sexta-feira, 16 de abril de 2010

Dia Mundial da Voz #campanha #voz #educaçao

por Marcelo Moraes

Banner da Campanha do dia da Voz 2010, com Carla Visi 

Sempre fui atraído pela voz, mas atraído no sentido de admiração. Hoje não sei me imaginar sem ela. Tudo o que já fiz até hoje, tudo o que já aprendi ouvindo, falando, cantando... A voz é uma das expressões mais cativantes que um ser (humano ou animal) pode oferecer em termos de comunicação. E comunicação não se limita apenas em transmitir uma informação, mas sentimentos, “emoções”. E quantas profissões nos dão como instrumento básico e necessário a voz? Muitas. Muitas e muitas, e mesmo aquelas que pouco se fala, ainda se fala, ainda se dialoga, afinal, o homem não foi totalmente substituído pelas máquinas (pelo menos até este presente momento). Dizem que em todo o mundo (dizem...), a linguagem oficial é o idioma inglês, entretanto, sabemos que a maior delas é a música. Não importa se nos referimos à educação, religião, gênero musical, ou algum tratamento clínico, lá está ela resolvendo o vácuo presente em qualquer coração em questão. É a hora de tratar com sentimentos, talvez um dos melhores medicamentos do qual ainda temos posse, sem que seja “patenteado” ou pirateado, mas que não corre nenhum perigo por ser de uso genérico (tudo bem, há exceções).

E na educação, as notícias de que há cada vez menos estudantes encorajados a seguir a carreira como docentes  está associada (embora não se exponha tão claramente), em grande parte, à falta de embasamento na comunicação com o seu público-alvo: os alunos, os pais. Ter um conhecimento adquirido não é suficiente se não podemos transmiti-lo aos demais, e encontrar o caminho para tal, requer, além da dedicação, um pouco de conhecimento também. Vencer a barreira do medo é uma das maiores conquistas que esta profissão nos coloca.

“Será que eu consigo fazer a turma prestar atenção no que eu falo? Será que vão rir de mim? Vou gaguejar? E se a minha voz travar? Será que vão me ouvir?”

Venci estas barreiras e com muito orgulho, pois a palavra DESAFIO está aí para ser experimentada SEMPRE! E uma das estratégias que adquiri desde que iniciei esta empreitada foi a informação. Trocas de experiências entre professores, cursos de atualização, matérias com especialistas, entrevistas em TV, rádio, tudo é válido para nutrir seu menu de soluções. Entretanto, só a troca não basta, é necessária a prática: pôr “a voz na massa”. E como isso faz a diferença! Assim como estamos sempre nos preocupando com o bem estar da nossa aparência - tendo o espelho como nosso companheiro - a nossa voz também necessita desta atenção também. Você alguma vez já gravou a sua voz? Faz isso com frequência? Acha ridículo? Então, me diga:

Você conhece a sua voz? Sabe como ela se expressa cantando, falando, “gritando”?

Saber respeitar os limites da sua voz é outro grande desafio que muitos ignoram. Vários fatores estão relacionados para que as “regras” sejam “quebradas”, mas independente de tudo, a nossa saúde tem que vir em primeiro lugar.

Material para download da campanha da voz 2010, com Claudia Leitte 2010 Hoje, no Dia Mundial da Voz, o país mobiliza-se em alertar sobre este tema, a VOZ. Cada região do país procura um foco para alertar sobre os benefícios e as consequências do seu uso correto e incorreto. E o Estado da Bahia ganha um destaque por aqui, por divulgar neste ano o alerta aos EDUCADORES, e assim como todos os anos, o material de divulgação encontra-se no site disponível para download. Embora a Campanha Nacional da Voz faça com que a maioria associe-a à Claudia Leitte, no Estado da Bahia nossa representante mor da campanha é a minha cantora Carla Visi, que já citei neste post do blog, e que faz jus à causa. E é com ela que finalizo este post, e motivando as pessoas para que não deixem de se expressar, pois boa parte da nossa identidade está na voz. Seja falando, representando ou cantando, expresse-se!

Material Informativo:

*Agradecimento à Daiane por ter registrado este e momento tão especial de Carla Visi.
_____________________________________________________________________________
Gostou? Não gostou? Então, digitaqueeuteleio! 
Assine o nosso
Feed RSS e receba as atualizações do blog.
Ou torne-se fã da página do Blog no Facebook.

5 comentários:

  1. Marcelo bela dica...tudo anotado.
    Sabe que depois de meu acidente de moto onde perfurei a traqueia entendi que a voz é algo muito mais muito importante.
    parabens pela postagem.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Marcelo, gostei muito do seu post, ralmente a voz é um dos bens mais preciosos que temos. Infelizmente descobri que estou com um pólipo nas cordas vocais... fiquei arrasado... uso muito a voz para trabalho, palestras, socializar e fiquei bastante arrasado... estou em tratamento antes de operar.... mas hoje ,ais que nunca valorizo a voz.... Mas amigo vou te contar é dificil fazer as pessoas acreditarem nisso.
    Curti e vou seguir! Valeu!

    ResponderExcluir
  3. Bem eu canto desde os 18 anos.Acho que um dos passos mais acertados na minha vida, foi tomar a decisão de estudar canto ainda jovem.Uma pena que a grande massa desconhece o som que tem dentro de si...
    Quando se descobre, com certeza cores novas são acrescentadas a vida da gente e de quem circula nossos arredores.
    Abração Marcelo

    ResponderExcluir
  4. @Olavo
    Se todo mundo entendesse isso também, seria tão bom, né? Obrigado. Abraço.

    @Marcos
    Obrigado e seja bem-vindo! Ainda preciso dar uma checada nas minhas pregas vocais porque está me dizendo que pode ter algo também. Mas o importante é seguir com a solução, a vida está aí para isso! Vamos em frente! Abraço.

    @Robson
    E bota cor nisso! Concordo plenamente! Abraço.

    ResponderExcluir
  5. A voz não é apenas a emissão de sons. Envolve elementos emocionais. Além disso, ela é a marca audível do seu dono. Eu também aprendi a superar limites tendo minha voz como o carro-chefe.

    Abraços, Marcelo, e uma ótima semana.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO