rs...me lembro que quando minha mãe comprou nossa primeira linha tefônica, que era da minha tia, foi um acontecimento na rua...rs. Eu tinha um macete com as fichas, furava e amarrava uma linha...rs...belo post, viva a tecnologia!

    www.olhaquemaneiro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um amigo que era MUITO viciado neste lance de colecionar cartões telefônicos.

    ***
    Obrigado pelo seu comentário e ponto de vista defendido na SEMANA ESPECIAL Charles Darwin no blog ProudBrasil.

    Realmente... os grupos religiosos defendem que a Teoria de Darwin é apenas uma teoria, sem comprovação. Mas e o Criacionismo? Que é uma teoria sem nenhum estudo evidência ou fato, a não ser a própria fé; Como fica?

    Fico feliz em ler comentários como o seu, de seres pensantes, no meu Blog.

    Esteja sempre convidado a voltar sempre.

    Abrss.

    ResponderExcluir
  3. Eu fazia uma coleção dessas que tinha várias imagens xD
    como surgiu os celulares e as linhas cada vez mais baratas, dificil eu usar um cartão telefonico.. mas como disse o cara de cima, Viva a tecnologia :D

    ResponderExcluir
  4. Marcelo, eu já colecionei cartões, depois sei lá por que , parei.

    Bom, este é um comentário de contagem regressiva para a coletiva O livro da Minha Vida. Espero vc amanhã.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcelo,
    Vim seguindo o Fio de Ariadne...
    Poxa! Eu adorava fichas telefônicas, sempre usava e também lembro das máquinas de jogos (fliperamas etc), que tinha que usar fichas para poder jogar :o) Bons tempos!
    Hoje o conforto da modernidade virou status para esnobar mesmo :o(
    Aproveito e faço-lhe um convite, venha conhecer o meu blog e saber sobre o Concurso Blog Por Excelência by £0KYTRPBOX.
    Beijo e parabéns pelo blog :o)
    Até...

    ResponderExcluir
  6. Guilherme, eu estou sempre voltando no tempo: máquina fotográfica, walkman, cartão telefônico...rsss Esta traquinagem tua da ficha eu não fazia (porque não sabia) kkkkk

    douglasfert, eu não fazia coleção, só guardava uns que me interessavam (como os da foto...rss).
    Pois é, este outro assunto é como a ciência: nunca vai deixar de existir! Obrigado e voltarei ao blog sim. Abraço.

    Ná Lima, eu sempre estou a favor da tecnologia também..rss Mas às vezes, ter que presenciar seres infames se passando por "supra-sumo", não dá! Chega a IRRITAR!! rsss

    Vanessa, já deixei meu recado no teu blog! Dizendo tudo Ok!

    CrazyAngel, obrigado pela visita. Nossa, e como estas fichas eram úteis (já tinha me esquecido do fliperama! kkkkkkk). Assim que vamos encontrando novos blogs, vindo de outros..rss Já estou passando por lá para marcar a minha presença! Obrigado.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO