quinta-feira, 9 de outubro de 2008

DIA DA CRIANÇA - PARTE 1

NOS TEMPOS DE INFÂNCIA

Quando se é criança tudo parece maravilhoso: experimentamos aquela sensação de que é só festa, presente, passeio, brincadeira...

Na verdade é isso mesmo, afinal, o que mais se espera numa fase da vida onde tudo ainda é novidade? Que  nem fazemos idéia do que é responsabilidade, problemas, salário, despesas? Entretanto, com um certo período de existência, surgem aqueles momentos de impaciência, o resfriado, as bolhinhas da catapora, o tombo da bicicleta e uma nova regra: ficar em repouso. Juntando a isso, as incansáveis "promessas" de que se não obedecer será privado de brincar. E assim, começamos a entender que nem tudo é festa. E não é!

Ao darmos um salto no tempo notamos que ser criança continua sendo bom, embora com a presença da tecnologia entrando cada vez mais no nosso caminho e fazendo da infância um novo "grupo" consumidor, tudo para elas gira, ainda, em torno da fantasia de que nada é problema, de que tudo é possível também.

Mesmo com tudo mais fácil, mais acessível e com toda essa variedade de produtos voltados a este público, não trocaria pela infância que tive. Não se vivia preso em condomínios, cercado de grades; podíamos brincar pelas ruas, praças, ou mesmo em casa engenhando as brincadeiras no terreno, com materiais de construção, terra, mato. Dormir na casa de vizinho ou de um parente bem próximo só para ter a sensação de estar num outro mundo, o da nossa imaginação. Quem nunca arriscou montar uma cabana com lençóis, cobertas e almofadas? Naquele tempo, também, tudo era possível...

Eu, aos 5 anos de idade.

Pensar em internet, celular, mochila de rodinhas? Que isso! Ter um Atari já estava de bom tamanho! E os passeios eram programas ESPECIAIS: ir ao circo, zoológico ou restaurante...como era chique sair para lugares assim!

Hoje, este "quadro" mudou e muito, mas não podemos ignorar estas mudanças, afinal, fazemos parte delas também e (felizmente para uns e infelizmente para outros) não podemos deixá-las para trás.

 

As recordações que tenho de minha  infância são boas, diria maravilhosas, principalmente quando se encontra, ainda, pessoas que compartilham destas memórias pois, para mim, muita coisa na vida só tem sentido quando se tem uma infância bem viva dentro de nós. Com tantos desafios sendo colocados em nossos caminhos, resgatar a esperança de que "tudo é possível" pode nos trazer aquela certeza de que "tudo isso", AINDA, vale a pena.

2 comentários:

  1. Tinha vindo aqui ontem mas vc não tinha atualizo!!!
    Enfim... Adorei a sua foto de infância e acho que hoje em dia as crianças evoluem e aprendem muito mais rápido, justamente pelos motivos que vc citou... E isso é bom? É e não é. Penso que no nosso tempo o tempo em si demorava mais pra passar e consequentemente a nossa infância foi muito mais aproveitada, acho que crescemos no tempo certo e eu morro de saudades da minha infância!!!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, Juliana, concordo plenamente. Embora as tecnologias de hoje sejam bastante envolventes, elas vem rápido e passam rápido também, diferente da nossa época de infância. Por isso aproveito o lado bom delas pra gente poder recordar o que curtimos de verdade. É nestas horas que eu digo: viva o scanner!! rss

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO