quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Posso Comentar?

por Marcelo Moraes

 estrela

Este assunto eu abordaria mais adiante, mas tem coisas que nos chamam a atenção e o sinal de alerta dispara. Eu acho um absurdo quando você deixa um comentário em um blog e recebe uma resposta grotesca ou reportada de forma equivocada ou errônea. Isso me deixa dúvidas quanto à capacidade de discernimento de certos autores de blogs. Até onde eu sei, "estrelas" são corpos celestes que emitem luz própria e estão há bons anos-luz de nós. E por que que há seres deste planeta que insistem em achar que também tem este dom da emissão luminosa?
 
estrelasTem um blog de "sucesso"? Ótimo. E que tal fazer sucesso com educação? Dá trabalho, eu sei, mas enriquece e enobrece o espaço conquistado. Cada um que tem seu blog conhecido (ou reconhecido) quer, ou chegar num topo, ou perto dele, ou apenas ser bem quisto sem grandes "saltos nesta escalada". São opções de livre escolha de cada um. Não acho errado quem queira ficar numa cobertura, muito menos quem queira ficar como inquilino (são de andares diferentes que se constroi um edifícil). Sendo assim, uns mantém-se com maestria no posto conquistado, enquanto outros "encarnam" o momento "estrela" e passam a tratar seus leitores ou visitantes a anos-luz do respeito. 
 
caixa de cartas Eu não criei um blog para ser deixado às moscas, muito pelo contrário, para interagir com outras pessoas minhas ideias, pensamentos, enfim, e não para mim mesmo, senão eu escreveria um blog privado, certo? Dentre as diversas formas que temos de verificar visitantes, nada se compara a um comentário de alguém que, de certa forma, se faz presente para dar retorno ao assunto tratado. Comentário este, que pode ser a favor ou contra ao que você publicou ou opinou, afinal, seu público (ou visitante, ou seguidor, enfim ...) precisa se sentir num espaço que lhe dê abertura de estar marcando presença. E os comentários, além do retorno, promovem um novo debate e até lhe traz mais credibilidade ao que você publicou. Ele não está pagando para poder comentar no blogue e nem você está lhe oferecendo uma quantia para que ele comente. É um ato voluntário do visitante e recíproco a um desejo do autor. Se eu gosto do que li e quero acrescentar algo, eu comento sim.

Mas se recebeu um comentário que não lhe agradou, pré-julgar uma pessoa que mal conhece, é um convite para perder a minha visita (ou o meu comentário a priori). Me surpreendi ao visitar alguns blogues e ver casos assim.

Uns escolhem ser PALESTRANTES, outros escolhem ser BARRAQUEIROS...

diabinho e anjinhoEm minhas leituras e observações em blogs diversos (e de bons exemplos), encontro formas alternativas de dar um retorno ao visitante/ comentarista:
 
- Perguntando a sua dúvida da pergunta que foi deixada antes de respondê-la;
- Deixar claro que está respondendo da forma que entendeu a pergunta, se ficou com dúvidas: "Veja se eu entendi o que você quis dizer...";
- Quando não sabe, diz a verdade e dá alternativas para encontrar a resposta;
- Recebeu palavras desagradáveis, alguns publicam o comentário (que é moderado) e retribui com um "se não gostou daqui, não é obrigado a ficar" ou algo neste sentido;
- Se é visitante novo, dar as boas-vindas no próprio blog e/ou agradecer a visita no blog do comentarista (gentileza gera gentileza também).

limão Saindo do doce para o azedo, há aqueles que acham lindo a audiência do seu post virar uma novela mexicana (Só faltando a dublagem para caracterizar as cenas). 

Tudo o que venho pesquisando sobre blogues nestes  meses de "Abrazar La Vida", foi para aplicar serviços e formas de manter o "metabolismo" deste blog. E os resultados vão de encontro ao que são propostos. Por isso, quando posto algo que não é do gosto de quem comenta, é um sinal de que podemos nutrir comentários diversos (pois num outro post ele pode ter motivos para concordar), mostrando que há pontos em que há convergência e outros, divergências. Ninguém aqui é igual a ninguém, logo, não devemos pensar sempre da mesma maneira! Bom senso? Ética? Talvez, mas acredito que respeito conta  mais nestes casos também. Afinal, é um exercício, quanto mais praticamos, mais nos aprimoramos.

tiriricaAssim como os canais de tevê, temos diversos segmentos de blogs, então, ninguém quer passar por despercebido nesta imensidão da blogosfera, tampouco ser condecorado como "Rei da cofonice ou do ridículo". Queremos ser reconhecidos pelo que fazemos, certo?  Então, com a intenção de contribuir, remediar ou prevenir inconvenientes como estes que foram abordados, recomendo que baixe (e leia) esta cartilha da figura abaixo (bê-a-blog), disponibilizada pelo blosque.com, e visite uns endereços que servem de "anticorpos" aos maus exemplos que podemos nos deparar num blog alheio ou, quem sabe, no nosso próprio blog. Eles se encontram na lista "Blogs Fortificantes" deste espaço, na coluna ao lado.  É só uma sugestão de algo que é bastante útil para mim.

Clique na figura para baixar a cartilha.

 be_a_blog
Ser honesto com o que faz, não é vergonha alguma. E passar adiante o que se aprende, também não. Ninguém quer ficar num banco de reservas...Ou quer?
Banco de Reservas

Gostou? Não gostou?
DIGITAQUEEUTELEIO, então!

5 comentários:

  1. Ih, amigo...
    Tô ferrada...rs. Todos os pecados à respeito de blogs eu cometo. Acho que vou ter que estudar mesmo. Qualquer dia eu faço isso e posto um novo blog nos "trinques"..rs
    Por enquanto vou curtindo, passeando nos que eu gosto e postando o que me vem à cabeça. É só o primeiro blog...Fico felicíssima que apareça por lá mesmo assim. Valeu!
    Aos poucos vou aprendend, nem que seja por osmose, vai ver...rs
    Beijoooo

    ResponderExcluir
  2. Lia, todo mundo comete erros. O grande problema é quando encontramos pessoas que tem blogs esteticamente atraentes e ficam conhecidas por méritos que não são as palavras que ela nos dirige. Pois, se fosse, então eu, você, seríamos anormais nesta história...rss Como fui pré-julgado e não ofendido (outros foram), que cada um tome suas decisões. Eu saí de mansinho e converti tudo isso em post...rss

    Mas esta cartilha é tudo de bom! Já corrigi vááários erros que cometia no início. E ainda cometo, mas são tão sutis que poucos percebem ...rsss Estes cidadãos que se sentem "estrelas" deveriam ter uma cartilha destas também, né? rss
    Bj

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcelo!

    Amigo vim agradecer o recadinho que você deixou no meu blog avisando que estava mais ocupado agora, eu estava mesmo sentindo sua falta. Gosto muito de suas visitas e contribuições.
    Eu não sei o que aconteceu com você, mas estou muito chateada por você, não gostei que tenham te tratado mal.
    Adoro o contato com as pessoas que me visitam e procuro responder todos e visitar, seguir mesmo o blog da pessoa, gosto também de comentar.
    Baixei a apostila que você colocou aqui rs, tenho certeza que tenho muito a corrigir estou a pouco tempo com o blog.
    Grande beijo

    ResponderExcluir
  4. Oi, moço. Eu já passei pela situação de comentar em um blog e uma pessoa que nem era daquele blog mandar um e-mail no meu e-mail reclamando do meu comentário. Infelizmente, alguns, principalmente, na blogosfera, acham que hostilidade é sinônimo de inteligência. Ainda bem que há pessoas educadas. ABraço!

    ResponderExcluir
  5. Cristiane, são só pessoas que não sabem o que é Letramento, fazer o quê, o jeito é sair de perto...rss Um bj.

    Ruleandson, pois é, parece que é mais fácil cuidar da vida dos outros que da própria vida. Pior é que nem cuidam, só atrapalham, né? rss Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO