sábado, 8 de novembro de 2008

LEITURA

por: Marcelo Moraes
     
       ADMIRÁVEL POST NOVO!

wall_paper_prap_6 
Não sei como tudo começou ao certo, mas faz um bom tempo que passei a ter um gosto por ficção científica. Poder imaginar que as coisas futuramente serão (ou que gostaria que fosse) assim ou assado, que as pessoas viverão deste ou daquele jeito, que o trabalho será realizado desta ou daquela forma; a saúde, a tecnologia...

Fiquei mais encantado quando passei a conhecer algumas obras que com o tempo serviram de base para o nosso futuro, de fato. As idéias distantes de Júlio Verne hoje estão imortalizadas em trabalhos como, por exemplo, "20.000 léguas submarinas", ou de Arthur Clarke em "2001: Uma Odisséia no Espaço", que para muitos passa como uma obra chata, parada, esquisita, assim como o filme. Mas hoje temos a internet, o celular, o satélite, o submarino, a televisão, que ninguém mais vive sem! Só sei que tenho um bom material arquivado para ser digerido bem lentamente durante meus anos de vida que seguirei (assim espero). São filmes, livros, revistas, especiais que tornaram-se meu "MASTERCAD": não tem preço! Em partes, né, porque não saiu nada barato tudo isso.

Minha busca por este tipo de material me fez ter uma proximidade maior com as livrarias (as grandes e as pequenas), tanto que, em algumas, chegava a ser reconhecido pelos funcionários e nem era seguido por nenhum para o atendimento: já sabiam que eu ficaria por lá um bom tempo FUÇANDO as prateleiras.

Um dia me intriguei com um livro que tanto ouvi as pessoas comentarem, o "ADMIRÁVEL MUNDO NOVO". Não foi por inveja, de forma alguma, foi por curiosidade mesmo, pois ouvia citações do título, em conversas ou textos, mas não sabia nada da história (salvo pelo fato de ser ficção). E aí investi meus minutos numa tarde para achá-lo. Assim, conheci tantos outros materiais interessantes (mas vamos com calma, né? Tem que passar pelo caixa depois, então complica).

Achado o livro, o trouxe para casa e mergulhei na leitura, bem naquele estilo "não dá vontade de parar"! Acho que descrever a sensação desta leitura é complexa, mas me identifiquei muito com a "ótica" do autor. Passei a me sentir GENTE depois desta leitura, pois agora já sabia o que era o "ADMIRÁVEL MUNDO NOVO" (nada de associarem ao hit Pitty "admirável chip novo", por obséquio!!!).

A ILHATempos depois alugo um filme e qual é a minha surpresa quando me deparo, sob a forma de som e imagem, com aquela história do livro que tanto curti. Para quem já assistiu
A ILHA, sabe que o assunto é aquela ficção bem concentrada de conceitos polemizados pela biologia, como a CLONAGEM e um mundo fora da nossa realidade ("geneticamente perfeito").

Claro que o filme não é obra do livro e vice-versa, mas as idéias tratadas são semelhantes, chegando você (que leu o livro), a fazer a associação dos capítulos da obra escrita em boa parte do filme.

Não vou contar sobre as obras, óbvio, mas para quem tiver interesse em uma leitura diferente, aí vai a minha dica: CLIQUE NA IMAGEM.

Admirável Mundo Novo

BOA LEITURA OU...BOM FILME!

3 comentários:

  1. Marcelo, li Admirável Mundo Novo no colegial, muito bom, mostra como o mundo perfeito não pode existir sem as desigualdades. Logo depois li 1984, do Orwell, não consegui lê-lo sem imaginar que o mundo seria daquele jeito se o socialismo tivesse "triunfado". Pessoalmente, gostei mais do 1984.

    ResponderExcluir
  2. @Luciano
    Legal esta dica, pois eu desconhecia esta obra. Anotada para a próxima parada numa livraria! rss

    ResponderExcluir
  3. cheguei aqui procurando a capa do livro e li o texto. e tenho duas observações
    1. admiravel chip novo da pity é uma homenagem a esse livro (afinal o livro trata de controle tecnologico e um chip é nada mais que isso). na verdade tem um monte de coisas que homenageiam a esse livro incluindo varias musicas de varios cantores.

    2. a ilha não é baseado diretamente em admiravel mundo novo mas deve beber da fonte. afinal o livro seguinte a admiravel mundo novo de aldous huxley se chamava a ilha e era uma sociedade exatamente o contrario de admiravel mundo novo. enquanto admiravel mundo novo de certa forma representa os baby boomers dos estados unidos viciadas em trabalho e em tecnologia a ilha é um livro onde representa-se os hippies que utilizam formas diversas de sociedades apra alem dos ismos.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO