quinta-feira, 21 de maio de 2009

Quanto tempo eu tenho?

por Marcelo Moraes
De Volta Para o Futuro
Passado, presente ou futuro? Imagem: Adoro Cinema 

Tudo bem, você pode até dizer que está com pouco tempo, com falta de tempo ou sem tempo pra nada. Pode dizer, eu acredito, eu também estou. Mas o mesmo tempo que não tenho, o tenho também. E aí, que tempo é esse que me falta, ou que não me falta?


Tempo, tempo, tempo…


Falamos tanto dele, tentamos aproveitá-lo da melhor maneira, mas mal sabemos quem ele é! Ele ou ela? A Ciência explica (ou pelo menos tenta explicar), enquanto para nós nos interessa é utilizá-lo ao máximo dentro das vinte e quatro horas que o ser denominado homem determinou aos integrantes de sua comunidade, chamada Terra. Enquanto escrevo este texto, meu tempo está passando. Enquanto este tempo passa, ao mesmo tempo, divido-o com outras tarefas: sigo alguns plugados no twitter, ouço música no media player, converso no msn, faço visistas em outros blogs, e pesquiso no Google também. Como eu disse tempos atrás, enquanto o tempo passa eu divido-o com outras tarefas. Tempo que o relógio mostra, tempo que eu julgo ser tempo. Mas como que isso funciona? É possível dividirmos o tempo pra tudo?


Ô coisa difícil de administrar! Técnicas e mais técnicas são criadas e passadas para todos, mas e aí, quem tem tempo de aplicá-las? De que adianta reclamar da falta de tempo se neste exato momento está com tempo de se queixar dele? Afinal, o que é o “tempo” para você? Já parou para pensar ou não teve tempo de ter tempo pra isso?

Qual o valor do tempo?
(   ) numérico
(   ) simbólico
(   ) ou sentimental?

Qual a aplicação do tempo?
(    ) real
(    ) virtual
(    ) ou imaginária?


Qual a linguagem do tempo?
(    ) sonora
(    ) visual
(    ) olfativa
(    ) ou tátil?


Qual o sinal de “ordem” do tempo?
(    ) pressa
(    ) preguiça
(    ) constante
(    ) ou inconstante?

Cuidado com o seu tempo, ele pode te fazer deixar para amanhã o que você precisa fazer hoje! Ou pode te fazer querer para hoje o que poderá fazer amanhã! Coisas do tempo da história ou do tempo verbal? E o tempo da nossa imaginação, como se determina?

Parece uma constante regra matemática:
a) Divisão: meu tempo me permite realizar algumas ações determinadas com tempo previsto para finalizá-las.#disciplina #foco #responsabilidade

b) Multiplicação: minhas ações, a princípio, são poucas, mas com alguns “deslizes” pelo dia, no final dele, parecem que são muitas. Ex: entrar na net antes de voltar a fazer suas coisas “offline”. #perigo

c) Soma: meu tempo parece estar mais livre que ocupado; procuro, então, mais coisas para fazer. #disciplina #foco #lazer

d) Subtração: faço o possível para eliminar realizar minhas ações o mais rápido possível para o meu tempo de descanso, aumentar. OU…para realizar um outro compromisso. Ex: feriado, festa, encontros… #perigo #lazer

Ainda em tempo de dizer, manter-se ocupado para muitos é sempre estar fazendo alguma coisa para alguém (ou de alguém); para alguns, é fazer algo para si; e para poucos (será?) é NÃO FAZER NADA! É, tem gente que quer que o tempo seja para nada, ter nada para fazer é ter tempo na vida. Complicado, confuso? Se utilizadas as regras matemáticas, não. Pensando num ser que julga seu tempo bem aproveitado desta forma, vamos ao seu raciocínio: Dividiu o tempo para subtrair outros mais. O que sobrou, somou com o seu objetivo: fazer nada! Até para fazer nada o tempo precisa ser bem calculado. E por mais que pareça que o tempo seja curto, se é usufruido com prazer, torna-se tão longo quanto o dia, a noite e para você, que o conservará em sua memória por muitos e muitos anos. Em outras palavras, por muito tempo! Quantos curtos momentos de prazer nos recordamos até hoje? Pense: desde quando a sua memória habita o tempo? E o seu tempo, está sendo bem registrado em sua memória?
A imagem que ilustra este post me fez recordar de um canário que tive quando criança, cujo nome que lhe dei foi o mesmo do ator do filme: Marty (Mcfly)! Olha o que o tempo (e o Google) me fez lembrar… Mas, e aí, conseguiu responder às perguntas acima?

Me desculpa por eu ter que cortar o texto por aqui: é que o meu tempo acabou. Ou será que começou? Que horas são? Meia-noite e dez! Ah, então já não está mais tarde, agora está cedo, bem cedo. Então, está mais do que em tempo de dizer: um Bom Dia para você! Mas dependendo da hora que estiver lendo: boa tarde, ou boa noite! E até o próximo post!

Curiosidade: Tempo utilizado para eu contar quantas vezes a palavra tempo aparece desde o título até o final do post: 2’07’’ (tempo aproximado de relógio).
Utilizando o comando “Ctrl+F” do teclado no Windows Live Writer: 20 segundos.
Tempo estimado para você deixar um comentário por aqui: sem limite! :D
Nº de caracteres deste post: 4060 #desafio

de-volta-para-futuro01
_____________________________________________________________________________

image Gostou? Não gostou? Então,
digitaqueeuteleio! 
Assine o nosso Feed RSS e receba as atualizações do blog.

9 comentários:

  1. Boa tarde, Marcelo!!!
    Belo post.
    Acho que o tempo somos nós que fazemos. Sempre achamos um tempo para fazer o que queremos...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Dia teria que ter mais de 24 horas, pelo menos o meu ia ser bem melhor e ainda tô cheia de coisas pra fazer. Má escrevi um post no meu blog que acho interessante vc dar uma lida e quem sabe divulgar aqui tbm, Beijos

    www.shejulis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde Marcelo, o tempo é uma coisa estranha, apesar de ter sido "criado" (ou pelo menos definido) pelo homem, ele fugiu de seu controle e hoje domina sua vida. É impressionante como a cada dia tenho menos tempo para fazer o que gosto e menos tempo ainda para cumprir com minhas obrigações. O que faço então é aproveitar ao máximo, e da melhor forma possível, o pouco tempo que tenho.

    Abraços e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Marcelo é sempre com grande alegria que retorno para este importante espaço. Honrado e feliz. Quero agradecer sua amizade, atenção e gentileza. Muito obrigado! Parabenizo você pela harmonia e qualidade deste trabalho. Grande tema, ótima escolha, excelente texto, muito interessante, muito bom mesmo, uma preciosidade, belo visual, gostei. Valeu ter passado aqui. “Muitas vezes basta ser: colo que acolhe, braço que envolve, palavra que conforta, silêncio que respeita, alegria que contagia, lágrima que corre, olhar que acaricia, desejo que sacia, amor que promove. E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida. É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais, mas que seja intensa, verdadeira, pura enquanto durar. Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.” Cora Coralina. Encontrar-nos-emos sempre por aqui. Aguardo sua visita, passa lá! E volte sempre! Tenha um agradável e feliz fim de semana. Muita paz, brilho, proteção e sucesso. Tudo de bom, prosperidade... Fique com Deus. Forte e caloroso abraço.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  5. @Kellen
    Pois é, tanto que acabamos esticando um pouco ele para certas coisas quando não podemos...rsss

    @Julis
    Às vezes achamos que deve ser maior, às vezes menor...pra mim, continua complicado decidir isso..rss

    @Luciano
    Também sinto isso. Parece que a nossa idade é inversamente proporcional à duração do dia. Estranho...mas é assim que acaba parecendo mesmo!

    @Valdemir
    Grato pelo comentário. Estarei por lá também, com certeza. Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Marcelo estou aqui para cumprimentá-lo pela sua evolução no texto escrito. Você está de parabéns pela desenvoltura na escolha das palavras. Você tem futuro menino!!!!! rs......
    Um beijo
    Van

    ResponderExcluir
  7. @Vanessa
    Obrigado, senhorita, muito "agradicido" rss Beijo.

    ResponderExcluir
  8. Oie! Deu pra notar que hoje sobrou mais tempo que o normal pra comentar vários posts seus, né?kkkk! Já havia lido este aqui, mas, só agora comento: falando em filmes que abordam o tema "tempo", meu marido é fã de vários deles, inclusive, daqueles em que se viaja no tempo e no espaço também, assim, aprendi a apreciar o assunto um pouco mais, é muito bacana. Procuro organizar meu tempo, mas, nem sempre é viável, realmente, às vezes falta tempo e outras falta disposição pra ocupar o tempo que se tem. De qualquer modo, como você conclui bem, se se é feliz até fazendo nada no tempo livre, então, deixa o tempo voar, livre, leve e solto, né? E quem o segura?kkkk! Bjins e até!

    ResponderExcluir
  9. @Jô
    E vamo em frente que atrás vem gente! rss

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO