sábado, 18 de abril de 2009

Blogagem Coletiva: Quem foi seu Monteiro Lobato?

por Marcelo Moraes


"DESABAFO" DE MARCELINHO
 
Adulto adora falar difícil, né? Principalmente quando é para falar de nós, crianças, ou deles próprios, de quando eram crianças. Por que será que eles complicam tanto? Será que é porque eles aprenderam mais? Pelo menos é o que a vovó sempre me diz... Mas eu também aprendo bastante e não falo difícil. Mamãe até se irrita, às vezes, quando digo algo e ela não me entende. Eu digo tudo direitinho: peço “por favor”, digo “obrigado”, sabe... As palavrinhas mágicas; quando não entendo, pergunto “Por quê?”, e mesmo assim ela se irrita! Por que os adultos se irritam? Por que as crianças deixam os adultos irritados? Por que, se a gente fala tudo direitinho, depois eles dizem que está tudo errado? Por que que a Vovó sempre me pede para olhar no dicionário? Se os adultos aprenderam mais, por que, então, que eles mesmos não nos ensinam o que já sabem? E por que que só a vovó que conta histórias pra gente e não o vovô? Por que só as vovós que fazem aquelas comidas gostosas e não os vovôs? Ai, ai, cada vez que começo a pensar nisso com o meu amigo Pedrinho ele abre um sorriso e me diz: “relaxa, ser criança é assim mesmo, não estranhe; um dia você vai entender tudo o que os adultos dizem. Sabe, um dia a gente vai ficar que nem eles, também. Mas antes que isso aconteça, vamos brincar!”

Durante o dia, tudo bem, a gente brinca e esquece destes problemas, mas quando chega a noite, fico muito preocupado: a mamãe me leva até o quarto, me diz “sonha com os anjos” e, minutos antes, me conta uma história do Lobo Mau! Depois dizem que é a gente que complica as coisas!E mais: falam que a Cuca não existe! Mas é só os adultos que dizem isso viu, porque o Pedrinho e a Narizinho sempre concordaram comigo de que a Cuca existe. Eles sim, me entendem. Algumas vezes eu até concordo que a gente exagera para os adultos quando contamos alguma coisa. É que a gente vai pra escola todo dia e lá tem uma sala cheia de livros, e a professora acaba fazendo a gente procurar algumas respostas para as nossas perguntas. Só que eu (Marcelinho), o Pedrinho e a Narizinho nunca encontramos nenhuma das nossas perguntas lá, mas um monte de adultos contando coisas sobre as crianças (que a gente consegue entender) e as crianças falando para outras crianças. Aí, não tem jeito, a gente aprende algumas coisas de lá e isso acaba ajudando a gente a se safar daquele castigo no quarto! Nada melhor do que a gente pensar bem, antes, no que vai dizer! Mas pra isso, a nossa cabeça tem que ter um monte de ideias pra gente encontrar a resposta certa! Por isso que a vovó disse que os adultos aprenderam mais, eles LEEM mais! E foi o que a gente fez na escola, sem perceber... Viu só, criança também consegue falar como os adultos! Muito obrigado “Peter Pan”, “Pinóquio”, “Turma da Mônica”, Pedrinho, Narizinho, Monteiro Lobato e à você, querida professora, que já sabia, desde o início, que a gente encontraria as respostas para as nossas perguntas!

EU, DE ROUPA VERMELHA!

*Marcelinho é um menino maluquinho que teve uma infância muito rica. Não necessariamente rodeada de livros, mas de diversos momentos que lhe foram tão preciosos para ele descobrir esta grande joia: a leitura. Este aprendizado que lhe foi concedido, o tornou um adulto ainda mais próximo dos livros: ele virou professor! Mas como as suas lembranças não podem ser contadas em seu trabalho (já que adulto tem um monte de coisas pra fazer), ele criou um blog, onde ele deixa as suas memórias cada vez mais vivas para si e aos diversos “Pedrinhos” e “Narizinhos” que o visitam no ABRAZAR LA VIDA. E olha só que curioso o endereço do blog: digitaqueeuteleio! Por que será, hein??
 

____________________

Gostou? Não gostou? Então, digitaqueeuteleio!

23 comentários:

  1. Oi Marcelo,

    que bom que os adultos nos instigam a pesquisar, a descobrir, a "caminhar" por nós mesmos, mesmo que só vamos entender o quão bom isso é mais tarde.

    Belo post, abraços.

    ResponderExcluir
  2. Seu texto ficou muito bom, é forte candidato ao prêmio.
    Muito obrigado por sua visita e comentário lá no blog.

    ResponderExcluir
  3. Esses adultos deram trabalho mas formaram um grande escritor

    ResponderExcluir
  4. Excelente seu texto..
    È crianças e suas duvidas mesmo rs
    pior é que crescemos e ainda temos muitas..
    Parabens pela sua blogagem.

    ResponderExcluir
  5. Pois é, falamos difícil e não entendemos nada daquilo que falamos risos.

    muito bem escrito

    ResponderExcluir
  6. Esse mundo dos adultos é mesmo complicado! Eu sei porque, se não complicarem, não tem graça nenhuma! (rs*)

    Gostei da sua originalidade! Beijus

    ResponderExcluir
  7. Oi, Marcelo! texto super criativo, parabéns! A parte mais gostosa das blogagens coletivas talvez seja isto: a interação e a abertura do coração para lembrar, deixar fluir...é bom demais!

    ResponderExcluir
  8. Muito bom!
    Eu também morria de medo da Cuca...
    Bjo

    ResponderExcluir
  9. Marcelinho!

    Que delícia ler seu relato! Encantada tb de conhecer o seu blog!

    Falar da infância é voltar no tempo e reviver coisas incríveis!

    Sei que essa blogagem está mexendo com todos nós!


    Prazer em vir, ler e conhecer.

    bj

    ResponderExcluir
  10. Pintou um do vencedores !!!!!!!!!!
    Puxa Marcelo que post maravilhoso :o) Parabéns pelo relato, pela criatividade, pela história e pela infância tão marcante.
    Obrigada pela visita ao meu blog e pelo comentário carinhoso!
    Beijos
    Até

    ResponderExcluir
  11. Oi Marcelo, seu texto é uma delícia! Parabéns!
    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Caro Má... ficou muito bom o seu texto... e essa fotinha no terreno... Demais!
    E gostei muito da 'chave de ouro' no final: acrescentar o "Digita que eu leio" foi um toque de classe!! hihihihi

    Beijos!

    (Sabe que eu estava dizendo a uma pessoa aqui na Itália que não conhecia pessoalmente nenhum dos meus leitores do blog e ele me disse: 'mas isso é fantástico... porque pelos comentários que deixam, pareceem que vocês são muito amigos... bom, vocês não se conhecem fisicamente, mas se conhecem de uma forma mais profunda: conhecem seus pensamentos, suas idéias, suas almas..." UAU. E é verdade. Adoro essa nossa amizade virtual!
    E o profundíssimo ser que me disse essas palavras aparecerá no meu blog logo, logo... E ao contrário do meu ex-namorado, que morria de ciume de todos os meus leitores, esse ser profundo que eu conheci adora muito toda essa interatividade 'tipicamente brasiliana'... Estou tão feliz, Marcelo...

    Beijos

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Gostei, Marcelo. Foi um ótimo jeito de contar sua história, muito criativo.

    Um grande abraço!

    William

    ResponderExcluir
  14. Olá Marcelo!

    Que lindo que ficou seu texto! gostei muito mesmo, quanta criatividade. Mas, já era de se esperar né Marcelo, você sempre nos surpreende com seus posts sensacionais.

    Parabéns amigo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Marcelo, textos como o seu engrandecem essa coletiva. Estou muito feliz por ter amealhado tãos bons leitores para o meu blog. Obrigada por contribuir para o sucesso deste evento.

    ResponderExcluir
  16. @todos
    Muito obrigado pelos comentários! Tem sido muito bom visitar blogs novos e dos amigos de sempre.


    @Isadora
    Eu também tinha medo da Cuca kkk

    @Gisa
    Concordo contigo! Nos conhecemos muito mais assim.

    @Vanessa
    Estas blogagens são muito positivas para todos!

    ResponderExcluir
  17. Oi, já está no Fio a lista com os textos selecionados para a votação que premiará três blogueiros com um livro da Zahar. Conto com você para ajudar nesta tarefa. O link é http://tinyurl.com/dnlozq

    Ah, teu texto está na lista!


    Abraço

    ResponderExcluir
  18. Adorei seu texto, Marcelo!
    Parabéns, muito divertido!
    Beijos Tempestuosos!

    ResponderExcluir
  19. Uma delícia ler seu post sobre ML, sua infância e suas lembranças, Marcelinho. Mereceu ser selecionado, sim. Um beijo.

    ResponderExcluir
  20. Parabéns.... seu texto está na lista!!!

    :D

    ResponderExcluir
  21. Marcelo, continua digitando que eu vou continuar te lendo. Sabe, falando em segredo- com uma amiga- o seu segredo parece ser o de ter mantido intacto( ou quase) a criança que cresceu junto e com você. Isto é, se é que crescemos mesmo pois nem sei se continuamos sempre iguais e apenas nos esquecemos disso.rs
    Liga não. Vc passoou lá pelo meu blog bobo e sabe que ando encucada com questionamentos antiiiiigos, né. E ,à propósito, lembrou -me de uma coisa preciosa que havia de fato esquecido: A vírgula!!! Para esta tal de vida ou filme também .Ah,
    Mais uma coisinha, que sorte a desses seus alunos, viu.
    Onde é que se vota para esse tal prêmio que eu quero votar em você.
    Abraço grande.

    ResponderExcluir
  22. @VanessaMuito obrigado pela notícia!

    @Tempestade e @AdelaideObrigado e sejam bem-vindas!

    @GisaViu só que chique? rss

    @LiaÉ só clicar aqui e ler as instruções do post. Obrigado!

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO