quinta-feira, 28 de maio de 2009

Você sente o teu blog?

por Marcelo Moraes

Ensaiando a
Netqueta


sem comentarios


Constrangimentos de todos os tipos podem ser evitados quando as pessoas que transitam pelo mundo virtual conhecem a Netqueta, um conjunto de regras que os internautas devem adotar ao trocar e-mails ou visitar salas de bate-papo, por exemplo. É importante que as pessoas mudem a concepção sobre o uso da internet para aprender a conviver no mundo virtual que está cada vez mais dentro do mundo real. Continue lendo…

Quantos de nós temos o hábito de ler blogs? Eu disse ler, de parar e ler toda a postagem, ver se concorda ou não, deixar um comentário ou simplesmente ver o que os outros comentaram? Eu leio muitos blogs, leio mesmo. Não escolho só um tipo de assunto, nem procuro aquela pessoinha mais bombada na blogosfera. A viagem virtual vai, aos poucos, me levando a este, a este, a este, a este, e a todos estes blogs das listas que criei aqui no Abrazar La Vida. E como tem blog! Mas, então, temos que ler tudo o que eles postam? Temos que comentar em todos e em tempo real? Não, claro que não. Óbvio que não. Leitura tem que ser prazerosa e não forçada, obrigada. Sinta-se obrigado em ler com vontade, com prazer. Sinta-se obrigado em chegar, ler e ter vontade de comentar. Sinta-se obrigado a querer voltar. Sinta primeiro, depois venha. Sinta primeiro, depois leia. Sinta que tem seguidores e que pode se tornar um também. Mas antes de tudo, sinta. Quando a nossa trajetória pela blogosfera começa, passamos por aquele momento de querer visitar e adicionar todos os blogs que aparecem na  nossa frente, pois você tem a impressão de que aquele blog é “bão”. Que você vai acompanhá-lo MESMO! Que o dono ou a dona dele vai vir nos visitar também, que vai comentar e sempre voltar. Enfim, são as expectativas de quem ainda é inexperiente no assunto. Com o tempo aprendi a incluir os blogs certos, ou a observar os que ainda não me fazem “sentir”. Do mesmo modo que temos competição entre as pessoas ao nosso redor no dia-a-dia, dentro da rede as coisas não se diferem muito.

Por aqui, pelo menos, não tive problemas com gente fraca, fria e lesada. Os poucos que apareceram foram porque escorregaram de algum blog em que viram o meu link e acharam que eu fosse alguma plataforma de divulgação e monetização. Não sei que raios de imagem eu passei a eles para pensarem isso (não sei MESMO), então eu RI (e muito!). Estas criaturas que deixam comentários que viram pérolas, na blogosfera passam a ser chamadas de salsas digitais. Mas por que escorregaram? Arrisco-me em dizer que estavam apelando por público. Oras, se uma criatura está fazendo algo desse tipo, que segurança iria me passar, implorando pra estar lá naquele blog, comentar naquele blog, divulgar aquele blog? “E, tp, vai lah nu meu blog, eu kriei um blog tmb fmz!!!!” “dps falah lah uq vc axa”... Aham...”falô mânu!, podexá q jah tô vazânu pra lah!” “uhuu!!!” Peraí, se você procura pessoas só para “provarem” ou “aprovarem” o teu blog, é melhor nem pensar em criar um! Se não tem segurança pra você do que está fazendo, então não está preparado para sentir. Sentir o teu próprio blog. Será que estou errado? Estou exagerando? Com toda a segurança, e no meu espaço, SINTO que não. Nunca fui em nenhum blog apelar para ser visitado, para ser divulgado, para ser “aprovado”. Vou porque quero e não porque “necessito”. E em muitos dos que vou, eu comento. Alguns só leio e outros, leio e comento. Comento sobre o assunto tratado no post. Sempre achei importante comentar, faço isso desde que o blog caminhava com um, dois leitores, apenas. Afinal, ninguém recebe avisos em seu blog dizendo “olha, tem mais um blogueiro na blogosfera para você visitá-lo. Ele tem os mesmos gostos que você, ou talvez o teu conteúdo possa ser de grande interesse para ele. O endereço dele é...”. Eu nunca recebi isso, você já? Portanto, somos nós, primeiramente, que temos que dar aquele passo inicial. E o ato de comentar, interpreto como frutos em maturação. Alguns, são colhidos e apreciados imediatamente; outros chegam verdes e precisam de um tempo para ficarem maduros, e alguns, já chegam passados. Mas, no final, todos são frutos. E se assim são, foi porque você, um dia, os plantou. E neste caso, só planta e colhe, quem sente.

Então, antes de se preocupar com número de visitantes, seguidores e afins, seja você por onde passar e, se desejar, comente! Mas, para isso valer a pena, veja se o teu blog te faz sentir.

* O sentir, aqui no texto, nada tem a ver com Chico Xavier ou Mãe Diná, tá?
** Esta ideia de falar sobre netqueta surgiu no blog da Elaine (o Profª Elaine), que de vez em quando posta algo a respeito. De tempos em tempos, postarei sobre isso também. Serve de alerta e de contribuição ao bem-estar na rede.

_____________________________________________________________________________
Gostou? Não gostou? Então, digitaqueeuteleio! 
Assine o nosso Feed RSS e receba as atualizações do blog.

20 comentários:

  1. Marcelo,
    Visito alguns blogs, às vezes comento, outras vezes não. Acho que comentar, é para quando vc tem algo a dizer sobre o assunto do post. Muitas vezes leio o post e não comento. Isso não quer dizer que não gostei, mas simplesmente porque não tenho nada para acrescentar a respeito.
    Quanto ao seu blog...Leio sempre e por muitas vezes comentei. Sinto o seu blog e assim a vontade de comentar é inevitável. Adoro o que vc escreve e o jeito que escreve.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. @Kellen,
    É isso aí, você entrou no espírito da netqueta. Comentar quando necessário, quando se tem a acrescentar. Por isso temos os leitores feed também, que muitas vezes gostam de ser só leitores. Obrigado pelo comentário, é recíproco também.

    ResponderExcluir
  3. Ei Marcelo! vc me fez lembrar uma doida, que me escreveu dizendo ter linkado meu blog no dela e dai virou "Gleen Close" hahahahaha começou a me cobrar horrores e fazia ameaças... tipo: Vc não comenta no meu blog, isso não se faz a uma "dama"... achei que vc fosse mais educado...?????? hann???
    hahahaha daí dias depois ela cumpriu a ameaça me "des-linkou" ... sofri tanto...
    Abraço

    ResponderExcluir
  4. @Robson
    Pois é, é o tipo de pessoa que só faz por "interesse" em se exibir. A gentileza passa longe, né? Acabou de deixar mais um exemplo de uma salsa...rss Obrigado por comentar. Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Muitas vezes eu recebo comentários que precisam ser decifrados pois são escritos em código. E quase sempre trazem a famosa frase: "Estou sempre por aqui e você nunca me visitou." Bem no estilo que o Robson aí disse.
    Daí é que eu não passo nem perto mesmo. E penso como você: pedir para ser provado ou aprovado realmente é muito besta.
    Em tempo: leio muito mais do que comento. Seu blog é um exemplo disso.
    Bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde!

    Cheguei e gostei deste maravilhoso espaço! Parabéns!
    Voltarei mais vezes sim.

    Tenha um excelente final de semana.

    Um grande abraço.

    Espero você lá no "Pelo Corredor da Escola"

    ResponderExcluir
  7. @Elaine
    Isso que as visitas são gratuitas e voluntárias! Imagina se não fossem! As salsas não correm risco de extinção (infelizmente).

    @Israel
    Obrigado pela visita e seja bem-vindo! Passarei para conhecer o teu espaço, pode deixar. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. Olá amigo Marcelo é sempre uma grande satisfação voltar aqui, registro minha gratidão por sua amizade, atenção e gentileza, obrigado mesmo de coração por sua visita e comentário, tudo isto nos fortalece e aproxima. A casa é nossa volte sempre. Saiba que admiro muito o seu trabalho. Realizado sempre com muita Inteligência e excelente qualidade, gostei do tema publicado, considero importante o texto, respeito todas as opiniões, mas quero registrar que fico muito feliz quando nos deixam um comentário, não me importando com o estilo, pois eu mesmo tenho um estilo pessoal para comentar, obrigado pelo espaço, meu reconhecimento e votos de muito sucesso e brilho.
    Quero compartilhar com você o poema abaixo do nosso imortal Vinícius de Moraes:
    “Certas palavras podem dizer muitas coisas;
    Certos olhares podem valer mais do que mil palavras;
    Certos momentos nos fazem esquecer que existe um mundo lá fora;
    Certos gestos, parecem sinais guiando-nos pelo caminho;
    Certos toques parecem estremecer todo nosso coração;
    Certos detalhes nos dão certeza de que existem pessoas especiais,
    Assim como você que deixarão belas lembranças para todo o sempre. Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.”
    Desejo um fim de semana repleto de alegrias extensivo aos familiares. Forte abraço, paz, luz, saúde, prosperidade e muitas bênçãos. Fique com Deus. Felicidades.
    Valdemir Reis

    ResponderExcluir
  9. @Valdemir
    Obrigado pelas palavras. O que mais evidenciamos é o abuso do "internetês" que torna a comunicação muito desagradável e fraca (sem conteúdo). Isso sim que é um problema, já a forma de se expressar é bem pessoal mesmo, pois uns gostam de ser mais breve, outros de debater o assunto. Aí sim, tudo é válido e bem-vindo.

    ResponderExcluir
  10. Marcelo, nestes últimos tempos muitos amigos blogueiros, da velha guarda, que começamos a blogar juntos, entre 8 a 10 anos, desanimaram e deixaram de blogar. Sabe porque? por causa da invasão de blogues após a propaganda de que se ganha dinheiro com blogues. Essa turma não monetiza blogue, não comenta compulsivamente, mas lê, analisa a blogosfera com olhar crítico. E estou assim observadora e crítica a bem tempo, até fiz uma postagem entitulada "A ditadura do comentário". Porque esse título? Nem todos nós temos tempo para comentar nos blogues que lemos e por uma intimidade ímpar, as vezes dizemos isso francamente, tipo "Sua postagem está ótima! Passei só pra deixar um beijuzinho" e daí se a pessoa não quis comentar a postagem? Tudo é relativo e quem somos nós para exigir um bom comentário ou mesmo disposição? E acho feio criar listas de links e ficar em "linkar" e "deslinkar", melhor não ter lista de links. E pra quê ter lista de links se temos agregadores de feeds. Tem muita coisa de fachada, nada a ver na blogosfera e bem, não vou ocupar o seu espaço. Posso dar uma sugestão de post? Você é leitor do Fio de Ariadne (Vanessa) e ela sugeriu que fizessem postagens escrevendo os motivos para blogar. Vê lá, acho que duas ou três postagens anteriores a atual. E de quebra saiba porque outros blogueiros blogam. Beijus

    ResponderExcluir
  11. Olá Marcelo,
    Gostei muito do seu blog, é do tipo que assino o feed na mesma hora. Dos poucos post que li, achei muito legal a forma de escrever e abordar os assuntos.
    Este texto me confirmou um pouco sobre o que escrevi no meu post, devo me preocupar primeiramente em sentir o meu blog pra depois fazer com que outras pessoas o sintam.
    Gostei muito também do post sobre tempo, já tem algum dias que tenho um rascunho para um post sobre esse tema. Faltou tempo, ou melhor, disciplina para organizar minhas tarefas de modo que tenha tempo disponível para escrevê-lo.
    PARABENS pelo blog, é realmente muito bom.

    Um forte abraço,
    Junior

    ResponderExcluir
  12. @Luma
    Concordo contigo e te entendi perfeitamente. Quem já tem a prática em blogar sabe como se portar. Antes de ter o blog eu lia muita coisa primeiro para evitar de cometer falhas. Evitar, pois para chegarmos num ponto de postura correta na rede, isso é um aprendizado que adquirimos com a prática mesmo. O que destaco (ou cutuco, depende do ponto de vista), são para aquelas pessoas que tratam a internet ou a blogosfera como uma sala de aula ou um grupinho de rua, achando que todos somos amigos e que todos se gostam. E estão nem aí para o bom senso e o respeito em estar num espaço, mesmo que virtual, alheio.

    Sobre comentários, foi como eu disse numa resposta anterior:"uns gostam de ser mais breves, outros de debater o assunto..." Sou um bom leitor de feeds também, mas ainda acho que ele se enquadra aos que tem mais prática com blogs, pois ainda é desconhecido por muita gente, por isso acho válido deixarmos links no blog(No meu caso, que é um blog de pequeno porte), como uma forma de orientação a quem ainda se adapta.

    Sobre o tempo para comentar ou não, já tinha compreendido, mas foi bom ter abordado, assim quem passar por aqui entenderá melhor a "ausência" de nossos comentários em alguns locais. Obrigado pelo completo comentário! Já deixei meu retorno no blog da Vanessa.Bj


    @JÚNIOR
    Obrigado e seja bem-vindo! Tem assuntos que cutucam a gente e só param quando viram post, né? Este do tempo foi um deles. Então, o jeito é postar o teu mesmo, senão ele vai ficar perdido no tempo. Mas que este assunto é complicado de se resolver, não tenho dúvidas (pra mim é uma luta constante...rss). Abraço.

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo belíssimo blog.
    Voltarei mais vezes a esse espaço maravilhoso!

    Tenha um ótimo domingo, fiquei muito feliz com sua visita e comentário.

    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  14. Gostei do que escreveu. Serviu para eu refletir, para corrigir e evitar possiveis erros, pois as vezes uma escorregada ou outra pode ocorrer.
    Abraço

    ResponderExcluir
  15. Marcelo,

    passei por muitos blogs até ter escolhido meus preferidos, aqueles que realmente leio, apesar de nem sempre ter a possibilidade de parar para comentar (leio entre uma tarefa e outra do meu trabalho), e creio que formei esta lista sem me preocupar com trocas de gentileza (linko quem não me linka sem problemas), leio quem não me lê. Não espero nada em troca. Se o post merece - e eu tenho tempo - comento. Não tem porque usar da rasgação de seda (com se vê muito no famigerado Twitter), se o blog é bom os leitores chegam - e ficam - naturalmente.

    Ah, comentei aqui com gosto, os ISS's podem esperar, rsrs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Olá Xará! Te vi como seguidor lá no meu blog e só hoje tive o prazer de conhecer o seu. Gostei do que li, gostei da maneria como escreve e concordo inteiramente. Precisamos mesmo de umas aulas de Netqueta!!! Enfim, virei freguês do seu blog tb. Abraço!

    ResponderExcluir
  17. Marcelo!

    Eu adoro ler seus posts e é como você disse, nem sempre da tempo de comentar mas, estamos ali sempre lendo os textos das pessoas que tem algum conteúdo a nos acrescentar, acho muito válido tocar no ponto que você tanto comenta que é "comente se você tem algo a acrescentar" tem textos que lemos mas, naquele momento não podemos acrescentar então melhor ficar em silência do que falar bobeira né? rs
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. @Israel
    Obrigado!

    @Roberto
    Os erros que cometemos fazem parte do nosso aprendizado por aqui. Aos poucos estou remediando ou evitando os que já cometi por aqui. Abraço.

    @Luciano
    Quando adiciono blogs em minhas listas não aviso ninguém, sempre adicionei por gostar mesmo, sem esta obrigação "já tá lá no meu, agora adiciona aí no teu também". Mas cada um tem uma forma de cuidar do seu blog, né? Eu peguei gosto por comentar, mas tem blogs que acabo sendo só leitor, ali mais tenho a receber do que acrescentar. Enquanto eu tiver tempo, comento, quando não tiver, continuo lendo. Abraço.

    @Marcelo
    Obrigado pelo comentário e seja-bem vindo!

    @Cristiane
    É mesmo! Tem blogs que tenho o hábito de comentar, mas tem vezes que a visita fica só na leitura por, justamente, não ter o que acrescentar num comentário, por mais que eu goste desta prática..rss Bj

    ResponderExcluir
  19. Marcelo, esse teu post é ALTAMENTE RECOMENDÁVEL! Tenho crescido e aprendido com meu blog assim (LENDO), aprendendo coisas que me façam SENTI-LO de verdade (dia desses li um post sobre o "slow blog", não recordo o título exatamente, faz parte de um manifesto e tal, no blog http://luzdeluma.blogspot.com/ - que acompanho), em que o assunto diz respeito a esse querer desenfreado de muitos em postar, postar e postar sem a preocupação com o conteúdo, com o feedback dos outros, almejando comentários em quantidade somente, também lá e em outros blogs (apoio as ideias e discussões acerca disso)outro assunto importantíssimo sobre o plágio. Sobre as salsas digitais (fico com pena: das salsinhas! Aquelas que adoro usar na cozinha para enfeitar e dar sabor e aroma aos meus pratos(kkkk!)pobrezinhas, levando essa fama!), falando sério, é triste, inclusive, ver tanta abreviação nas palavras, tanta gíria...aff! Concordo até certo ponto com a linguagem criada para facilitar conversas em chats e tal, mas, usá-la para tudo e com todos...ah!ninguém merece! Sem contar as ideias estapafúrdias que os tais "salsas" carregam consigo, hein! Haja! Bjins e até! (eu comento sempre que posso mesmo e quando gosto demais do post!)

    ResponderExcluir
  20. @Jô
    Nos preocupando com o bem-estar do nosso espaço já contribuimos bastante. E como é gostoso aprender visitando outros blogs também. E o bom do blog é que tudo fica arquivado: podemos comentar em qualquer post gravado em tempos passados, que sempre será bem-vindo.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO