quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Só Criacionismo?

por Marcelo Moraes

  Casa de Darwin

KENT, GB (AFP) - Down House, a casa em Kent, sudeste de Londres, onde Charles Robert Darwin viveu com sua família durante 40 anos e onde pesquisou e escreveu sua obra mais controversa, reabre suas portas nesta sexta-feira para comemorar os 200 anos de seu nascimento.

Darwin se mudou para esta casa de três andares, em meio a uma campina inglesa, em 1842, e lá viveu até sua morte, em 1882, aos 73 anos ...continua aqui.

Desabafando...

Não quero dar créditos a religião alguma, tampouco levantar tabus. Mas toda vez que falam de Ciência, Evolução, Vida, a mídia adora lançar torpedos polêmicos aos que se dedicam em descobrir respostas às perguntas ainda não respondidas. A vida é bela, é surda, é muda, é barulhenta, é entediante, é sacana, é desagradável, é maravilhosa, é um porre, é um sacrifício, é um prazer, é um desgosto, é uma delícia, é um nojo...Em cada dia da nossa vida podemos classificá-la com qualidades distintas. Por que, então, classificar a ciência como pecado, imoral, infame, irreal?

Esta semana está sendo divulgado em vários veículos de comunicação o aniversário de Charles Darwin. A revista Veja, inclusive, tem como matéria de Capa desta semana. Ela descreve a "luta" de algumas igrejas/religiões em diversos pontos do planeta, para dar fim às ideias do vovô que nos deixou aquela grande lição, a de que "Só os mais aptos sobrevivem" (e não é verdade?), pois segundo elas, só um poder Divino está sobre tudo e todos, e que todas as evidências apontadas por ele não passam de um bla-bla-bla para denegrir a imagem de Deus. Desta forma, querem mudar o ensino de ciências das escolas, assim como todo o material didático atualmente existente. Algumas escolas já praticam esta "adaptação", ensinando o criacionismo e deixando o evolucionismo como segundo plano (quando não o extinguem dos livros). Estão criando livos e apostilas personalizadas e disseminando este vírus em algumas escolas.

Isso chega a ser revoltante e um grande desrespeito com o ensino e com os profissionais que, de direito, transmitem seus conhecimentos da área. Professores sendo "obrigados" (a favor do emprego, claro) a seguirem uma visão contrária àquela que ele acredita, tendo que jogar no lixo todo o seu empenho para conquistar seu diploma em Biologia. Empenho este que lhe fez conhecer que o valor da vida está em se descobrir cada vez mais aquilo que nos cerca ou aquilo que nos faz seres vivos! E quem disse que Deus não se inclui nisso? Onde está o bom senso em mostrar que a Ciência procura concretizar alguns pontos que a religião (que é sempre citada como "fé") deixa 'lacunas" com suas visões e que a mesma ainda instiga questões que a ciência também deixa "em aberto"?

Em todo o meu tempo de faculdade (para quem não sabe, sou biólogo) isso nunca foi problema, sempre abordou-se a existência dos dois pontos de vista (criacionismo e evolucionismo) e mais, compartilhei deste estudo com colegas de diversas crenças. Em momento algum isso gerou conflito de opiniões, pelo contrário, nos levou a crer, ainda mais, de que a ciência e a religião não caminham sozinhas! E fomos, também, orientados a tratar do tema de forma HONESTA e ÉTICA com nossos alunos. Sempre tratei deste assunto e sempre perpetuei esta clareza do tema (clareza sim). Se cada um quiser acreditar em apenas um ponto, aí é de cada um, agora, excluir um para só mostrar o outro, para onde estão indo nossos direitos de ir e vir e de opinar?


"Graças a Deus eu não leciono numa escola assim!"
(Só os mais aptos entenderão esta frase - e me entenderão também!)


Assim sendo, temos também cientistas que dividem opiniões com questões da própria ciência, mas nenhum deles abandona o ofício da pesquisa, da busca, da descoberta. Por que será? Muitos acreditam na fé e não abandonam a ciência. Por que será?

 

Queria eu poder contar aos meus alunos a sensação de estar visitando a casa do vovô Darwin, ao mesmo tempo em que relato seus passos e palavras a bordo do Beagle ...

 

5 comentários:

  1. Má, texto maravilhosoooo!!!!

    Li coisas ali q até então n tinha parado para pensar... e de fato, tb me pergunto pq alguns religiosos n conseguem conceber a ciência e vice-versa...

    Vamos analisar...rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. É um absurdo e desrespeito a ciência essa luta das religiões para colocar o poder divino acima de tudo. Parabéns pelo post. Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com você, Marcelo.

    No que diz respeito a controlar as pessoas, as igrejas não são diferentes da política de ditadura, elas querem o poder através da ignorância da população. Lembrando Saramago que certa vez, em um de seus artigos, falou sobre a escravidão do homem pelo homem, e lembrando também um dos meus poemas escrito há seis anos, o homem cria as coisas e se torna escravo delas: criou o carro e se tornou escravo dele, criou o computador e se tornou escravo dele, as máquinas todas e se tornou escravo delas, as religiões e se tornou escravo delas, criou deus (em minúsculo mesmo) e se tornou escravo dele.

    O pior de tudo é que aceitamos essas imposições, como essa de mudar os livros de biologia.

    Um grande abraço, Marcelo.

    William

    ResponderExcluir
  4. É um assunto bem delicado esse pq envolve religião, mas adianto que penso como vc, por sinal, acredito em Jesus, tenho minha fé, mas acredito que muita coisa que a Bíblia por exemplo diz é pura metáfora (não acredito por tbm que Jesus tenha nascido de uma virgem), bem como essa de que Deus criou o mundo em sete dias e bla bla bla, ora por favor... Complicado essas coisas pq o mundo tá cheio de cabeça dura hipócrita que me queimaria na fogueira só por ler isso....

    ResponderExcluir
  5. Sou grande admirador de Darwin. Concordo com seu texto e já presenciei, como você, tais fatos. E penso que somente com a diversidade é possível continuar a busca de pontos comuns, que possam contribuir para o entendimento do surgimento do homem na Terra.
    Na oportunidade, agradeço pelo Selo e digo que estou com um pouco de dificuldade de cumprir as regras colocadas. No entanto, logo poderei concluí-lo.
    Obrigado!
    Abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO