quinta-feira, 15 de outubro de 2009

“É pra você, professor!” - Presentes para um futuro mais positivo.

 

por Marcelo Moraes

Blogagem coletiva "Professores do Brasil" do blog Ponderantes

Você pensa que o dia está acabado, que tudo está dando errado, não pensa em coisa boa para acontecer... É um dia comum, onde você reclama ou se conforma com o que está acontecendo... Acorda com vontade de ficar dormindo, sem aquela força motivadora que te faz sorrir ou rir, e então...

Você está em mais um dia de trabalho e um aluno vem, lhe dá um forte abraço e diz: “Sabe, você é um bom professor!” Surpresa? Susto? Ou uma revelação? Aquele gesto me veio com um pouco de cada coisa, pois era certeiro para mim.


E quem disse isso?
 
Um pequeno garoto, que assim como tantos outros tem seus problemas familiares e não deixa de demonstrar o respeito ou admiração por quem lhe dá atenção. E este pequeno garoto, com seus 6 anos de idade plantou uma semente junto a mim que me fez, desde então, ser responsável pela sua nutrição e proteção. Não dizem que amor com amor se paga? Pois bem, quem planta, colhe também: amor, esperança, amizade, respeito, admiração e MOTIVAÇÃO! Este pequeno garoto trouxe para mim, desde aquele dia, uma grande lição: pratique aquilo que tanto gosta que lhe farei gostar ainda mais. Foi esta a resposta que me veio e em mim se instalou... Este pequeno garoto tem lá seus problemas (e como tem!), mas consegue trazer a minha atenção assim que se aproxima. Este pequeno garoto, sai de onde estiver, vai até a minha sala e diz: “Professor, vim só te dizer um oi...” “Professor, eu subi só pra te dar um tchau antes de eu ir...” Este pequeno garoto, sempre se atrasando para se juntar à fila da turma ou para fazer as atividades propostas, toda vez que estava pra ser chamado pela sua “distração”, vinha até a mim com a seguinte frase: “Professor, é pra você!” Este pequeno garoto me fez um desenho... Este pequeno garoto não é um pequeno príncipe, não alimenta tantos sonhos e não consegue ter tudo tão bem consigo (ele sabe o que é ter problemas), mas toda vez que me vem com um novo desenho, me traz, também, mais certeza daquela outra grande frase em forma de lição: “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas”.
 
Mas quem cativou quem nesta história?

Prefiro pensar que foi ele (e só ele), pois assim consigo manter acesa dentro de mim aquela força motivadora que tanto precisa um educador, que tanto carece num professor. Hoje o dia é do professor, mas a homenagem foi diretamente voltada a este pequeno grande ALUNO...
 
Suas lições não devem ser corrigidas, mas sim muito bem estudadas!
Desenho recebido de um aluno em Set/09
*Na foto, um dos desenhos que recebi deste “pequeno garoto”.
_____________________________________________________________________________
Gostou? Não gostou? Então, digitaqueeuteleio! 
Assine o nosso Feed RSS e receba as atualizações do blog.

17 comentários:

  1. Marcelo,

    Lindo texto.

    Seu aluno não é "O Pequeno Príncipe", mas é "O Pequeno Garoto" que representa tantos outros por aí, que sonham menos e se expressam mais.

    Meu post sobre a blogagem foi em forma de protesto. Mas, apesar dos problemas na Educação, o que me motiva são os gestos de alguns alunos que nos tratam com esse carinho.

    Eles precisam ser homenageados, como você fez.

    Interessante.

    Amigo, obrigado por participar da blogagem. Obrigado mesmo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, parabéns pelo lindo texto e parabéns pelo seu dia e da profissão mais bela de todas.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Marcelo,
    Não te conheço pessoalmente, mas acompanhando seu blog, sinto que vc é um daqueles professores que faz o aluno se espelhar, pois transmite dedicação e amor pelo que faz.
    Torço muito pela profissão de professor e considero vcs, verdadeiros heróis! Parabéns pelo dia!
    Um beijo,
    Kellen

    ResponderExcluir
  4. Você me emocionou, cara!
    Crianças, sempre fazem algo inesperado que nos deixa surpresos.
    O bom é que sabemos que elas fazem de coração, sai da alma.

    ResponderExcluir
  5. Obviamente foi, até agora, um dos posts mais profundos que li. Tento, algumas vezes, entender o lado do professor com a minha ótica de um pai. E sei que realmente, para eles, as dificuldades são imensas.

    Abraços. Parabéns pelo blog e pela contribuição :)

    ResponderExcluir
  6. Bela homenagem e merecida, sem estes pequenos grandes (amigos) alunos não poderíamos nos sentir felizes e realizados. Parabéns pelo dia e pela blogagem tão especial :o)
    Beijo.
    Até breve...

    ResponderExcluir
  7. Oi Marcelo!
    Pensei que o dia sería sem surpresas. Que nada! Foi um dia super legal. Os alunos e colegas me fizeram um dia cheio de boas passagens. Espero que eu também tenha conseguido com eles.
    Feliz Dia dos Professores!
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Marcelo,

    Parabéns pelo seu post, "uma história" que emociona e que ainda nos faz acreditar em ser professor.
    Como o Richard escreveu "crianças sempre fazem algo inesperado", digo que as crianças nos encantam e nos surpreendem, quando menos esperamos. Eles nos desarmam e nos dão forças para seguir em frente.
    Parabéns, por ser quem você é. Conheço você por aquilo que você escreve. Sabes por que?
    Porque é Você.
    Feliz dia dos Professores e um grande abraço,
    Marise.

    ResponderExcluir
  9. Muitas vezes eu estive deprimido por causa do magistério, e em todas estas vezes encontrei algum aluno, na rua, e o simples sorriso dele ou dela me faziam lembrar das coisas boas que compartilhei com eles. E vi deveria mudar o meu pensamento, dando o devido valor a tudo de bom que recebi de meus alunos. Colocando na balança, é bem mais pesado do que o mal, bem mais.

    Cordiais abraços e parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Olá, também detesto gente reclamona, que só sabe sentar e reclamar e não faz nada para mudar uma situação...Se fazemos greves, estas pessoas são as primeiras a jogar balde de água fria porque nasceram apenas para reclamar. Bjs Parabéns.

    ResponderExcluir
  11. Crianças são anjos e estes sempre reconhecem quando alguém é 'do bem'. Afinal, quem conquistou quem? (rs*) Beijus,

    ResponderExcluir
  12. oi Marcelo!
    Feliz dia dos professores todos os dias. Se prestarmos atenção temos mil razões para continuar a luta. Hoje alguns dos meus pequenos roubaram rosas do jardim da escola para me dar de presente porque os colegas tinham trazido lembranças e eles não, deixando as funcionárias histéricas. Foram as flores mais lindas que já ganhei. Abraço!

    ResponderExcluir
  13. Amigo,
    parabéns pelo dia do professor e, mais, obrigada por nos devolver o ânimo, a esperança... é esta certeza, a certeza que fazemos a diferença, que nos move...e ela faz tão bem!
    abçs :)

    ResponderExcluir
  14. um belo texto,
    eu imagino a motivação que lhe dá está criança, as crianças com a sua pureza nos deixam felizes quando estão felizes.

    obrigado pela visita ! abraços!!

    ResponderExcluir
  15. Marcelo, você me fez chorar (literalmente!), desde o começo até o fim do post. E é essa força motivadora que deve haver em todo ser humano preocupado em dar o seu melhor aos outros (e mais um pouco a quem precisa, de verdade!). Não temerei a redundância, afinal, já declarei outras vezes que você irradia simpatia e amor ao que faz por aqui no blog e bem mostrou que lá fora, entre os pequenos, também. Dias mais que felizes para você, professor! Bjins e até!

    ResponderExcluir
  16. Marcelo,

    Volto aqui para comentar e reler o seu post.
    Fiquei emocionada demais, e este post está me levando por vários caminhos diferentes, me fez pensar, refletir muito sobre as crianças. O modo de como elas nos surpreendem e porque os jovens já não nos surpreendem.
    Foi um post 10.
    Mais uma vez parabéns!
    Abraços,
    Marise.

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigado a todos pelos comentários! Abraços...

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO