domingo, 3 de julho de 2011

Aos olhos da Decepção

por Marcelo Moraes 

A DECEPÇÃO DE UM “SPIDERMAN”
spiderman-decepcao-e97ef
 

Quero apenas fazer o bem, mas não sei se o meu olhar do bem é o bem que alguém espera receber. Muitos esperam o bem material, do conforto, do sorriso artificial, do perfume mais cheiroso, do corpo perfeito, mas não esperam o bem do coração, do abraço apertado, do aperto de mão, de uma ligação para um rápido “alô”, do rir e sorrir do que foi realmente bom nos momentos de reflexão, de fazer um simples passeio só para ter a companhia do outro ao seu lado, de dizer um “muito obrigado” pela tua companhia! De querer ajudar, de receber ou pedir uma ajuda, de aceitar um ombro amigo…

Não... Esperam sempre o “mais alguma coisa” que não é o que você tem para oferecer. Sentimentos bons, como tenho notado, têm sido absorvidos por poucos, o que acaba trazendo grandes frustrações nas amizades diversas, quer sejam elas virtuais ou reais. Alguns, quando lhes vê caindo, estendem as suas mãos ou os dígitos do PC para um apoio e o querem que se levante logo. Outros, do contrário, aproveitam a lacuna do “agora é a minha vez” e, na ânsia de pensar apenas em si, lhe estende a perna do inconsciente para que você tropece e caia, sem medir as consequências deste ato. Levei um grande tombo, e nele já estava definido o meu destino: a DECEPÇÃO. É um percurso curto e rápido, diria que quase instantâneo, pois mal dei de cara com ela, já fui logo interrogado:

- O que queres comigo, rapaz?

- Boa pergunta, Dona Decepção, mas agora, neste exato momento, estou sem palavras. Acabo de ser lançado em sua direção sem entender o porquê de eu ser enviado até aqui.

- É sempre assim, meu jovem, as pessoas chegam até a mim como bebês recém-nascidos, desprovidos de qualquer orientação e sensações definidas.

- Mas Dona Decepção, continuo sem palavras para tudo o que acabei de saber! Meu teto caiu, meu chão desabou...quero entender isso logo, está me sufocando!

- Pra quê a pressa, meu querido, quem age por impulso acaba carregando algo ainda pior em sua vida: o arrependimento.

- Concordo, Dna. Decepção, acontece que eu não tenho do quê me arrepender, tudo o que fiz estava certo, me deixando feliz, não fui eu que agi errado, isso que me perturba, entende? Eu só fico me perguntando: “Por quê? Por quê? Por quê?”

- Xiii, desta novela já conheço muito bem...Mas vamos em frente, enquanto há vida, há solução para os males que nela aparecem.

- É o que acredito também. Mas me diz, Dna Decepção, quem chega até a senhora é liberado em quanto tempo?

- Rapaz, este tombo foi mesmo forte, você está numa agitação incomum, vou recomendar-lhe um calmante por um tempo, assim podemos seguir com a reflexão. Fique uns dias em seu canto e não pense em mim, quando sentir um pouco mais de ânimo, verás que já não mais estarei contigo.

 

Em menos de 24 horas, o diálogo recomeçou:

- Dna. Decepção, a senhora tá brincando comigo, impossível te deixar de lado num momento tão atípico em minha vida. É só na senhora que eu chego quando aquela notícia me vem à mente. E não adianta falar para não pensar nisso, pois tudo ao meu redor se conecta ao fato. Impossível me desligar, e o calmante é algo temporário, não é o suficiente. Desculpa, eu não sou um fraco, mas desta vez minhas energias foram todas sugadas pela sua vizinha FRUSTRAÇÃO.

- Querido, não vou lhe dar nenhuma formula mágica que, você tomando, tudo se resolverá. A vida é mais que isso, é recheada de sentimentos e sensações e cada pessoa as desfruta de formas e intensidades diferentes. Mas se sentes no outro o motivo do nosso encontro, verás que o seu coração não está vazio, ele ainda preserva o melhor dos sentimentos: o AMOR. Este vem com todos os anticorpos para vencer qualquer ataque de sentimentos invasores, inclusive o meu. Mas para eu ser destruída (ou me distanciar), terá que mostrar a quem o trouxe até a mim, que o seu amor é o melhor condutor para a sabedoria. Com o tempo, remediará esta situação.

- Já serve de consolo, Dna Decepção. Mas a senhora me entende que não tenho como me desgrudar de ti, porque tem aquele outro sentimento, a Dor?

- Claro que te entendo, e como já esperava isso também, peço-lhe que, enquanto eu estiver ocupada com outros sentimentos teus para administrar, você vá exercitando o seu amor com tudo e com todos os que te querem bem. Mas não deixe de se amar, antes de tudo.

- Prometo que vou me esforçar, Dona Decepção, e já estou tentando! Obrigado.

É mesmo evidente que o “novo” assusta, pois traz o inesperado, o diferente, o improvável ou o impossível (parece que não, mas sim, pode ser). A capacidade de administrar as emoções não requer apenas dizer um “deixa pra lá”, requer um treino e disciplina tamanhos que só é possível se acreditamos muito naquilo que queremos.

As pessoas nos derrubam, nos decepcionam, e podem até mudar o rumo de nossas vidas, mas se agirmos da mesma forma, como na 3º Lei de Newton (ação e reação), criaremos um mar ainda maior da frustração e decepção. Por isso acredito na força do exemplo, do silêncio e do respeito. E sei que um dia, quem nos feriu, se ferirá também, mas com um outro sentimento: o da VERGONHA.

Se servirmos o outro de bons exemplos, podemos até nos deparar algumas vezes com a Dona Decepção, mas como ela mesma deixou claro, cultivando o amor sobre nós mesmos, ele se fortalecerá e seus anticorpos agirão sobre estes sentimentos que nos faz chegar até ela, para que, se não definitivamente, mas a longo prazo, nos distanciemos dela também. E dessa forma será possível ativar um dos sentimentos mais nobres que considero: o da CONFIANÇA!

Decepção também sente, também vê, mas também ajuda!

“Não se iluda… Que nada muda se você não mudar…”
_____________________________________________________________________________
Gostou? Não gostou? Então, digitaqueeuteleio! 
Assine o nosso
Feed RSS e receba as atualizações do blog.
Ou torne-se fã da página do Blog no Facebook.

5 comentários:

  1. Belo texto Marcelo!!! Parabéns. Parece que essa palavra "Decepção" é hoje um dos grandes problemas que a gente vive. É expectativa demais que agente coloca nas coisas. A Carla Visi postou uma frase forte em seu blog, mas é muito verdadeira: "Quem cria expectativas termina colhendo frustrações".

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto,Marcelo.
    Bom voltar aqui.
    Aliás,estou de volta à blogosfera.
    Abraços,meu caro.

    ResponderExcluir
  3. O melhor remédio contra a decepção é a humildade e a força de vontade. humildade para compreender que não somos perfeitos, erramos e perdemos...e a força de vontade para nos erguermos novamente.
    Continua o especial anos 80 em meu blog, confira!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Ráh! Excelente texto Marcelo. É triste como muitas pessoas só fazem algo esperando o troco, não era pra ser assim, e, se não fosse, tudo seria bem mais simples.

    Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO