sexta-feira, 20 de novembro de 2009

YOUTUBEANDO… Por que não?

 

por Marcelo Moraes

Youtube: aluguel de filmes também.
E mais uma vez eu queria mostrar algo e, pá, achei naquele vídeo…
Fui direto pra busca e, pá, cheguei naquele video… Naquele vídeo e naquele site! Site? Que site? Youtube, uai!
 
Quem diria que um dia eu tivesse tanta vontade de falar de um site que é tão comum ente nós. Pois foi justamente pelo fato de ser comum, que me surgiu o interesse incomum de falar sobre ele. O Youtube parece que já é um dos ares que respiramos. Pelo menos virtualmente. Tudo, ou quase tudo pode se associar nele: festas, programas, filmes, shows, propagandas, futilidades, bizarrices… Conteúdos diversos, enfim...  Eu estava escrevendo um post para o blog, e num daqueles momentos “Chico Xavier”, me bateu uma forte psicografia mental: Meu Deus, como este Youtube é poderoso! Como ele tem o poder de nos fazer voltar no tempo, trazer aquilo que achávamos não ver mais, relembrar, descobrir...

Como isto aqui é “rico”!

Por um instante pensei como Roberto Carlos (“São tantas emoções, bicho!”), que não tem como descrever em detalhes. Quanta coisa boa, ruim, mediana, péssima passa por lá ou se transmite por lá. Virou uma ferramenta de comunicação (ou expressão) imprescindível. Eu nunca que  poderia imaginar um dia estar lá, fazendo uma busca como se fosse algo que tivesse desde sempre, para ilustrar ou complementar um texto que estivesse escrevendo. Nunca, nunca mesmo. Mas depois de alguns anos eu digo: sempre, sempre mesmo! Já existem sites similares, mas quando se tem um time que está ganhando, vamos continuar com ele, certo? E assim mantemos vivo aquele espaço.

Abrazar la Vida é amiga do Youtube!

Pelo Youtube trazemos à tona aquelas tantas recordações. Chego a pensar que estou vendo álbuns de fotografias, daqueles que espalhamos na mesa pra mostrar aos parentes ou conhecidos, que ficamos horas contando coisas da época, só que tudo com movimento, som e falas diversas. É um misto de emoções, dependendo da via que se pega para assistir. Vejo o Youtube como uma das ideias mais brilhantes criadas pelo homem que ainda reina na internet. Como aquilo nos atrai, nos distrai, como nos cativa também! Até os vídeos toscos, as piadas curtas, sempre tem um videozinho para nos acompanhar em qualquer hora do dia, da tarde, da noite, da madrugada…

Pro YOUTUBE, djá!

VHS Dizem que a tecnologia, a cada dia, tira o espaço de comunicação entre as pessoas, tornando-as mais frias, mais distantes. Em certos momentos eu até concordo com isso, já comentei aqui no blog também, mas vendo o universo de coisas que o Youtube nos oferece, difícil achar que esta ferramenta distancia as pessoas. Só com um simples vídeo, podemos fazer os outros rirem ou chorarem de muitos bons ou maus momentos vividos, pois foi esta a sensação que tive quando estava para adicionar um vídeo em um dos posts que escrevia, antes deste. E não bastando isso, temos que lembrar, sempre, que são as pessoas (aquelas que possivelmente tornaram-se distantes de uma comunicação mais pessoal), que nos proporciona estes momentos. Aquele vídeo extraído de um VHS mofado, com um som nem tão decifrável assim; um vídeo caseiro mostrando o esforço de alguém querendo passar alguma mensagem; as promoções; as propagandas marcantes; as campanhas; os desenhos; as aberturas de programas; os trechos de filmes, novelas; as pagações de mico, as risadas programadas ou aquelas sem um pingo de humor... Todos eles tiveram um longo caminho para chegar até lá: precisou que alguém disposto tivesse a trabalheira de fazer extrações, conversões, edições até a postagem propriamente dita. Aquela trabalheira que temos quando escrevemos em nossos blogs. Talvez por isso me veio aquela sensação meio saudosista pelo youtube...

E quem vai esquecer das denúncias, das pessoas que se beneficiaram ou se prejudicaram por ter um simples vídeo publicado nele?
Claro que, por mais que tenham termos de uso, o site não conta com uma vistoria tão rigorosa assim e mostra que nem tudo o que se posta lá, é algo sério ou adequado. Mas isso não foge de como somos como seres humanos também, né? Afinal, as pessoas são assim: diferentes. Há os que ajudam, os que atrapalham, os que acrescentam, os que subtraem...
Clique no termo “briga de alunos” e veja o resultado
 

Mudar, pra quê?


Ah, é a vida, oras! E por que que eu teria de me queixar disso? Youtube é que nem canal de tv, não gostou, muda! Temos que encarar esta realidade também, já que não é só na internet que as regras vêm sendo violadas. Cabe aos pais a responsabilidade de ministrar o espaço e o tempo que os seus filhos utilizam nos sites. Pois a culpa, não é de toda, do Youtube. Por isso, saber informática, cada vez mais, é tão necessário quanto saber falar um outro idioma. 
Três anos atrás, Steve e eu estávamos parados em frente aos nossos escritórios e de brincadeira nos coroamos osreis do hambúrguer da mídia. Nós tínhamos acabado de virar notícia por nos juntarmos ao Google no objetivo de organizar as informações do mundo (no nosso caso, os vídeos) e tornar essas informações fácil e rapidamente acessíveis por todas as pessoas, em qualquer lugar. Tenho muito orgulho em dizer que estamos na marca de mais de um bilhão de exibições por dia no YouTube. Este é um grande momento na nossa curta trajetória e devemos tudo a vocês. Leia mais…

Quem não passou pelo “Tubo” ainda, não sabe o que está perdendo. E por falar nisso, não perca o próximo post que, com certeza, terá um youtubezinho também, combinado? Até lá.
 
___________________________________________________________________
Gostou? Não gostou? Então, digitaqueeuteleio! 
Assine o nosso Feed RSS e receba as atualizações do blog.
Ou torne-se fã da página do Blog no Facebook.

Um comentário:

  1. Marcelo,

    O Youtube é uma ótima ferramenta de, digamos, "desmofização". Gosto de rever grandes momentos passados do cinema e da TV, acessando o Youtube.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO