quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

"É rir pra não chorar!"

  por Marcelo Moraes

"Cara, quando você ri, você vira gente boa, Vira outra Pessoa..."
 *

bozo

Acho fantástico quando temos motivos para rir. Ainda mais se for para dar aquela risada sem limites. Já tive que me conter com o riso inúmeras vezes, pois tenho uma sensibilidade muito aguçada para achar graça nas pequenas coisas ao meu redor. Os filmes de comédia raramente me fazem rir, mas é raramente mesmo! Costumo rir, geralmente, quando vejo um ator que faz caras e bocas em uma cena, uma frase dita num tom diferente do habitual, ou o próprio texto da história. Acho graça e dou risada. Já fiz isso no cinema algumas vezes, enquanto todos ficavam em silêncio, e já fiquei em silêncio enquanto todos se rachavam de rir. Acho que nestas horas a mesma pergunta impera nas duas situações: "Qual é a graça?", ou, "Onde está a graça?"  Bom, em algum lugar ela está, né? 

"Dormiu com o Bozo hoje?" (Porque acordou gozado)


Às vezes temos que rir só para o outro achar que você achou graça (fazer  a política da boa vizinhança até para piadas, ninguém merece!!). Mas também, há vezes em que não devemos rir em certos locais ou situações (dizem que é falta de respeito!), então, nos resta pedir desculpas quando a risada aparece.


Uma vez, quando estava na faculdade, era dia de prova e todos estavam naquela cena de preocupação, enquanto o professor nos entregava a folha branca e sem pauta, que minutos depois se chamaria prova! Bem neste momento, um outro professor, que saía da outra sala, leva um baita tombo, levando toda a sua massa corpórea (obesamente falando) pra chon! Bum!!! Bum!! Bum!! E adivinha quem estava bem na direção desta cena (trágica para ele mas hilariante para mim)? Eu mesmo, o próprio ser que digita este texto! Era só eu e mais uma amiga que vimos (e a agente da limpeza que fez malabarismo para tentar segurar o "guindaste" que veio a cair, sem impedimento): viramos cúmplices de uma risada (frase adaptada da novela mexicana "Cúmplices de um Resgate"). Por que cúmplices? Ora, toda vez que olhávamos aquela porta ou o alvo, a risada vinha de imediato e de maneira sincronizada. E quando nos perguntavam "O que foi que aconteceu que tanto vocês riram?", não dava para explicar porque a gente só ria! Ah, e na hora da prova, quem disse que conseguimos nos concentrar? Depois de uns quinze, vinte minutos, conseguimos nos acalmar (só acalmar, tentar fazer a prova custou muito mais tempo de 'calma') - #fizpausapararirdenovo. Minha timidez foi toda embora neste dueto que fizemos em pleno horário de aula. Pedir desculpas nesta hora, IM-POS-SÍ-VEL!!! E isso já faz dez anos!

Será mesmo que quem ri por último, ri melhor?

pooh_leitao Em termos de risada, não. Sempre notei que esta frase tem sido usada mais para dizer outra coisa que para o riso, propriamente dito. Como já disse num , "quem ri por último, é porque não entendeu a piada". Privar de rir acho que é, além de desperdício de alegria, de energia. Aquela energia que está nos olhos de uma criança, no sorriso e nas brincadeiras de qualquer pessoa, que acabam  trazendo momentos de descontração e, por que não, de união. Alegria também une povos, com suas pessoas, animais e plantas!

Tanto ouvi dizer que, um homem, para ser feliz, tem que realizar três coisas EM vida: ter um filho, escrever um livro e plantar uma árvore. Porém, há quem diga, também, que um homem feliz é aquele que consegue RIR de si próprio. Sou mais favorável a esta última, com certeza, rir de nós mesmos é uma prova de que, realmente, a felicidade não é algo tão distante (e tão mais improvável) como na situação anterior. Mais até que dizer que dinheiro não traz felicidade (e não traz???) Por muitas vezes já me peguei rindo de mim mesmo por algo que fiz ou disse, mesmo em trabalho. Quem é que nunca disse uma besteira ou fez algo em público que trouxe risos a todos, sem que tivesse que se esforçar para fazer graça? Ah, se NUNCA fez isso, não sabe o que está perdendo! Mas como não é algo proposital, não adianta tentar programar a graça que o efeito não será o mesmo, caso contrário, receberá um "Posso rir amanhã? Agora estou muito ocupado."

"Tá bom, mas não se irrite!"

E quando reclamam do nosso riso? Já tive que ouvir algumas vezes, uma pessoa dizendo num tom de acidez 5.0: "Este seu bom humor me irrita!" Por educação, ainda respondo: "Olha as minhas rugas de preocupação (tá vendo?)! Ema, ema, ema pra você!"

E por falar em "Ema", todos tacham a simpática Hiena como a "rainha da risada", só porque o som por ela emitido parece uma! Se alguém lhe chamar assim, não se ofenda, é sinal de que a sua graça é contagiante! Mas se lhe chamarem de burro ou besta, fique alerta, ok? Não entendeu? Vou ter que desenhar? Ai, meu Deus... kkk


hiena


Mas para que isso não pareça um papo furado, tenho sempre uma notícia cientificamente relacionada para que a minha "graça" não vá por água abaixo!


Veja só o título da matéria e aproveite para clicar nele:

Se você não riu, eu desenho pra você, tá?


_______________
* Trecho da Música Outra Pessoa (Netinho)

9 comentários:

  1. Má, e tem coisa nessa vida melhor do que rir? rir das felicidades, dos tropeços, rir é e sempre será o melhor remédio pra todos os males, amei o post

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho ataques de riso desde pequena. Uma vez a minha mãe chegou em casa e disse que tinha alugado um filme pra eu ver. Eu perguntei o nome do filme, e ela diss:
    - "A vaca Lelé", que nem tu é!"
    Eu ri durante uns quinze minutos escorada na parede. E até hoje, às vezes começo a rir sem saber de que. Será que isso é normal?

    ResponderExcluir
  3. Normal, com certeza, mas não seria se você não tivesse motivos para rir. E olha que tem muita gente assim, que encara tudo com mau humor! Obrigado pela visita e seja bem-vinda!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. tenho um problema grave: incotinência de riso. começo a rir e não consigo parar. e o pior é que isso nem sempre acontece nas situações adequadas. o bom é que o riso é contagiante e no fim todo mundo acaba rindo também.

    bjs

    ResponderExcluir
  5. Nana, acho que isso não é problema, é solução, já que no final todos acabam rindo por verem o outro rir...rss

    Seja bem-vinda!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Ah, se também não pudéssemos rir, né?Acho que estragaria toda a festa- que festa?
    Qualquer uma, até acordar num dia de segunda feira pode ser uma festa. Mau pai fazia festa por tudo e quando não tinha motivos inventava para deixar todos felizes : inauguração da geladeira, começo de novembro porque estava perto da época natalina...Dezembro porque entrávamos e época natalina...rs
    E quando ele ganhou dois gansos de Natal como agradecimento? Nunca vi dois cães de guarda mais eficazes!!!!
    Pena que hoje em dia ele não faz mais isso, pelo menos não em dias de segunda mas deixou exemplo!
    Ótimo texto. Vou voltar, tá?

    ResponderExcluir
  7. Pois é, Lia, mas como tudo na vida, tudo tem o seu tempo. O importante é que dele aproveitamos. Também tinha muitas comemorações sem motivos assim, apenas para curtir estes momentos. Mas ainda não tive a experiência de ter dois gansos de guarda...rss

    Beijo..

    ResponderExcluir
  8. Ao contrário de você, Marcelo, eu costumo rir em filmes de comédia - claro que não é todo filme de comédia que presta -, por outro lado, jamais ri vendo alguém levar um tombo, cair; simplesmente não me causa a menor vontade de rir, não vejo graça num tombo, muito pelo contrário. Sou famoso pelo bom-humor, as minhas crônicas e meus romances comprovam, mas o meu bom-humor nunca funcionou para acidentes. Algo me faz pensar que sou o único com esse "defeito de fábrica". Acho que vou fazer uma terapia sobre isso (rs!).

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Terapia? Nossa, precisa de tanto assim? rss É uma questão de ponto de vista de cada um, acredito. Nem todo tombo 'causa' graça, claro, mas acho que tudo depende da situação em que ele ocorre. Eu, pelo menos, consigo distinguir estas situações, mas não respondo por todos aqui, já que uns riem por qualquer coisa e outros custam para isso.

    Um abraço!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO