segunda-feira, 9 de março de 2009

Aparência, "desaparência" daqui!

por Marcelo Moraes


"Quem você pensa que é?"

"Você sabe com quem está falando?"


house-seringa
Estas frases, se você nunca disse na vida, pelo menos já ouviu alguém dizer ou mesmo dirigi-las a você, certo? Mesmo porque, seguindo a lei de Murphy que nos acompanha, se não estamos aturando pessoas negativas ao nosso redor temos que nos deparar com pessoas querendo transmitir aquele ar de superioridade, para compensar o nosso momento "ninguém merece!". Parece uma questão de realização pessoal (ou uma válvula de escape) "descontar" palavras arrogantes, frias e deselegantes a alguém que geralmente nem se conhece ou por se sentir contrarioado(a), desconta a ira desta maneira. Porém, o que ocorre também, e muitas vezes, são pessoas utilizando estas frases infelizes a pessoas que são julgadas por sua aparência ou pelo cargo que ocupa em sua profissão. Já presenciei e presencio muito isso, tanto nas ruas, quanto no trabalho e na própria família, afinal, parente também é serpente!

Querem muito passar a mensagem de um mundo melhor, cheio de PAZ (com a pombinha branca aparecendo, claro), então por que que um lixeiro, um gari, um carteiro, um motorista de ônibus, um agente da limpeza, um catador de rua, um segurança, um inspetor, um cantineiro, um pedreiro ou algum outro assalariado precisa ser tratado com este ar repugnante destas pessoas?  Por que, então, cobrar boas ações se ao ligar a tevê, o que mais se transmite nas novelas e programas é justamente este desrespeito a estas profissões que representam o leque de serviços úteis à nossa sociedade? Por quê? Por que que eu tenho que ouvir isso também? Por quê?

Não sei quantas vezes estive em festas e vi os donos do estabelecimento falando com os empregados como se fossem escravos, bichos selvagens, que são tratados com "chutes e pontapés" verbais. Cada um de nós, com certeza, tem exemplos diversos de situações assim, tanto voltadas a nós como também, a outros que conhecemos. É desagradável, é triste, pois nem todos tem a oportunidade de, por exemplo, ter uma escolaridade que lhe permita uma boa pronúncia com as palavras, de condições financeiras para ter uma vestimenta mais apresentável ao local que se tenha que frequentar ou uma postura mais lapidada frente a um grupo de pessoas que compartilham deste nicho de oportunidades. Repito, é triste!

Onde está o carinho, a gentileza, o famoso "a união faz a força!" no ambiente de trabalho ou fora dele? Quem é que, sendo tratado assim, consegue ter motivação para fazer bem o seu trabalho ou se relacionar com alguém? Mas peraí, outro dia eu estava reclamando de um vendedor de sorvete com meus amigos e agora estou aqui bancando o bom moço? Não, não estou bancando ninguém aqui, o que ocorre é que há pessoas que fazem pouco caso do seu trabalho e o encara desta forma a quem deve lhe prestar um bom atendimento. Aquele indivíduo não foi correto na sua função, por isso o critiquei. Não desrespeitei o cargo dele (tampouco seu salário, que já sabemos não é dos melhores). Mas como já disse isso outras vezes, só somos reconhecidos por algo quando nos dispomos a fazê-lo da melhor maneira possível. Assim sendo, você pode ser tão bom lixeiro quanto um renomado executivo, mas que destrata o seu empregado que está numa função menos favorecida que a dele, e na mesma empresa. Você destrata dele agora, mas dependerá dele depois. É um ciclo, onde um depende do serviço do outro, então, por que manter estas diferenças? 

Não importa o cargo ou a posição que se ocupa, o que importa é que temos que ser respeitados por aquilo que fazemos ou somos. Teremos diferenças em vários aspectos nesta vida, mas todos nós temos a mesma bomba cardíaca que pode parar a qualquer momento, estando qualquer um de nós numa poltrona confortável de um refrescante escritório ou fazendo a limpeza de rua após uma feira livre... E nestas horas, nem sendo um "Dr. House" daria para mudar este quadro!
 
______________
Gostou? Não gostou? Então, digitaqueeuteleio!

10 comentários:

  1. Certos comportamentos são lamentáveis, infelizmente há muitas pessoas que agem assim pois se acham superiores.
    Beijos e boa semana!
    Até...

    ResponderExcluir
  2. Num momento desnudado de inspiração
    Apuro sentidos desconhecidos nas janelas do mundo…
    Abro longas cortinas entreabertas da imaginação
    E sonho despertar, num sono em que não durmo

    Um resto de um bom dia
    Com muita inspiração…

    O abraço…

    -MANZAS-

    ResponderExcluir
  3. É, meu querido, infelizmente essas atitudes discriminatórias são bastante comuns. É difícil para muitas pessoas reconhecer que depende daquele menos favorecido financeiramente (ou socialmente) do que ele, afinal, ter dinheiro não é sinônimo de ter real boa educação.

    Um abraço!

    William

    ResponderExcluir
  4. Oi! Obrigada pela visita no meu blog...
    Se eu vou a um estabelecimento e vejo uma situação assim, ou pior, se o chefe xinga um funcionário na minha frente, eu xingo o chefe e não volto mais lá. Porque além de desrespeitoso com o funcionário, é constrangedor pro cliente.

    *Adoro o House.

    ResponderExcluir
  5. Má como diz a musica "o mundo está ao contrário e ninguém reparou", respeito tbm é uma coisa que hoje em dia está cada vez mais ausente, a gente ve isso até em pessoas que poderiam estar pregando o bem e o inves disso resolve por exemplo excomungar uma equipe de médicos!!!!

    Adorei o post e como na foto d House (que eu amoooooooooo)

    EVERYBODY LIES!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Marcelo! Aqui e ali tenho lido ótimos textos, encontrado ótimos blogs e o seu é mais um deles. Lido com situações que, não muito raramente, me expõem e fazem o dia ficar amargo por conta de gente insensível que deseja "vomitar suas raivas e frustrações" em cima de quem acham ser o responsável por elas e, parece muito justo quando ouço pra completar "sou eu que pago teu salário nos meus impostos", como se eu fosse isenta deles, oras! Essas e outras situações que você aborda no texto são deliberadamente "tristes" mesmo. A propósito, Dr.House é tudo de bom...sou fã desse seriado (talvez porque ele seja o oposto daquilo que vivencio diariamente). Bjins e até!

    ResponderExcluir
  7. CrazyAngel, o problema é que não temos como evitá-la, né? Elas estão sempre por perto. bj

    MANZAS, obrigado pelas palavras.

    William, concordo! Abraço.

    Armorel, às vezes podemos ter estas atitudes, mas tem outras que acabamos "engolindo" para não termos que encarar o olho da rua depois. Ironias da vida, né? Infelizmente. bj

    Juliana, e olha que temos um exemplo "fresquinho" para contar. Bem lembrado. Já fui lá "colher" o memeu meme... Obrigado Bj

    Jô, obrigado pelas palavras e seja bem-vinda. Só pelo teu comentário já dá pra saber que não importa a profissão que temos, ele se encaixa perfeitamente em cada uma. Pelo menos na situação em que estamos vivendo, é quase impossível alguém dizer que o trabalho que se tem é PER-FEI-TO (não conheço ninguém assim até o presente momento). Gostar do que faz é uma coisa, mas estar bem em todos os aspectos neste ambiente, é outra muito diferente e muito rara também. E acho que esta última é a que a maioria vivencia (gostar do que faz mas estando num ambiente pouco agradável). Concordo sobre o House e incluo isso em outros programas, este oposto e fora do nosso momento, me faz ter alguns momentos de paz (pelo menos de espírito)rss. Bj

    ResponderExcluir
  8. Sou funcionário público e por aqui dá para perceber, e muito bem, estas diferenças. Todos deveríamos ser tratados da mesma forma, mas não é bem o que acontece, já que, dependendo da pessoa, um quadrado chega a ser redondo.

    Isto deveria mudar? Sim, deveria. Vai mudar um dia? Sei não...

    Parabéns pelo post, abraços.

    ResponderExcluir
  9. Educação e gentileza, não importa o lugar, é o mínimo que se pede, não é?
    Beijos.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO