segunda-feira, 2 de março de 2009

Ser criança é pensar grande!

por Marcelo Moraes

 

Era Uma Vez...

Um Tio e um Sobrinho:
"-Tio, o que você vai ser quando crescer?" "- Mas eu não vou crescer mais." "- Não?" "- Não." "- Por que, tio?" "- Porque o tio já é adulto, como a mamãe, o papai, a vovó, o vovô..." "- Ah, então você já é um homem?" "- Já." "- Ah, 'itendi'..."

Muitos adultos tem dificuldades em encarar as dúvidas das crianças. O temor é quando elas perguntam sobre sexo. Em suas concepções, são só dúvidas, nem há ao menos alguma associação àquilo que nós, adultos, pensamos ou...fazemos! Dúvidas... Dentre tantas as curiosidades que as cercam. Num certo dia achei que fosse ficar na mesma situação, porém, como descrito no diálogo acima, uma simples resposta lhe garantiu a satisfação desejada. Meu sobrinho entendeu que este tio já é um adulto.
Bem, claro que que fiquei na expectativa de ouvir mais porquês de uma criança de 4, 5 anos de idade, então aguardava por mais algumas interrupções... Só que não vieram. Depois, ele me disse, passados alguns minutos, que ainda  é criança e que não queria crescer mais, que queria ficar "assim" (foi "assim" que ele me disse). Foi aquele diálogo com frases curtas e precisas, onde ele diz e não interroga, só conclui: "adulto não pode brincar, não tem graça" E o tio: "Ah, itendi".

Ele ficou entretido com seus papéis e lápis e eu organizando minhas tarefas do trabalho. Era um dia da semana ou final de semana e ele lá, sempre rabiscando alguma criação ou algo mais real que a nossa imaginação... Por quê?  Acompanhe a cena seguinte:

Passado cerca de vinte minutos após a última conversa, ele chega ao meu lado com um pedaço de papel e diz: "- Tio, é pra você". "- Quem é?" "- Eu desenhei você, tio" "- Ah, itendi..." "-Puxa, que legal, obrigado viu, o tio adorou!"

Imagem (2)

Isto não é uma fábula convencional mas tem Moral da História. Eu encontrei a minha, será que você conseguiria encontrar a sua?

 

Gostou? Não gostou? Então, DIGITAQUEEUTELEIO!
 

10 comentários:

  1. Essas crianças sempre nos surpreendem, tenho um primo de dois anos e alguns meses que vira e mexe solta uma pérola. E eles têm razão, ser adulto nem é tão legal assim, é mais como um mal necessário...

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Luciano, mas um dia crescemos... Porém, o que vejo de bom nisso tudo, é podermos ter sempre algo para se recordar. Para nós parece que passa rápido, mas quando lembramos, parece que o dia tinha mais que 24 horas! rss Abraço.

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkk...
    Meus filhos me fazem as mesmas perguntas...Engraçado que eu respondi igualzinho e eles tb. Não querem crescer, preferem ficar crianças- no que eles tem toda razão.
    Agora, o seu retrato feito por ele foi demais!rs
    Olha só o comprimento das suas pernas! Ele mal vê sua cabeça, pois vc é tão altooo prá ele...
    Nesta idade eles não desenham pescoço, mãos...rs
    Mas acho que desenham braços...
    Vai longe esse garoto. Ele foi sucinto, desenhou o que importava naquele momento: você, um adulto, um ser grandeeeeeeeee!rs
    Digitaqueeuvoutelendo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Lia, "eu si divirtu-me" com estas surpresas kkk E como eles levam a sério! Pior que nem sou tão grande assim; e falta pouco para ele me alcançar rsss Ai, os meus cabelos brancos que não me deixam negar kkkkk Bj

    ResponderExcluir
  5. Como deixou claro Saint-Exupéry, nós devemos conservar na vida adulta uma parte da criança que fomos, não devemos parar de brincar, sonhar ou imaginar por que "crescemos"; as obrigações surgem, é claro, mas sempre há espaço para brincar.

    Grande abraço, Marcelo.

    ResponderExcluir
  6. Sublimes versos escapam das almas dos poetas
    Viajando até ao fundo dos céus como balões …
    Suspensos ficam no tecto brilhando poesias inquietas
    Reflectindo olhos orvalhados em prados de emoções

    Dedicado a todos
    Os poetas e poetisas
    Deste mundo,
    Os que já adormeceram,
    E aos outros
    Que ainda nem sono têm...

    Bem hajam!

    Um resto de uma boa semana...

    O eterno abraço…

    -MANZAS-

    ResponderExcluir
  7. William, e o melhor de tudo é que criança não corre risco de extinção, né? kkk Mais um motivo de eternizarmos estes momentos.

    MANZAS, obrigado pelas palavras e seja bem-vindo! Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Crianças além de terem o coração puro são bem mais evoluídas que nosso tempo, aprendem tudo mais rapido e nos ensinam milhoes de coisas mais, vou votar no seu blog (post anterior) e aparece em casa, o senhor está sumido!!!

    ResponderExcluir
  9. Amo crianças, não foi à toa que enveredei pelos caminhos do magistério, apesar de não exercê-lo como profissão, exerço há muito o que aprendi com todos os pequenos que me cercam: filho,sobrinhos, priminhos...são anjos e que bom seria se pudéssemos mais aprender com eles nessas pequenas situações, cheias de ideias e questionamentos. Parabéns por este texto também. Bjins e até!

    ResponderExcluir
  10. Jô, não tem como NÃO APRENDER, né? É uma lição de vida que a vida nos aplicou. A criançada é um energético, um tônico para os lábios. Mas tem gente que duvida disso... Eu não tenho dúvidas. Bj

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO