sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

DesOrkutando: Doze meses depois... #redesocial

 

por Marcelo Moraes

tomada

Olha só, há exatamente doze meses, cliquei no botão desativar minha conta do orkut. Aquela decisão de maluco que quer fugir do hospício que pairava sobre mim, me convenceu para tomar tal decisão. Estranho pensar que semanas antes eu achava um absurdo alguém me dizer que não tinha orkut ou lhes dizer que eram uns doidos quando ouvia um “saí de lá”. Virei a página, mas não cuspi pra cima. Desde que tive um contato maior com a informática, a curiosidade passou a tomar conta de boa parte das minhas descobertas do mundo digital, sem ela, impossível alguém caminhar muito neste cyberespaço, não é? Saber mexer (ou fuçar) em seu próprio computador é o primeiro passo, a internet vem em seguida. E a descoberta de redes sociais me fez avançar um pouco mais neste exercício da tal “curiosidade”.

 
bbb-olhosPrimeiro era entender ao certo o que seria uma rede social. Depois de muito engatinhar no site, fui fuçando e encontrando várias ferramentas. Com o tempo, o site dispunha uma versão em português, e aí as coisas foram ficando mais fáceis. O que fez com que o Orkut virasse uma febre de mais de 40 graus não sei com certeza, mas que a curiosidade está entre as possibilidades, é fato. Nestes doze meses, aquilo que tanto me incomodava cessou, não me preocupo com o que ocorre com fulano, nem o que cicrano deseja descobrir sobre mim. Não me irrito com ninguém, e ninguém se irrita comigo. Acredite, tem gente que ainda não se deu conta de que saí de lá! Ainda me dizem que tentaram me deixar um recado mas não me acharam! :D A minha vida ficou mais livre, muito bem, obrigado.

Mas você só sabe falar mal do Orkut. Por quê?

novorkut Não é bem por aí, eu apenas disse no post a la miguxo do ano passado (pra todo mundo entender) que quando o Orkut era um site de relacionamentos que visava encontrar e fazer amigos, eu o explorei ao máximo e o curti pra caramba. Ficava tantas horas a mais como fico no blog, no twitter e afins. Foi só virar uma feira livre que passei a desgostar daquele endereço. Nos bons tempos, retomei amizades antigas, mas também colhi novas, as quais permanecem comigo até hoje. Descobri fontes de pesquisa, dicas, tutoriais e um pouco de informação também. Desta forma, o site me trouxe bons frutos, assim como para outras pessoas também, mas como não tinha mais o que me acrescentar, saí e dobrei a esquina: cheguei no facebook e no MySpace. Dentre eles, me familiarizei mais com o primeiro, pois senti uma interação maior e melhor que o segundo, que ainda lembra muito o Orkut, porém o mantenho atualizado também. E assim caminham as relações no mundo virtual. Você desiste de um mas tem sempre outro para ser escolhido também. Há pessoas que defendem e continuarão a defender o Orkut com seus argumentos, da mesma forma que eu faço o contrário. É opção, é decisão de cada um. Dizer que aprendi a usar com mais cautela estes sites, não sei se isso será tão possível de se conseguir, pois se queremos nos relacionar, não tem como nos privarmos um pouco de nós para os outros, certo? youtubeDa mesma forma que somos com nossos blogs: por mais que o blog seja técnico e de um autor com identidade anônima, sempre deixa um pouco de si em seus textos. Mas aprendi, acredito, a somar mais em termos de amizade e conhecimento, que aguçar a olhadela alheia no buraco da minha fechadura #bbb

Mas e o Novo Orkut, não vai querer?

novoorkutVelho Orkut ou novo Orkut, não deixará de ser Orkut. Não vejo que ficará melhor, apenas que ficará mais atraente: uma troca de fechaduras, ao meu ver. Muitos não deixarão de manter-se expostos como objetos em vitrines, ou não deixarão de mostrar uma realidade que não é a sua. As cenas de ciúmes e de traição, os crimes, as comunidades sem fundamento, os parabéns forçados por lembretes e não por vontade própria da pessoa, não vai acabar. E o que que tem de novo nisso? Você acha que vai mudar?

As redes que não se acabam...

1125 Eu tenho um pouco de sorte ao entrar nestas redes sociais geralmente quando estão no começo ou quando não ganharam a popularidade que passa a ter depois que o brasileiro descobre que tem ou existe. No Orkut foi assim, em 2004 quando entrei, e no Facebook e twitter também (que não eram populares). Eu falava para alguns amigos destes últimos e eles “O que é isso?” Agora os mesmos me chamam para dizer: “Você tem twitter??????” Nem respondo, já coloco logo o link do meu e depois um genérico “Faz teeeeempo!” E eles ignoram que um dia lhes fiz a mesma pergunta #abafa

Tudo será assim no universo virtual, vão sair, estagnar, ressuscitar coisas, mas também surgir e aperfeiçoar outras. E eu não vou fugir de nada disso, quero é conhecer ainda mais estas redes e ver o que podemos somar ou subtrair com tudo isso. Já estamos conectados com tudo mesmo! Engana-se aquele que acha que está livre de ser encontrado nas buscas. Há diversas redes além das populares que pouco conhecemos, mas que a minha caixa-postal sabe muito bem, de tantos convites que recebo: badoo, sônico, hi5, beltrano, gazzag (que virou octopus). Se tem mais, que diferença isso faz?

Se antes bastávamos estar conectados para ter contato com o mundo, agora parece que não é o suficiente, temos agora que ter “amigos, redes, grupos…” Os sites passaram a aderir ao sistema de “rede social”, e qualquer cadastro que viremos realizá-lo, já temos a opção “adicionar como amigo”, receber “sugestão de amigos” ou algo assim. Até o próprio “Me Adiciona”, onde incluimos nossos serviços cadastrados também conta com este sistema de “amigos”. Se esta tendência vai além de um estímulo comercial, não sei, pois mesmo no mundo virtual fazer amigos não é tão simples assim.

Googlewave Recentemente, o que mais tem se falado na rede, além do novo Orkut, é o Googlewave, que une vários serviços do Google que temos separadamente em um único espaço. Da mesma forma que os outros, é para interagirmos ainda mais com as pessoas. Ah, e a novidade pra fazer o seu marketing de lançamento, óbvio, é a participação através de convites, como no Orkut. Básico isso, né? Pois é, me animei em querer este convite, o que foi inversamente proporcional ao novo Orkut. Já tenho o meu googlewave, que ganhei da @JulianaDB, mas ainda não o explorei de fato. Mesmo porque, muitos que estão chegando são tão novatos quanto eu, exceto os usuários de plantão. Até agora só enviei um convite a alguém, sendo assim, se alguém desejar um, deixe o endereço de e-mail nos comentários desejando interesse pelo convite e aproveite para citar um ponto positivo e um negativo das redes sociais. Ficarei grato por isso. E você, vai aderir a esta nova onda? #googlewave

 
Viu como não dói sair do velho orkut? Como falei, virei a página, mas não cuspi pra cima!
fechadura Informações Adicionais:
_____________________________________________________________________________
Gostou? Não gostou? Então, digitaqueeuteleio! 
Assine o nosso Feed RSS e receba as atualizações do blog.
Ou torne-se fã da página do Blog no Facebook.

Um comentário:

  1. Há muito tempo que desencantei com o orkut, porém não exclui minha conta por causa dos contatos de vários amigos e familiares que só conhecem e são "bitolados" no orkut. Enquanto não encontrar um outra forma de manter contato com essas pessoas, serei um "escravo" do orkut.
    Abraços,

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO