domingo, 30 de agosto de 2009

No diário de um comentarista*...

por Marcelo Moraes

PROCURANDO UM BLOG

Abrazar la Vida indica: siga em frente, o Dicas Blogger é logo ali! 
Você já disse para si mesmo “Quero ter um blog que nem o dele...” quando, vez ou outra passa por aqui ou em outros blogs? Acha que este blog é “profissional” só por ter isso ou aquilo e não sabe como chegar lá também? Fica se perguntando: “Como ele consegue fazer tudo isso e eu não”? Onde eu acho estas coisas? “Tem no Google”? Acha que o teu blog é pobrinho e não entende como eu cheguei até aqui com este blog e sem gastar nenhum tostão? Então, deguste uma valiosa dica: leia este post até o fim!


Calma, não se desespere e nem se intimide, pois se levamos nove meses para chegarmos a este mundo, ter pressa para fazer tudo o que deseja, aqui na rede, é gastar energia a toa. A toda hora, minuto, segundo (e frações dele), um turbilhão de coisas vão surgindo por aqui, tanto para nutrir nosso cérebro como para nada acrescentá-lo (o famoso “mais do mesmo”, meu termo predileto em alguns posts anteriores). Mas sabemos (e não é de hoje) que para atingirmos qualquer conquista temos que pôr a mão na massa (literalmente e mentalmente), ou seja, informar-se: que na internet chamamos de “buscar” ou “pesquisar”, certo?

O problema vai ser tentar lhe dizer como que eu comecei a entender disso tudo, pois nem eu me lembro qual foi a primeira palavra que busquei no Google para tentar fazer algo no meu blog que eu via em outros que eu começava a visitar. Foi assim: eu colocava a palavra na busca e esperava os resultados (novidade isso, né? Nossa! rss)... Como era um monte de endereços, de repente encontrei um e salvei nos favoritos. Este ficou como matriz (faz teeeempo isso), então eu ia tentando aplicar cada coisa que eu encontrava nele que eu queria adicionar no meu (quando ainda meu blog era só teste). Eu conseguia, sempre, e por isso que este blog se manteve nos favoritos. Maaaaas (tem o MAS!), neste mesmo blog havia uma lista com alguns endereços, e de repente… Bingo! Parecia que a minha busca estava naquele blog e não no Google: Eu encontrei o Dicas Blogger, que desde então não deixo de indicá-lo, tanto em posts do blog quanto em pedidos de ajuda de colegas ou amigos que me consultam. É uma propaganda tecla a tecla, que pode não levar muitos visitantes para o referido endereço, mas que me garante que valeu (ou vale) a visita por aqui. E o resultado disso é quando alguns destes visitantes tornam-se amigos, assinantes feed, comentaristas, e ainda o mais legal: quando vejo que em seus blogs há o link do Dicas Blogger OU a aplicação de algumas das diversas dicas dele que logo de cara você diz: “Ah, isto ele(a) pegou no Dicas blogger!” (e aceitou a minha sugestão) :D

Eis aí um trabalho voluntário no mundo digital!

Talvez o meu blog nem chegasse no seu primeiro ano de vida se não fosse, claro, pela dedicação que venho investindo nele, mas, principalmente, pelo empenho da Juliana em fazer do Dicas Blogger não um blog “mais do mesmo” na blogosfera no quesito metablogs, e sim um referencial para quem quer valorizar o seu espaço (independente do assunto tratado em seu blog). Tenho aqui, no Abrazar la Vida, rastros e mais rastros para exemplificar isso, e embora eu não o tenha criado para dar dicas a ninguém (se bem que às vezes isso acontece, é inevitável à minha pessoa...rss), consegui manter o foco deste blog, que mesmo não sendo um daqueles blogs feitos para “bombar”, sabe ser original, me traz prazer em tudo o que aprendo e aplico, me faz gostar do que faço (eu também sou leitor do meu blog!) e que vem evoluindo justamente porque continuo a seguir os passos traçados pela Juliana no seu Dicas Blogger.

Se dizem que gosto não se discute, acho que, para hoje, eu quebrei esta regra. :) 

Por isso, tenho dito: o Dicas Blogger é uma escola! #prontofaleidenovo

E já que estou falando de dicas, quer mais uma?

Clica no Dicas Blogger, djá!

E “continue a blogar, continue a blogar…”
Abrazar La Vida é leitor do Dicas Blogger: e continua a blogar!Abrazar la Vida é leitor do Dicas Blogger e continua a blogar! 

*O título deste post refere-se ao fato de que, desde que cheguei no Dicas Blogger, um dos primeiros aprendizados que obtive por lá foi de como deixar o meu primeiro comentário. Desde então, passei a comentar (não só lá mas em outros blogs) para não mais esquecer… Qualquer semelhança com a Dory será mera coincidência… ;D  
_____________________________________________________________________________
Gostou? Não gostou? Então, digitaqueeuteleio! 
Assine o nosso Feed RSS e receba as atualizações do blog.

9 comentários:

  1. Olá, Marcelo, tudo bem?

    Muitos também me perguntam como deixem meu blog com a cara que tem hoje.

    A primeira fonte da qual bebi foi do blog do "Usuário Compulsivo", depois de outros, incluindo, também, o "Dicas Blogger".

    Mas meu blog não seria nada se não fosse também o Google.

    Blog, de fato, exige dedicação. Não se trata apenas de elaborar textos, mas cuidar da aparência do layout.

    É justamente por isso que não costumo postar textos todos os dias. Invisto um pedacinho do meu dia em também cuidar do meu blog. Mas esse cuidado inclui ainda as configurações dele e as leituras e comentários de outros blogs que é fundamental também.

    Gostei do seu artigo. Sem rasgação de seda, digo-lhe que o blog como seu é o motivo que me faz gostar da blogosfera.

    Abraços e bom domingo.

    ResponderExcluir
  2. Tenho lido a Juliana a Nospheratt e o Alan Niemies e venho crescendo muito!

    Foi legal você ter dado a dica!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Marcelo,

    os chamados metablogs são de suma importância para quem está começando. Pessoalmente, gosto muito do Usuário Compulsivo, muito do que fiz nos templates do meu blog tirei de lá.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. te seguindo aqui..

    visitem ae http://blogmultitematico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá Marcelo, acho que estou logo atrás de você seguindo os passos traçados pela Juliana e sorte a nossa que a temos como um guia.

    Essa promoçao do DB me motivou ainda mais a blogar, e como você mesmo disse em seu texto: blogar não pra "bombar", mas pra aprender, ser original e principalmente por gostar.

    Abração Marcelo e parabéns pela classificação.

    ResponderExcluir
  6. Marcelo

    O blogue da Juliana é, de facto, notável. Também sou leitor dela, além de estar na minha lista de lonks.

    Vão surgindo outros também muito interessantes como o «Gerenciando Blog», do Adelson, destinados a um público mais iniciante, mas de grande utilidade.

    O seu blogue é muito bom.

    Abraço

    António

    ResponderExcluir
  7. Bem como ja te falei sou uma negação em HTML e lendo seu post me pergnto como meu blog sobreviveu a minha indolência hahahahaha
    Abração Marcelo

    ResponderExcluir
  8. @Valdeir
    Eu sempre fiz desta forma também, dividir entre postar e estudar sobre os assuntos para o blog e do blog. E obrigado por estar sempre presente por aqui. Abraço.

    @Nanda
    Você já está no caminho certo: com as melhores referências para se aprender a blogar!

    @Luciano
    Eu já usei dicas do Compulsivo também, mas no meu caso, a palavra que resume a preferência com o Dicas Blogger é Afinidade! A partir deste que comecei a conhecer outros endereços, que vez ou outra eu cito no blog. Abraço.

    @Lohan
    Obrigado e seja bem-vindo! Abraço.

    @Júnior
    Entendeu o espírito da coisa, né? rss Obrigado e parabéns pra nós, afinal, também esteve entre os citados, com um texto muito criativo e bem elaborado. Abraço.

    @António
    Depois do Dicas Blogger, passei a conhecer muitos outros, assim como este que apresentou no seu blog. Depois que a gente conhece, difícil não aplicar novas dicas, né? Obrigado. Abraço.

    @Robson
    Não se preocupe que nem tudo na vida ainda tem uma explicação kkkk Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Marcelo, você é irresistível! Com todo respeito, claro!kkkk! Digo porque eu sempre penso que vou ler teu post e deixar pra comentar numa próxima oportunidade (aquela pressinha danada, sabe?)e eis-me aqui já comentando! Amei essas imagens do Nemo, sou "fãzoca" desse desenho (e de outros mais, talvez influenciada belo meu baixinho? Ou já nasci com propensão a tal gosto? rs); o fato é que, realmente, tudo o que diz aí é muito a cara de quem começou a blogar faz pouco tempo (como eu! :D) e de quem tem curiosidade e vontade em mostrar o seu melhor, não é?
    Além disso, vivo "fuçando" aqui e ali (aqui mesmo no teu blog e no de outros amigos da blogosfera) aprendendo um tiquinho a cada dia com cada um deles. Obrigada sempre pelo estímulo, pois assim, eu "continuarei a blogar, blogar, blogar..."rs. Bjins e até mais!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO