segunda-feira, 18 de maio de 2009

Abrazar la Vida: últimas notícias - 2

por Marcelo Moraes

Banner ALV2 (2)

Depois de um tempo sem mexer em ferramentas para blog, nas últimas semanas o ALV passou por uma manutenção: algumas widgets adicionadas não estavam mais funcionando, embora visivelmente pareciam normais. Por isso, passei a fazer algumas alterações. Notei, também, que às vezes adicionamos coisas em nossos blogs e nem todos conhecem a sua utilidade. É a mesma situação de quando recebemos um visitante em nossa casa e não mostramos a ele onde fica o banheiro ou onde estão guardados os copos, na cozinha. Só depois que você os mostra, aí, sim, pode dizer: fique à vontade! ou sinta-se em casa! Pensando assim, darei nome aos bois que já se fazem presentes por aqui (cuidado com a interpretação desta frase! kkk).

Formulario Pro A começar pelo formulário de contato, o Formulário Pro, (que descobri que está fora do ar), mas que pouca gente o utilizou, quando estava ativo. Estes formulários são uma forma de entrar em contato com o autor, sem precisar deixar comentários nos posts com assuntos que se diferem do que se quer deixar. No lugar dele, adicionei um Mural de Recados, o qual apelidei de "Mural de Abrazos..." Fazia tempo que eu procurava por uma caixa de recados que fosse mais do meu agrado, e encontrei esta em um dos blogs alheio às minhas listas (Quem já tem um certo conhecimento em HTML, pode até alterar o tamanho da caixa, ajustando melhor na sidebar, como eu fiz). Clicando em "Enviar Mensagem" uma janela se abre para preencher os dados do recado. A , a Cristiane Marino e a Juliana já deixaram a sua visita por lá, mas tem espaço pra todo mundo, viu?  Contudo, tem um outro formulário na linkbar (lá em cima) para CONTATO, também.

Mesmo sabendo o que são e para quê servem, ainda não havia inserido nenhum deles por aqui. Me refiro ao Copyscape e ao Creative Commons. Nós sabemos que não há uma solução eficaz ao combate de plagiadores ou criaturas mal intencionadas fora da rede, imagina dentro dela! Então, adicionei estes dois serviços (inseridos no rodapé do blog), como uma forma de primeiros socorros, caso alguém se aventure em sequestrar as sombras dos meus textos, os quais não copiei de ninguém e disponho de muitas horas do meu precioso tempo para escrevê-los. Vendo que este tipo de atitude está tão rotineiro pela rede, ainda digo que é melhor termos "uma andorinha na mão do que duas voando" (frase pronta, porém, funcional)! Recomendo a quem ainda não os têm, que faça o mesmo: insira-o(s) em seus blogs, também.

A fim de tornar mais harmonioso o espaço da sidebar e reforçar a importância que eles têm, os selos recebidos (incluindo memes e blogagens coletivas) foram retirados. Uma página específica foi criada e um link SELOS foi inserido na linkbar para conferir, de forma organizada, todos os selos recebidos. Adotei este sistema que vi no blog do William Lial, mas outros blogs já apresentam esta opção, também. Fiz algumas alterações na apresentação, apenas: criei uma lista com os nomes de cada selo linkado com a postagem que foi divulgado.

A última adição por aqui foi o widget "Quem linkou?" que mostra todos os links recebidos de outros blogs. Em outras palavras, quem colocar o link do teu blog em seus textos, você saberá! Muito bacana isso, pois é super fácil e rápido de adicioná-lo.

Alguns cômodos da casa foram reorganizados também! :D
Por enquanto são estas as novidades (por enquanto!). É sempre bom estarmos atentos a tudo o que adicionamos em nossos blogs, pois vez ou outra ele também comete deslizes conosco e precisamos estar a par disso. Blogs que adicionamos em nossas listas também. Alguns acabam parando no tempo e não mais caminham, e deixar "água parada", já sabe, atrai "organismos" que não fazem bem à nossa "saúde". Na blogosfera também há um ciclo como na vida, mas diferente da real, neste ambiente virtual as coisas só caminham quando tomamos a feliz decisão de clicar no "adicionar" ou no "excluir".

Queria eu poder trocar de casa e de móveis com a mesma facilidade e liberdade que temos com os nossos blogs! Como seria bom!  #sonhomeu

___________________________________________________________________

rss_petit Gostou? Não gostou? Então, digitaqueeuteleio! 
Assine o nosso Feed RSS e receba as atualizações do blog.

12 comentários:

  1. Excelente gostei das dicas..eu que adoro ficar mudando a cara do blog sera legal..
    Espero não ser confundido com os "bois"rsrs
    abraços e otima semana

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, gostei da aba selos, prático para quem tem muitos e não quer que a sidebar fique quilométrica. As mudanças são sempr bem vindas não é mesmo. Agora, se aceita um conselho, NÃO utilize em seu blog uma ferramenta de comentários de terceiros, como eu usava, pois ela pode te deixar na mão, como me deixou, e aí você perde todos os seus preciosos comentários - como eu perdi. A do Blogger é muito mais confiável, não sei onde estava com a cabeça. Mas já que o leite derramou, só me resta chorar...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. @Olavo
    É legal fazer estas mudanças, mas aos poucos, nada radical. Assim, você pode ir ajustando tudo até ficar do nosso agrado. Viu como a frase dos bois é perigosa? kkkkk Um abraço.

    @Luciano
    Eu acho até necessário de vez em quando fazer mudanças (mesmo que sejam sutis), e quase que eu adiciono este sistema de comentários, pois já vinha comentando em alguns blogs e achei legal, porém...optei em não alterar por aqui. O maior cuidado que tenho antes de tudo é pra não perder nada...ô castigo cruel quando isso acontece! Vou seguir o teu conselho. Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo,

    Muito obrigado por comentar no meu último post.

    Mas sempre que possível, estarei por aqui lendo seus textos e fazendo comentários.

    Obrigado e sucesso para você.

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei muito interessada nesse veja quem te linkou, já tinha visto em outros blogs mas confesso que só aqui pude entender perfeitamente graças as suas explicações, vou dar uma olhada no meu google friend, aparentemente parece tudo normal, vou chegar pra ver se está normal mesmo rsrsrsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. @Valdeir
    Obrigado!

    @J.
    Viu só, este blog "né brinquedo não" rss

    ResponderExcluir
  7. Estou seguindo seu blog. Depois eu passo aqui com mais calma.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. É verdade, fazer mudanças é sempre muito bom. E eu sempre fiz muitas em minha vida. Talvez mais por força e circunstância da vida. Mas enfim... E depois sabe porque vc tem esse sonho bom de querer mudar móveis e tals....? O sonho é livre, espontâneo, não é forçado e o melhor de tudo, não se paga pra sonhar. Se um dia inventarem uma maneira de cobrar por nossos sonhos, especialmente por aqueles bons... pederemos também a condição de sonhar. Mas ainda bem, que pelos menos em nossos sonhos, ninguém pode interferir.
    Não é verdade?
    Abraço do Jason

    ResponderExcluir
  9. @Jason
    Com certeza, Jason, está aí uma garantia que é nossa: os sonhos. E tanto os virtuais quanto os reais, continuam sendo nossos e sob nosso total domínio (pelo menos o mental). Obrigado pela visita e seja bem-vindo!

    ResponderExcluir
  10. Marcelo, depois de ter lido tanto sobre o assunto plágio, e ainda o leio aqui e acolá, tenho me conscientizado cada vez mais que alguns recursos são necessários aos blogs sérios (estou procurando manter o meu na linha sempre que a ignorância digital não me acomete...kkkk!), dicas como estas que bem descreveu são importantíssimas. Já fiz propaganda de um blog que sigo num dos meus comentários de hoje, agora faço de outro (com carinho apenas! Nada para dar ou receber! Blog da Letícia e do David http://scriptusest.blogspot.com/ - lá abordam com fervor o assunto porque defendem os interesses da editora e seus escritores que precisam, amam e querem viver da literatura). Bjins pra ti! PS: espero que não se canse dessa maratona de comentários que pratiquei hoje(rs).

    ResponderExcluir
  11. @Jô
    Comente quando e quanto quiser! Por isso que o endereço deste blog é: digitaqueeuteleio! rss
    Este assunto de direitos autorais é bastante complicado, e mais parece uma série que se renova como se fosse temporadas, porque sempre tem algo mais a se descobrir a respeito. Vou visitar este endereço que me recomendou. Volte sempre! bj

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO