terça-feira, 11 de agosto de 2009

A gripe é suína, mas o povo também? #Gripe A H1N1

 

por Marcelo Moraes

Terra: Onde todos somos um!

A fim de não postar um “mais do mesmo” sobre a gripe suína, e sabendo que o nosso espaço é um canal de comunicação (também), selecionei alguns endereços de órgãos oficiais para que todos tenham acesso às informações de maneira completa, sem a intromissão de pseudodoutores que criam textos e espalham pela internet, infectando nossos e-mails com diversas “soluções” sobre esta doença e este vírus, que mais confundem que esclarecem as pessoas entre mitos e verdades. Dentre estes e-mails, alguns eram de fontes verídicas, enquanto outras, do além neném... E como doença não é conversa pra boi dormir, as informações não podem ser passadas como se fosse um jogo de “passa anel”. Mas bem antes deste boom acontecer, eu já havia postado que isso não era uma brincadeira e que uma simples estrutura microscópica é capaz de ser mais poderosa que nós, como resposta à fala lamentável do nosso presidente LuLis Lulinácio Lula da Silva!

Abrazar la vida: O vírus pode ser mai voluntário que você! #gripesuína

Dito e feito: você já viu, ouviu, vê e ouve todos os dias as estatísticas de casos e de vítimas fatais sobre a doença. E o que mais se propaga (além dela) é de que a informação é a nossa atual aliada à sua prevenção, ou pelo menos, diminuição de contágio. Dificilmente, hoje, há alguém que não saiba quais os principais cuidados que devemos tomar no nosso dia-a-dia para nos prevenirmos, porém, o que se nota - praticamente na maioria dos lugares - é que as pessoas não estão praticando o que tanto ouvem ou veem:

-  Espirram e tossem sem se proteger (e nos proteger) com as mãos e ainda se limpam com as mesmas e depois nas roupas (idosos, principalmente);
-  Ausência de lenços de papel;
-  Ausência de higienização das mãos;
- Não abrir janelas dos coletivos durante as viagens, em qualquer hora do dia.

E quando vão falar sobre o assunto com alguém, enchem a boca para atacar as medidas utilizadas pelo governo*, que nos informa:
- Não entrar em pânico;
- Está tudo sob controle;
- Estamos preparados para enfrentar esta doença;
Vou tirar a razão de alguém? Não, de forma alguma, e quem sou eu para fazer isso (!?), mas quando se diz que a informação é a arma do negócio, a compreensão da mesma também, por isso, uma ressalva:

O “não entrar em pânico” e o “sob controle” refere-se que atualmente os países estão mais preparados para enfrentar epidemias/ pandemias que há anos atrás, como em outras já ocorridas neste mesmo planeta chamado Terra. Aí, entra o avanço da ciência, da tecnologia. Enquanto a população está nas filas e em busca de uma solução aos seus sintomas, laboratórios (e seres humanos) trabalham a todo vapor para pôr em prática estes anos de avanço no combate às doenças de grande impacto.


Tocou o sinal de alarme!

Agora é hora de unirmos nossas forças (e medidas) para darmos o nosso retorno a todo este trabalho, também, que ainda tem muito o que nos oferecer. Tudo o que passamos até o momento, é só o começo! Durante este tempo, alguns companheiros do blog e twitter tiveram seus casos relatados ou vivenciados com conhecidos, também, mostrando que cada vez mais os casos vão se aproximando de nossas cidades, bairros, ruas e...casas! E nesta aproximação, além da facilidade do próprio vírus de se multiplicar, está O NOVO, o DESCONHECIDO, para nós e para a ciência, oras! Ninguém deseja estudar uma doença para que ela aconteça e cresça ainda mais! E como toda “guerra” há de ter mortos e feridos, como prova da existência e força desse “desconhecido”. Antes ninguém sabia o que era a gripe suína, hoje já querem, a todo o custo, comprar o Tamiflu!

Paro por aqui, pois o restante seria o “mais do mesmo” que já se veicula em todo canto. Mas as coisas caminham lentamente mesmo, e não é como pedir um “prato” ao garçon e esperar por ele alguns minutos (ou horas), agora é O Mundo querendo MAIS DO MESMO, ao mesmo tempo: a cura, o sossego, o fim… Enfim, a solução.
 
Mas ainda está com dúvidas? Então, visitaqueeuteagradeço!
 
 
 Centro de Vigilância Epidemiológica de São Paulo (CVE)
Saiba mais sobre a Gripe Suína
Para adicionar este banner em seu blog, clique aqui
 
 

Administração Regional de Saúde do Algarve - Portugal

Mais detalhes sobre a Gripe A (H1N1) - Portugal

Portal da Saúde

Materiais sobre a Gripe A(H1N1)
*O foco do post é falar sobre a doença, e não da situação do sistema de saúde  daqui. Isso já seria oooooooooutra história! :s
UPDATE EM 14/8/2009 (via @julianasardinha)
_____________________________________________________________________________
Gostou? Não gostou? Então, digitaqueeuteleio! 
Assine o nosso Feed RSS e receba as atualizações do blog.

8 comentários:

  1. Marcelo

    Apreciei a sua exposição. De facto, informação é vital.

    Abraço

    António

    ResponderExcluir
  2. Marcelo,

    Creio que todo mundo tem de fazer sua parte e cuidar de si, pois fazendo isso, automaticamente, estará cuidando dos outros. A gripe suína é uma realidade indesejável, porém bastante presente, já tendo inclusive chegado - e feito vítimas - na minha região.

    Aqui onde trabalho cada setor ganhou um vidro com álcool para desinfetar às mãos após cada atendimento, trocaram copos e xícaras de vidro por descartáveis, e fomos instruídos - pasme - a não ter qualquer tipo de contato físico com pessoas "de fora". Não acho que será a solução de todo o problema, mas creio que medidas como estas podem retardar a evolução do mesmo.

    Que assim seja.

    ResponderExcluir
  3. Na Inglaterra, depois de experimentarem a droga como medida preventiva, o tamiflu foi proibido em crianças, sendo seu uso indicado, somente em casos comprovados da gripe A. O remédio, a princípio, causava alucinações e desordem mental, agora sabem que esta droga danifica o sistema nervoso central. E brasileirinho está tomando como se fosse 'melhoral'. Beijus

    ResponderExcluir
  4. Marcelo,gostei muito do post esclarecedor.Obrigado.
    Estou com um blog novo: http://aquiagorasempre.blogs.sapo.pt/
    Vou alterar nos dois,por agora.Me adicione na sua lista.obrigado e um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi Marcelo!
    Excelente post e "mais do mesmo" deve ser muito bem-vindo em situações assim. Conscientizar uma população é algo complicado: mudar hábitos e vícios, rotinas e "pensamentos arraigados" dá um belo de um trabalho, mas, com jeitinho (brasileiro - :D) a gente chega lá, se Deus quiser! Deparo-me com os excessos muitas vezes: uns espirram e se desesperam, outros estão totalmente dispneicos e febris aguardando melhora sem uma consulta médica...tem gente achando bacana ficar doente para pegar uma semaninha de atestado (e isolar-se que é bom, nada!), as aulas foram suspensas, porém, tem muita gente frequentando shoppings, supermercados e o comércio em geral, sobretudo, SEM OS CUIDADOS BÁSICOS DE HIGIENE que você bem enfatizou. Cada doido com sua mania, vá entender! O fato é que o assunto não pode ser abafado nem minimizado (ah! morreram poucos comparando com outros países! E daí? Os cuidados devem continuar e redobrados, não quero chorar com alguém próximo a mim sendo vítima e número nessa estatística...),e embora pareça maçante "água mole em pedra dura..." acho que cabe no contexto, né? Bjins e até!

    ResponderExcluir
  6. Em virtude da localização geográfica - próximos da Argentina, um dos países sul americanos com maior número de pessoas infectadas e, além disso, "tangidos" por um inverno rigoroso que nos coloca dentro de casa, com portas e janelas fechadas para evitar o vento frrrriiiio, nós, gaúchos, estamos vendo, diariamente, a doença afetar pessoas muito próximas, estamos, em razão da situação geográfica, mais propensos ao vírus e, como vc afirma, as pessoas parecem não se dar conta, em especial, os adolescentes: cinema, balada etc e tal.
    Concordo com vc, a informação e a prevenção ainda são o melhor remédio, mas não me digam que a situação está sob controle, porque, definitivamente, não está. O próprio secretárioi estadual de saúde admitiu que o ico de tranmissão acontecerá na próxima semana e que, apesar dos esforços, eles lidam com as duas gripes - sazonal e suína - o que "abarrota" postos de saúde e emergências de hospitais. E disse mais: a gripe suína já "bateu" a gripe sazonal, colocando-se um agravante: jovens estão morrendo, pessoas teoricamente saudáveis...
    Desculpe, mas, cada vez mais, me indigno como as coisas andam neste país, assim, tudo que escrevo vira desabafo.
    abçs e bom resto de semana :)

    ResponderExcluir
  7. Acho que o que está faltando é cada um fazer a sua parte e isso implica em coisas simples, questões de higiene e educação que todo mundo deveria ter independente de ter uma pandemia ou não. Por exemplo: lavar sempre as mãos, ao tossir e espirrar proteger com as mãos para não fazer isso na cara de quem está do lado, alimentação saudável, são coisas simples, que TODO mundo deveria fazer, mas.... infelizmente não é assim!

    ResponderExcluir
  8. @António
    Obrigado! Abraço.

    @Luciano
    E põe indesejável nisso! Tudo é muito estranho, mas como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar. E vamos continuar na torcida para que termine bem.

    @Luma
    Nem me fale! Brasileiro adora distorcer os fatos e as falas! Sem contar que tem países onde o vírus já criou resistência ao Tamiflu!

    @James
    Obrigado e já anotei o recado...rss

    @Jô
    Cabe sim, e como! É muito difícil fazer o povo entender o que é certo. Qualquer forma de educação por aqui, ou é banalizada, ou mal compreendida. E, na dúvida, todos se desesperam e partem para os extremos, como falou.


    @Elaine
    O objetivo do post é justamente distinguir o significado destas frases, para entender que se relaciona com o avanço da tecnologia e da ciência, e não que estamos prontos, prevenidos e remediados, que é o que o povo tem entendido quando ouvem na mídia. Doenças infecciosas são como bolas de neve: não param de crescer. Agora, ver pessoas se queixando e tossindo ou espirrando sem qualquer precaução, nos dá motivos para aumentar ainda mais a nossa revolta ou preocupação. E pode desabafar, pois aqui você digitaqueeuteleio! rsss

    @Julis
    Infelizmente, também, não sabemos até quando e em que condições tudo isso vai se resolver! Nos resta fazermos a nossa parte.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO