sexta-feira, 8 de maio de 2009

O vírus pode ser mais voluntário que você! #prontofalei

por Marcelo Moraes

garfield10  
Depois do Furacão Susan Boyle, agora mais saudável, feliz e saltitante que muitos de nós, chega o tsunami vírus da Gripe Suína. Enquanto o nosso ainda presidente diz que não é para nos preocuparmos com esta doença*, que aqui no Brasil não há perigo, já temos a confirmação de alguns casos da doença. Quando este mesmo brasileiro - que ocupa a presidência - disse isso em rede nacional, eu imaginei a "caca" (pra não dizer ...erda) que ele jÁ estAVA fazendo. Como biólogo, eu disse em voz alta: "Eu não acredito que estou ouvindo isso!!!" Depois pensei (nem precisei muito), é o nosso presidente que está falando (será que ele disse isso por si ou leu algum discurso pronto?)! Sendo assim, resolvi continuar disseminando minhas visitas pela blogosfera, enquanto as coisas iam acontecendo, que pelo menos na rede podemos filtrar certas frases impactantes e inacreditáveis como esta. Mas não foi bem assim que aconteceu ultimamente comigo...
Em abril, participei de três blogagens coletivas. Duas realizadas pela Vanessa, do Fio de Ariadne, e uma pelo Movimento Blog Voluntário. Nesta última, foi a minha primeira participação e achei muito interessante por estar ajudando a quem precisa, transmitindo um pouco do que aprendi na blogosfera. Neste dia, a @julianasardinha e o @compulsivo retuitaram a minha postagem e tive um excelente número de visitas. Para o meu blog pintinho, isso foi uma avalanche de visitas (fiquei feliz com o resultado e fico grato por isso). Pois bem, ajudar é bom, é ótimo, todo mundo concorda. Mas já em ser voluntário, eu não sei se é tão bom assim. Nunca disse "eu assino embaixo" a nenhuma campanha do tipo "Seja Voluntário você também", que depois mostram contas de banco para depositar uma quantia, pedem para levar produtos para tal instituição, e tantas outras "regras" para você ser um voluntário. Há casos emergenciais, como por exemplo, o de Santa Catarina e outros mais deste gênero, que aí sim, é necessário uma ajuda mais abrangente. Mas nem toda campanha visa só ajudar alguém...** Até onde eu sei (o que se aprende, se passa adiante), ser voluntário é transmitir ao próximo um pouco de si, por livre e espontânea vontade, ou seja, sem ser forçado!

Mesmo se parte de você a opção por fazer algo, ou se você se inscreve em algum evento coletivo (como é o caso destas blogagens).


Mas como o ser humano, às vezes, se assemelha a uma máquina - que, de repente, pode dar um "tiuti" - justamente em dias como este podemos não estar bem, e aí começa o dilema: Cumprimos com a nossa promessa ou nos cuidamos? Tentei fazer os dois. Assim como a Vanessa relatou sobre algumas ausências de postagens na última blogagem coletiva, eu também fui vítima da Lei de Murphy e a rinite "me atacou". Com todos os sintomas aflorados, o sacrifício foi grande para realizar as duas postagens, tanto do Movimento quanto do Filme da Minha Vida (que eram em datas próximas). Depois de postadas, nem tive condições, no dia, de visitar muitos blogs participantes (estou vendo bem aos poucos). A minha energia estava baixa, mas mesmo assim pude conferir alguns posts do Movimento Blog Voluntário, porém, não me animei muito não, pois o que eu achava ser voluntário passou a transparecer a mim, algo forçado, sem compromisso. No português claro: "feito nas coxas". Comecei a me perguntar do porquê de eu ficar quase um dia montando uma postagem para deixar algo apresentável, útil, se enquanto isso, muitos postavam textos mal escritos, sem o mínimo de preocupação, ou com a estética, ou organização, ou linguagem da informação (eu disse "ou" e não "e"). Uma coisa é você não conhecer todas as ferramentas para uma postagem (mas saber dar o seu recado) e outra é conhecê-las e utilizá-las (mas não saber dar o seu recado). Quando o @juliomoraes (que é Moraes mas não é  meu parente) enviou pelo twitter um link de um dos participantes (que não darei créditos, por motivos óbvios), a minha conclusão foi exatamente esta que você vê logo abaixo:

@juliomoraes

Um movimento VOLUNTÁRIO para combater o ANALFABETISMO DIGITAL, esta foi a proposta do movimento que EU ME INSCREVI, certo? Certo. Me inscrevi, por saber que eu teria algo a ACRESCENTAR nesta proposta, e que saberia fazer! No entanto, comecei a ver pessoas que não foram capazes de transformar algo simples em funcional, publicando postagens como se tivessem fazendo um favor (bem daqueles com cara de saco cheio, ou dizendo "eu fiz a minha parte, não reclama!"), postando o selo do movimento no final da postagem, ou uma frase "seca", dizendo que aquele post faz parte do movimento blog voluntário. Usando o internetês, durante estas leituras, só conseguia dizer: G-Zus! Se já fazem algo assim sendo "voluntário", nem imagino o que fazem (e como fazem) quando não o são! Lamentável. Quero estar enganado, mas cheguei a pensar que muitos queriam mais expor seus blogs que mostrar sua contribuição ao movimento. Como eu disse, quero estar enganado (mas será mesmo que estarei?). Os organizadores do movimento (e possivelmente alguns voluntários) montarão um e-book com algumas postagens dos participantes, para que os iniciantes no mundo digital tenham um material útil e funcional para darem os primeiros passos na rede ou no computador. Agora é aguardar para ver o resultado final. Mas uma coisa é certa: não será uma tarefa fácil para eles (quantitativamente falando, e qualitativamente também)! #mbv2009


Lembra-se de quando eu disse que "Comecei a me perguntar do porquê de eu ficar quase um dia montando uma postagem para deixar algo apresentável, útil, se enquanto isso, muitos postavam textos mal escritos, sem o mínimo de preocupação, ou com a estética, ou organização, ou linguagem da informação"?

Pois é, diante disso, algo me diz que encontrei a resposta. Simples e funcional como a proposta do movimento: Porque eu sou um voluntário!

Mas eu não estou sozinho nesta trajetória: A gripe suína chegou ao Brasil por "livre e espontânea vontade", também. Ela não se inscreveu em nenhum concurso (como a Susan), tampouco num movimento coletivo(como eu), mas já mostrou ao nosso presidente (e ao mundo), que um vírus (que só aprendeu a se replicar nesta vida) pode ser bem mais voluntário que muitos seres pertencentes ao Reino Animal! Não, não estou falando do Garfield e de seus companheiros felinos, não, mas de nós mesmos! #gripesuína  #prontofalei.

* É dever do governo não alarmar a população, por motívos de "força maior" (entrar em pânico está nas entrelinhas);
** Não estou banalizando trabalhos voluntários, só abordando este  caso (do #mbv2009) que achei um desrespeito por parte de quem não se "doou", de fato.


__________________
Gostou? Não gostou? Então, digitaqueeuteleio!

4 comentários:

  1. Bom dia, Marcelo!
    Primeiro quero dizer que é muito bom chegar no trabalho e ler os seus posts. Percebo em cada linha, em cada parágrafo o seu cuidado e carinho ao escrever e transmitir a mensagem que você quer passar. Isso sim é ser voluntário! Nos dá ânimo, vontade e sobretudo inspiração para enfrentar mais um dia e além disso, para alguém como eu, blogueira iniciante, tentar escrever um pouco melhor.
    Obrigada!!!
    Tenha um ótimo dia...
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Como é difícil, não é mesmo! A gente sabe que as pessoas são diferentes, mas sempre resta uma esperança que elas deem o máximo naquilo que fazem, mas isto nem sempre acontece...uma lástima! Contudo, creio que não deixa de ser um aprendizado para todos: a idéia é, na próxima vez, ler, reler, redefinir, adequar-se, reavaliar...parabéns pela postagem. Penso que é assim, com pequenas atitudes (na verdade, com grandes atitudes de coragem) que as coisas começam a acontecer. Abçs :)

    ResponderExcluir
  3. @Kellen
    Obrigado! O blog não deixa de ser uma parte de nós, né? Então, temos que dar valor a ele também, mas não foi o que notei naqueles blogs que visitei no dia do Movimento (não estou generalizando, claro). Com o tempo a gente vai descobrindo o nosso jeito de postar. O problema é que, quanto mais penso, mais eu quero escrever kkk Aí, haja tempo pra conseguir passar tudo o que tá na cachola para o post..rss Bj

    @Elaine
    Exatamente. Foi o que a Vanessa comentou no blog dela também: a palavra em destaque é APRENDIZADO. A gente acaba aprendendo com os outros, mas também, com a gente. Por isso não achei justo simplesmente participar e deixar por isso mesmo. Achei desrespeito sim, por parte destas criaturas. Vamos ver se os organizadores do Movimento nos darão um retorno REAL sobre a blogagem.

    ResponderExcluir
  4. Achei o máximo a sua comparação de seres "ditos" voluntários com o vírus, Má. Foi realmente muito boa. Só quem é (ou já foi) voluntário de verdade sabe o que isso significa... Beijinhos.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO