segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Nem todo parente é uma serpente! Ou é?

por Marcelo Moraes

Filme: Parente é Serpente

Família: pode trocar?
 

A lei brasileira só considera como parentes até o quarto grau (sendo cada grau contado a partir do número de intermediários entre o ancestral em comum). A tabela de parentesco também é muito importante para fins eleitorais[2].

Popularmente, os primos reconhecidos pela lei (parente em quarto grau) são chamados de "primo de primeiro grau".A partir daí, todos os outros primos são chamados de primos de 2º,3º,4º grau, etc.Por exemplo o filho do primo ou o primo do pai é chamado de primo de segundo grau,sendo os dois filhos de dois primos diferentes primos de terceiro grau entre si, e assim por diante.

Fonte:Wikipédia

Falar de família é como discutir problemas de...famíla mesmo: mudam-se as casas, os bairros, as cidades, os estados (e até países), mas os problemas são sempre os mesmos. Quem diz que tem uma família perfeita é um perfeito contador de mentiras! Não sei onde possa existir pessoas tão perfeitas reunidas num mesmo grupo convivendo no pico de harmonia reinante por toda a vida. Até onde sei, o inferno existe ainda e costuma estar bem habitado! Até em novelas, filmes e contos infantis, tem a bruxa má e bruxa boa! E a mesma pode ser uma tia, uma irmã, uma prima ou uma mãe! Nunca “engoli” esta história pra boi dormir quando alguém me vem com estas frases prontas de família. Sei muito bem que família não vem com o selo “permitida a troca ou devolução” e nem “expira após a validade de testes”. Ou você vai me dizer que a tua família não é assim??? Vai? Tem certeza? Por sua conta e risco??? Ai ai ai, ui ui ui! :d

Eu não me arrisco!

Tem os parentes paternos, tem os parentes maternos. Às vezes as pragas estão de um dos lados, parcialmente de ambos, ou mesmo em ambos por quase um todo! Porém, sempre há uma luz no fim do túnel e temos com quem contar para dizer que alguém deste segmento é mesmo um parente, é mesmo da família. E isso só acontece quando você vai aos encontros de família e não sai de lá com cara feia ou “nem querendo ter ido”! Por quantas vezes isso já me aconteceu! Fazer aquela “política da boa vizinhança” é o fim da picada, porque a gente só se ferra! Você espera curtir seus parentes, achando, no mínimo, que vão querer curtir a sua companhia que não é frequente. Mas não, é para saber o que o outro está fazendo, o que o outro fez, onde ele foi morar, com quem, com quantos filhos, quem é o pai, quem é a mãe... E tudo isso, dentro de velório também. Acredite se quiser!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Você está para casar, tem que ouvir: Mas você tá grávida? Você está namorando, precisa ouvir: Vai casar quando? Não pode demorar muito! E se não está em nenhuma das situações anteriores: O quê, você tá sozinho? Como isso? Ah, fulano também tá assim e bla bla bla... Acaba por receber informações de quem você nem sabia que era seu parente, como quem lê blogs via feed: a atualização vem instantaneamente e em tempo real! Se fosse relatar cada história de determinados parentes, sairia com um “bostseller” (trocadilho propositalmente calculado rss). E com um frasco de veneno como brinde aos leitores, dos personagens mais presentes na trama kkkkk


Nem todo parente é uma serpente…

Neste final de semana estive com a parte boa, limpa e verdadeira da minha família. Aquela que faço questão de tê-la por perto e dizer o quanto gosto aos parentes serpentes..kkkkkkk Claro que depois levo a fama de serpente também, né? Inevitável isso, mas faço por orgulho de dar valor a quem os outros pisam com as palavras. Por morarem no interior, nossos encontros são esporádicos. Mas a festa foi garantida!  É que, neste caso, o diferencial está em se curtir as companhias, de querer saber como está cada um, atualizar a saudade! É bem isso… :D
 

E este assunto me veio à tona justamente porque nos lembrávamos da parte podre que leva o mesmo sobrenome que o nosso. Aí, uma coisa vai levando a outra e me recordei deste filme que tenho em casa como prova de que parente é tudo igual (mesmo estando bem longe daqui): Parente é Serpente.

Parente é serpenteComo sugestão para um fds ou sessão da tarde qualquer, deixo a indicação deste filme que já virou clássico por aqui rss. Detalhe: este filme me foi indicado por alguém que estava justamente falando de seus parentes! De tanto que falou, comprei o filme e vi que qualquer semelhança dos meus parentes com os personagens do filme, não é nem de longe, mera coincidência! kkkkkk
 

Parente é Serpente sim. Mas nem todos são assim…

 
 
Só sei de uma coisa: quanto mais conheço meus parentes, mais quero estar com os meus amigos! Os virtuais e os reais!
_____________________________________________________________________________
Gostou? Não gostou? Então, digitaqueeuteleio! 
Assine o nosso Feed RSS e receba as atualizações do blog.
Ou torne-se fã da página do Blog no Facebook.

6 comentários:

  1. Bom, Marcelo! Nos primeiros 15 dias que o pai adoeceu, eu ainda tinha família, ou como queira: parentes. Uma prima surtou porque não a deixaram visitar o pai no hospital, ela se queixou para uma tia que se queixou para a filha que se queixou para a prima que se queixou para a mãe que se queixou para a irmã, que também é minha tia, e a fofoca, claro, estava armada. Detalhe: eu virei a serpente, porque não tinha deixado a coitada da prima visitar o pai (caramba, ordens médicas são para serem cumpridas!). Enfim, cfe você mesmo enuncia: mudam os nomes, os endereços, mas não mudam as histórias. Resultado: em outubro, mandei rezar missa pelos 2 anos e meio da morte coletiva dos meus parentes.
    Quer saber? A vida está bem mais fácil sem eles... quer dizer, quando eles não aparecem para "trazer" um problema pessoal para eu ajudar a resolver...eca!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo.Claro que os parentes-serpente sempre se sobresaem,mas os outros compensam>Minha família patern é bem 'serpente',mas em compensação,o lado materno é fantástico.E não é assim com tudo mundo,com algumas variações?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Marcelo,
    Amei este post.
    Concordo com a frase "Parente é serpente, mas nem sempre."kkkkkk
    Há amigos que são mais especiais que nossos próprios parentes. E que nos fazem querer estar perto e preferir alguns parentes bem longe. kkkkk
    Esse filme é ótimo e pra mim tbém virou um clássico.
    Bjsssssssssss

    ResponderExcluir
  4. Marcelo,

    Família é coisa complicada. Se fosse ficar só com os que gosto, não sobrariam uma dúzia, mas os ruins sempre vêm de brinde. O pior de tudo é ter que fingir que está tudo bem. Mas fazer o que, é família.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Meu falecido tio dizia uma frase: "é melhor um cachorro amigo do que um amigo cachorro" acho que sobre família podemos dizer algo bem semelhante: "família a gente não escolhe, mas amigos podemos escolher"
    Sempre tem um ou dois da família que não topamos não é mesmo?! Isso é comum !!
    Atualizei!
    Beijo
    Até...

    ResponderExcluir
  6. Marcelo,

    Creio que os parentes é um pedacinho da sociedade, mas é um pedacinho com quem temos, digamos,mais intimidade. Justamente por isso, muitos parentes acham que tem liberdade para entrar na intimidade do seu consanguíneo. Uns gostam, outros não.

    Tenho parentes serpentes e outros que são uns doce, por termos mais intimidade e por permitirmos que um adentre a intimidade do outro. Se eu não tiver intimidade com um parente, prefiro manter uma relação distante com ele, senão...

    Gostei do "bostseller". Trocadilho perfeito.

    Abraços e quando puder, aparece lá no Ponderantes.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO