sexta-feira, 3 de setembro de 2010

3 de setembro: Dia Nacional do Biólogo

biologo

Adenina, guanina, timina, citosina (ah, tem a uracila!). Prófase, metáfase, anáfase, telófase (em outras palavras: mitose, meiose). Patela, quadril, rádio, falanges, esterno: ossos. Esternocleidomastoideo, glúteo máximo, soleo, gastrocnêmio, liso, estriado, esquelético: músculos. Epitelial, conjuntivo, hematopoiético, adiposo: tecidos. Glóbulos, hormônios, glândulas... Se está tudo dentro ou fora, com o tempo vamos descobrindo, pois se o maquinário não estiver completo, nada disso funcionará ou se formará. Maquinário este que chamamos de célula!

Em 03 de setembro de 1979, foi sancionada a Lei n.º 6.684, pelo então Presidente da Republica João Baptista Figueiredo, a qual regulamentou a Profissão de Biólogo e  criou o Conselho Federal de Biologia - CFBio - e os Conselhos Regionais de Biologia – CRBios, definindo-os, em conjunto, como autarquia federal com personalidade jurídica de direito público, à semelhança dos demais conselhos profissionais já existentes.
As Associações de Biólogos em atividade na época da regulamentação da profissão,  convencionaram estabelecer a data da sanção dessa Lei como Dia Nacional do Biólogo - 03 de setembro.[Leia mais…]

cpdarwin Sim, escolhi esta profissão, mas ainda tenho dúvidas se não foi ela quem me escolheu. Você chega, descobre e fica. Ou ela te convida, você chega e eternamente a visita. Vejo colegas de trabalho, amigos e familiares sempre reclamando de seus trabalhos, de suas profissões. Sintome-me, às vezes, como se eu estivesse num mar de rosas onde todos alí, mesmo com seus acúleos (pois rosas não têm espinhos), não se atacam, mas compartilham do mesmo copo com água parada, suja e escassa. Nenhuma profissão é um mar de rosas sempre lindas, perfumadas e abertas, e por mais que um ou outro profissional leve status à sua profissão, nada substitui o prazer de se fazer o que gosta. Não passei pelo momento “E agora, o que vou fazer na faculdade?” e por isso, agradeço a escolha que fiz, ou a escolha que me foi oferecida. Aquela que chegou sem cardápio, mas pronta para o consumo. Consumo este que completa 10 anos e que já carrega algumas boas histórias cercadas de alegrias, tristezas, sucessos, fracassos, pois é este o nosso grande objetivo: desvendar a imensa caixa-preta chamada VIDA!

Sangue sujo da emoção

Formulando uma teoria

Firmei uma hipótese
Seria muita mordomia
No calor desta alegria
Ignorar que, na ciência,
Dependemos muito da paciência
E sem querer ignorar
Tudo o que vier com pressa
Algo pode se agravar:
O corpo estressa
Gasta muito ATP
Coisa esta que ninguém vê
Mas você que estuda a vida
Entenderá que para a maioria
Tudo isso é enrolação
Ou talvez, uma piração
Pois quem vive de emoção
Não percebe que no coração
Há duas vias de emoção:
Uma que leva alegria
Outra que traz decepção
Ou seria o sangue “sujo”
Sem a tal oxigenação?

Marcelo Moraes

A todos os colegas e amigos Biólogos (e Biofilistas também, claro), PARABÉNS por tudo o que fazem pela vertente que escolheram para estudar a vida. E que esta data seja para lembrarmos, sempre, do quão importante é esta nossa profissão, sobre o que ela exerce perante a todos, perante à VIDA!


_____________________________________________________________________________
Gostou? Não gostou? Então, digitaqueeuteleio! 
Assine o nosso
Feed RSS e receba as atualizações do blog.
Ou torne-se fã da página do Blog no Facebook.

5 comentários:

  1. Parabéns!

    Biologia era minha matéria preferida na escola, tinha ano de ir mal em todas, mas nessa sempre tirava boas notas!
    Beijocas

    ResponderExcluir
  2. Eu e meus preconceitos. Eu seria capaz de apostar que vc era professor de história, português ou até filosofia, mas biólogo, nunca! Suas aulas devem ser show.

    beijos e parabéns

    ResponderExcluir
  3. Marcelo,
    Parabéns pelo dia. Desejo-lhe grande sucesso. Tenho certeza de que jamais lhe chegará o dia em que você reclamará da profissão que escolheu. Digo isso porque se vê que você é apaixonado pelo que faz e, se houver inconvenientes no meio do caminho, o prazer do trabalho e da profissão irá fazer você superar qualquer coisa.
    Ah, gostei do poema.

    Sucesso sempre.

    Abraços e ótimo final de semana.

    P.S.: Foi bom você informar essa data, pois tenho dois amigos biólogos e iria deixar passar em branco. Eles não iriam me perdoar (rsrs).

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo dia do biólogo e pela leveza com que vc encara a profissão. Desconfio que há uma escolha recíproca, ela nos escolhe, nós a escolhemos e, enfim, nos mantemos relativamente fieis, às vezes apaixonados, às vezes nem tanto...ah, fala sério, que tédio seria se as pessoas não reclamassem um pouquinho...rsrsrs...só um pouquinho!
    O blog tá muito bom, não tenho tido tempo para ler, acompanhar por causa da doença do pai e da loucura que virou o doutorado, mas março de 2012 se aproxima e a defesa da tese me libertará :)
    abçs!

    ResponderExcluir
  5. Querido amigo, vc é um irmão à distância. Abraço muito forte e parabéns pelo seu dia!
    bjs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO