domingo, 7 de junho de 2009

Quanto tempo eu tenho? 2

por Marcelo Moraes

PRESENTE, SIM. PASSADO, TAMBÉM!

Não viva do passado...” “Quem vive de passado é museu...” “O que passou, passou, é passado...” “O passado já passou...” “Não se lamente com as coisas do passado...” “Não se prenda ao passado...” Quantas vezes estas e tantas outras frases já foram ditas? Com certeza, muitas. Mas ao ouvir cada uma, não me deixo levar pela prática das frases prontas. Muitas vezes, as pessoas nos dizem sem ao menos compreender o seu contexto. Então, o que passou, passou, é passado? Só isso? O passado já passou? Nada mais? Não se lamente com as coisas do passado? Hã? Hã?? Qual o sentido de se ter almanaque dos anos”60, 70,80...”, coletâneas, antiquários? E estudar História, então?

Pensando assim, seria como se cada nova postagem que eu fizesse no blog, tivesse que deletar a anterior. Pra que ficar vendo o que já passou, não é? Pior ainda: arquivar tudo, ter posts relacionados, linkar posts antigos! É, estas frases acima não combinam comigo. Eu soo chato, eu sei. Ou eu sou chato? Será? Será que sou ou será que fui?

Gosto das músicas do passado, daquelas que me remetem a um pensamento poético e um pouco futuro; de rimas ou de versos “capengas”; de refrões ou de frases curtas, com começo, mas meio sem fim... Gosto do passado como verbo, como gesto, como memória; gosto do “foi bom”, do “me abraçou”, do “ê, saudade!”; gosto do sorriso presente no que me remete ao passado; gosto do que foi passado adiante; gosto porque é passado; gosto do que foi passado.

Passa tempo, passa, porque o passado não muda. Mudam as horas, que se repetem como as coisas do passado... Passado no tempo, passado no verbo, passado ‘na gente’... Este verbo que vai e que volta, verbo é coisa do passado... Se É, então não é passado...Verbo é coisa do presente e do futuro também... Mas verbo no passado também existe, mas ele É fixo, já o do presente, muda, e o do futuro, também...

Gosto de certas tradições e de manter as minhas coleções... Gosto de lembrar, e lembrar é passado, e passado pode ser bom ou ruim... Gosto de saber que no passado passei por coisas boas e ruins... O passado me mostrou o que vale e o que não vela a pena ter, querer, fazer, dizer, pensar, sentir... O passado me ensinou que há pessoas que nos faz e quer o mal, que pisam nas outras para conseguir o que querem, e que o que é “injusto”, exite... que temos que andar para frente, mas não se esquecer do caminho já traçado e dos passos dados... O passado me mostrou que podemos amar e ser amados, que podemos ter amigos e sermos amigos também... O passado me traz para o presente, me mostra que o progresso existe e que hoje será o ontem, de amanhã.

Exemplificando…

Se queimamos nossas mãos, as dores, segundos depois, serão do passado... mas as levaremos para o futuro, em forma de memória ou de marcas na pele. Toparias queimá-la novamente? (Lembra que foi você mesmo quem me disse: Não se lamente com as coisas do passado!)

O meu tempo passado me diz que não vale a pena realizar tal proeza.

Se pergunto a alguém: Quantos anos você tem? A resposta, sei, virá de imediato. Mas como você mesmo me disse para não me prender ao passado, porque, então, esta data de hoje é somada àquela de ontem? Por que não a desconsideras e consideras apenas a idade de hoje?

O meu tempo passado me diz que a cada ano vivido, mais um ensimamento é aprendido: envelhecemos, amadurecemos e temos responsabilidades.

Ah, a sua relação amorosa desandou? Está na fossa? Besteira: tudo o que viveu e sentiu com esta pessoa é passado, sentir é descartável, só jogar fora e pegar outro. (Você me disse que “O passado já passou” - o que é o amor então, né?)

O meu tempo passado me diz que amor é amor, não há medicação para exterminar tal sentimento, então, ele mesmo me receita ouvir aquela música do passado e me acolher naqueles versos mais que decorados, vividos, desejados, sentidos... O tempo presente me guiará depois.

Quem tanto gosta não está mais aqui? Você chora, reza e sente aquela dor toda vez que se depara com este fato em mente? São as marcas do passado que nos faz sentir no aqui, presente. Por que dizer, então, “Não se prenda ao passado”?

Meu tempo passado me diz: nem tudo o que vai, volta. Portanto, sinta o quanto precisar sentir; chore, o quanto precisar chorar, mas não se desfaça desta emoção, ela é tua, tem o seu valor e ninguém pode vir aqui pra lhe tirar.


Quanto ao futuro? Ah, deixe o tempo passar…

Passa, tempo, passa, porque o passado não muda...
Mudam as horas, que se repetem como as coisas do passado...
Passado no tempo, passado no verbo, passado ‘na gente’...


_____________________________________________________________________________
Gostou? Não gostou? Então, digitaqueeuteleio!  
Assine o nosso Feed RSS e receba as atualizações do blog.

9 comentários:

  1. Realmente estas frases tbém não servem para mim. Cada instante vivido e que deixou lembranças deve ser lembrado sim. Não são apagados da nossa memória. Afinal, fazem parte da nossa história, da nossa vida.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Agradeço pelas palavras deixadas no blog..
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Esse tema instiga... em alguns momentos causa até vertigem!

    ResponderExcluir
  4. Passei por aqui para conhecer o seu blog. Esta de parabens!

    ResponderExcluir
  5. O passado serve de marco, de experiência para que algo negativo ou algo ruim não venha a se repetir. O passado serve para aprendermos, para que entendemos o presente e possamos projetar um futuro igual ou de preferência melhor.
    O passado é parte do hoje, somos feitos de experiências e de lembranças e algumas delas valem a pena serem guardadas (...)
    E sempre pensei assim, não é por causa da minha formação. Gostei do post !
    Beijo
    Até...

    ResponderExcluir
  6. Nossa você ta nostálgico ou é impressão minha? juntando esse com o post anterior do pirulito... hehehehe!
    Marcelo, acho que o passado é um grande gerador de anticorpos viu?

    Ps: Ouço musicas do anos 80... todas hahahahaha

    ResponderExcluir
  7. @Kellen
    Concordo, mas há quem não pare de utilizá-las a todo o custo (ou pra desafiar a minha paciência...rss).

    @Olavo
    Estamos aí!

    @Cristian
    Pois é!

    @Jou Jou
    Obrigado e volte sempre!

    @crazyangel
    Concordo. Mas mesmo assim não faltam pessoas para recitarem aquelas frases incansavelmente.

    @Robson
    Este blog tem sempre um pouco de nostalgia. Desta vez foi coincidência duas postagens nostálgicas próximas, mas veja nos arquivos que sempre tem alguma postagem semelhante. É que no fim, eu sou um pouco assim...rss

    ResponderExcluir
  8. Marcelo, quanta verdade nessas palavras, quanta identificação contigo...também curto "nostalgias", também gosto das "lembranças", já fui e sou, serei? Nossas raízes estão presas ao passado, embora evoluamos, mudemos, fiquemos "moderninhos" e tudo, jamais seremos alguém sem um início (meio e fim também). O passado nos completa, não devemos descartá-lo, somente compreendê-lo no tempo e no espaço: estás certo, nem tudo o que fizemos naquela época, faríamos novamente hoje. A vida é feita dessa mutação constante. Quanto aos posts, concordo mais ainda com você...tanto que adoro ficar voltando posts antigos dos amigos blogueiros e descobrir coisas novas (que apesar de constarem "arquivadas", lá estão vivíssimas e presentes sempre, não?).Bjins pra ti!

    ResponderExcluir
  9. @Jô
    Comentei sobre isso em uma das respostas a um comentário teu aqui no blog..rss Eu faço muito isso quando vou deixar um comentário num blog que estou conhecendo: procuro, primeiro, algum post que me faça dizer algo para marcar a minha presença. E a gente descobre o quanto as pessoas se dedicam em fazer bem o seu post. Excluindo, claro, os que só fazem cópias de conteúdo alheio. É muito bom mexer nos arquivos...rss E concordo contigo!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO