sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Fotoblog: Jorge Vercillo e o Trem da Minha Vida

por Marcelo Moraes

Jorge Vercillo no Memorial da América Latina - SPJorge Vercillo no Memorial da América Latina – São Paulo


Durante boa parte da sua vida você cultiva a admiração por algum artista. Para cada um que passamos a admirar tem uma história que lhe faz dizer: “Ah, toda vez que ouço esta música, me lembro de tal coisa...”, “Esta música me marcou demais...”, “por isso que eu adoro este cantor, eu adoro esta cantora, eu adoro este grupo”. Alguns podem ser passageiros e acabamos curtindo-os por um curto espaço de tempo, enquanto que outros surgem de repente e ficam para fazer uma longa história em nossas vidas.

“É incrível/ Nada desvia o destino/ Hoje tudo faz sentido...”

Nunca fui de admirar um artista porque a “massa” admira, da mesma forma que nunca curti ser um adolescente baseado em “bandas e cantores” da “moda”. Se eu dependesse desta opção para me relacionar com um grupo, eu estaria perdido! Sempre cultivei o gosto pelo trabalho de um artista, independente da arte que realiza, não pelo gosto imposto pela mídia ou “grupo” de amigos, mas pelo meu. Fui “remando contra a maré” e, mesmo assim, não perdi amizades e nem meu tempo com aquilo que não me agradava (e não me agrada). Respeito o gosto de cada um (e olha que respeito mesmo), mas antes de tudo, respeito o meu. Talvez isso também tenha selecionado um pouco as amizades que cultivo. Talvez.

“Chega de fingir/ Eu não tenho nada a esconder/ Agora é pra valer/ Haja o que houver...”

Tive sempre condições de curtir o que eu realmente gostava, e gosto. E desta forma surgiu Jorge Vercillo. Sempre ficava com um pé atrás para cantores com sotaque carioca, pois acho estranho ouvir seus “esses” e “erres” cantados, mas por algum motivo, acontece de você ouvir uma certa música sem compromisso, ficar com ela na cabeça, a cantá-la de dia, de tarde e de noite, e quando se vê já está até comprando DVD e personalizando toques no celular! Foi o que aconteceu com as suas músicas. E ao entrar no clima das letras, mais afinidades vão surgindo e admiração também. Você capta a essência de cada uma, a mensagem como um todo e vai percebendo que tudo se encaixa como peças de um quebra-cabeças dentro de si: música, letra, momento, sentimento, afinidade! Até que chega o momento de um show, o momento de uma foto! Isso mesmo, uma foto e a oportunidade de conhecer o potencial de um artista não só no palco, mas fora dele (e pela madrugada afora), com tantos admiradores à espera de dizer e registrar suas admirações pelo ídolo. E tudo isso, com todos os seus “esses” e “erres” que já nem mais me encucavam... Foto com Jorge Vercillo A paciência e o seu profissionalismo o fizeram atender a cada um, sem qualquer cena de artistas que a mídia (moda) destaca, mostrando uma equipe de seguranças, centenas de fitinhas (para não dizer senhas) com cores, e tumultos escandalosos no estilo “chama eu”. Nada disso. Ele faz tudo sem qualquer estress: seu público é composto por pessoas de diversas idades mas o diferencial está na educação que este povo tem diante deste momento. Fiquei deveras surpreso com tudo aquilo! Organização, paciência e respeito permitiram com que todos tivessem seu espaço garantido ao lado do cantor, mostrando que “Toda espera” vale a pena, e que no final “Todos nós somos um...” Após a clicada da foto e tê-lo parabenizado pelo show, ganhei um forte abraço e o agradecimento por ter ido lhe prestigiar.

Ironias do destino? Para quem acredita num “Final Feliz”, verá que não. A energia que paira em momentos assim faz valer o que cada um faz para estar passando por isso, afinal, admiração, segundo o dicionário, é respeito, consideração. Respeito por alguém que está fazendo um trabalho que acrescenta algo em muitos momentos de nossas vidas. Consideração, por ter quem faça um trabalho com prazer, com esforço e qualidade. Aquele que você sente, capta e não apenas engole rápido e não tem nem tempo de mastigá-lo.

“Ela só precisa existir, para me completar...”

Falar de música não é difícil, mas traduzir o seu significado para cada indivíduo, talvez seja um grande mistério, pois não vejo um “tradutor” à altura, além dos nossos próprios sentidos... Talvez nem precisemos, né? ;D

*Citações das músicas: Final Feliz, Trem da Minha vida, Que nem maré, Ela une todas as coisas.
 
_____________________________________________________________________________
Gostou? Não gostou? Então, digitaqueeuteleio! 
Assine o nosso Feed RSS e receba as atualizações do blog.

5 comentários:

  1. Adorei esse post Marcelo.Remar contra marés musicais e "da moda" também marcaram e ainda marcam minha vida.Ouço olivia newton john ainda hoje quase que diariamente.

    Ps:De fato faz muuuito tempo que não acesso o msn...To estudando a noite.E durante o dia nunca entro...Mas hora dessas eu apareço pra gente falar um montão de assuntos! ainda bem que passamos no teste né?! afinal da falta de assunto não sofremos hahahahahaha!
    Abração meu querido e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  2. Conehci o Jorge Vercilo há muito tempo atrás, ainda antes de estourar na Globo e nas rádios brasileiras - afinal foi aqui em Fortaleza, onde teve seu maior público, que ele começou a estourar, graças a um músico carioca que vive aqui há muito tempo, o Paulo Façanha, que sempre cantava suas músicas pelos bares da cidade. Quando o resto do Brasil não lhe dava espaço, era aqui que ele era tocado. Eu mesmo vendi muitos cds dele nesse tempo. E como eu trabalhava em loja de cds o encontrava quando vinha aqui. Realmente sempre foi muito simpático e profissional, além de paciente para alcançar o seu lugar na música.

    Apesar de não ser um fã, admiro a sua qualidade musical, ele é muito bom no que faz.

    Que bom que você pode conhecê-lo pessoalmente também. É bom ser bem recebido pelo ídolo.

    Um abraço!

    William

    ResponderExcluir
  3. Marcelo,

    Gostei da forma como você produziu o post. Você registrou os versos e para cada um deles desenvolveu uma pequena explanação.

    Eu também nunca fui de "seguir a onda". Sempre gostei de determinados artistas, porque eu me identifico com eles e não para fazer parte de um grupo.

    Legal sua foto com o Jorge Vercillo.

    Abraços e aguardo sua visita.

    ResponderExcluir
  4. Da música restam lembranças
    E sobram vontades.
    AL

    ResponderExcluir
  5. @Robson
    E os "Ao vivo", então, que a gente fica até com as falas na cabeça? rss Obrigado. Abraço.

    @William
    Olá!!! Que bom ter seu comentário por aqui, novamente. E quantos outros artistas ainda não têm o espaço que merecem, né? Abraço.

    @Valdeir
    Como já virou frase feita: "Minha vida é uma trilha sonora!"...rss Obrigado. Abraço.

    @Arséne
    E bota lembrança! E bota saudade! rss Obrigado pela visita e seja bem-vindo! Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO