quinta-feira, 29 de abril de 2010

Verônica decide não morrer! #tv #novela #fofoca

por Marcelo Moraes

Blogagem do blog Ideias de Milene

  Blogagem Coletiva: Minha cena preferida de novela


Às vezes ficamos presos aos fatos passados há muito tempo. Às vezes nos prendemos aos fatos passados recentemente e repetimos as mesmas falas pro resto da vida. Às vezes somos estranhos, alimentamos esta mania de lembrar do que foi passado. Às vezes as pessoas gostam porque faz bem, às vezes porque pode ser o bem que não podem fazer a alguém...Às vezes é bom porque simplesmente é para ser... Às vezes é bom sem se saber o porquê... Às vezes lembramos, esquecemos, mas quando lembramos, é fato: relembramos sempre! E chega a hora de dizer: “Vale a pena ver de novo!”. O quê?

Aquela cena de novela!


Olha lá aquele ciclo novamente: o mocinho querendo a mocinha; o bandido querendo dar o golpe no baú no patrão bem sucedido; a empregada sonhando com o cantor sertanejo ou o ator de novela (ou curtindo o “pagodin” na “buati”) e fazendo-se de coitada - ou bancando a filha da patroa de nariz empinado; o filho querendo mostrar a adolescência a la Malhação; a governanta com o amor platônico pelo patrão; o mocinho que descobre que tem um filho (ou uma filha); os encontros e desencontros que a vida coloca para todos. Ah, e tem os etecéteras, etecéteras e etecéteras também! Novela é assim: chega um, passa outro, uns ficam, outros morrem, outros somem sem motivo aparente. Depois tudo termina de forma previsível no capítulo final (Quem sumiu volta ou teve que fazer aquela viagem estratégica que o escritor encaixou na última hora por motivos de “força maior”).

Pois é, eu achava que fosse sempre assim. Achava!

Nas novelas, alguns elementos se repetem, porém, o tempero que “apetece” toda esta “salada” que degustamos com tanto gosto, tem um toque especial dos seguintes elementos:

  • elenco impecável, com atores e atrizes de várias idades mas com uma sintonia fácil de se notar;
  • equipe técnica sempre antenada;
  • edição exata;
  • trilha sonora sem exageros;
  • uma trama com começo, meio e fim: surpresas em cada etapa da trama e sem o “enroleichan” que é de praxe na maioria das novelas de sucesso.

Para mim, estes elementos foram essenciais para entender por que que certas novelas nos fascinam tanto. Por que que certas novelas nos prendem, nos seduzem. Não, eu não sou um roedor de novelas: durante a infância até diria nomes, anos de exibição, horários, atores e personagens, mas há muitos anos também, não me prendo às novelas. Das poucas que vejo ou vi, sempre foram aos pedaços e totalmente sem compromisso(vendo por “acidente”). Mas algumas cheguei a ver por completo (também não sou de ferro, né? Rss).


Dizer nomes? Não me faça pergunta difícil! Personagens? Piorou!

Em um destes acidentes descobri a chamada da novela Cama de Gato. Só pela descrição da história decidi assistir ao primeiro capítulo. Nele, percebi de imediato o que teria: novidade! E eis aqui o meu registro:

@Celitu@Celitu @fiodeariadne  @Celitu @fiodeariadne @Celitu

A novela me atraiu, me abduziu, me consumiu, me surpreendeu, me cativou! Como quem assiste àquelas séries viciantes estilo Lost, House e afins, Cama de Gato me trouxe um novo conceito de ver novelas: a ausência da mesmice, a iniciativa de partir pro abraço apertado, vestindo a camisa do título da história, do parágrafo e do travessão dos diálogos narrados. Cada personagem com seu respectivo papel, teve tempo suficiente para crescer e se destacar em algum momento da trama. Sem exceção! Mas dizer que não teve nenhuma estrela de quinta grandeza, seria, no mínimo, um deslize, pois o papel encarado por Paola Oliveira (sim, aquelazinha de O Profeta, toda meiguinha e com carinha de só mais um rostinho bonito na TV), mostrou que para ser grande, não precisa virar #BBB nem manchete paga de uma “tititi da vida” para ter brilho: basta ATUAR! E este brilho se estendeu refletindo até na “Dança dos Famosos”, com a conquista do primeiro lugar no concurso!

O elenco todo merece meus aplausos (merece mesmo), mas o tapete vermelho, não tem como deixar de lado, vai para a vilã que desbancou Paola Bracho, de A Usurpadora (que eu também vi, e do começo ao fim), e até a inesquecível Nazaré de “Senhora do Destino”! E tudo isso, feito com uma sutileza ímpar! :D

Embora eu não seja noveleiro, esta novela me fez ver que eu não estou tão fora do termo como eu achava: neste período, saía do trabalho e ia rapidinho pra casa para não perder muito da novela, e por muito tempo fiz isso...rs Com a amiga tecnologia a meu favor, voltando do trabalho, num transporte coletivo, lá estava eu com a minha recém adquirida telinha digital ligada via celular, me registrando os últimos momentos da super vilã Verônica caindo em sua própria Cama de gato! Para quem acompanhou a novela sabe o quanto este momento foi marcante e cheio de surpresas.

Se não conseguir por aqui, veja no YouTube clicando neste link: Cena de Cama de Gato


Esta cena ainda não é antiga, mas acredito que não só para mim mas como para muita gente, será uma daquelas cenas de novela que VALERÁ A PENA VER DE NOVO também!

*Pena que não achei a cena completa, mas está valendo o registro.
_____________________________________________________________________________
Gostou? Não gostou? Então, digitaqueeuteleio! 
Assine o nosso
Feed RSS e receba as atualizações do blog.
Ou torne-se fã da página do Blog no Facebook.

13 comentários:

  1. Quando se tem a impressão que a novela foi curta, é por que foi boa. Cama de gato não se estendeu, não fez mesmices.

    Não consegui assistir inteira, realmente o horario judia. Paola Oliveira há muito vem mostrando a carinha e dizendo que tá vindo com tudo. Camila Pitanga depois de uma lavada como "Bebel" em Paraíso Tropical voltou, linda, e expressiva.

    Eu gosto de novela, como já disse, vejo até as mexicanas e tenha certeza, A Usurpadora ta no meu curriculo.

    Ver novela não é perda de tempo, é a nossa cultura posta em cheque. Os americanos tem Hollywood, os seriados que pipocam na TV, e ninguém diz: Nossa, vc vê isso?

    Não entendo por que tantas pessoas acham absurdo assitir novela...não precisamos perder compromissos pra ficar em casa grudados na TV, mas saber do que se trata, até para não ficar boiando em certas rodinhas de conversa, não faz mal a ninguem.

    Abração.

    ResponderExcluir
  2. Eu amo novela. Mas, ultimamente não tenho tido tempo de assistir.
    CAMA DE GATO surpreendeu.
    GUERRA DOS SEXOS foi uma das minhas favoritas, sem dúvida.
    Estou esperando pra ver a nova TI TI TI, que será lançada em breve.
    bjsssssss

    ResponderExcluir
  3. Marcelo, também tive esse mesma impressão em relação à "Cama de Gato". Depois de um bom tempo sem acompanhar telenovelas, parei diante da TV para ver essa trama envolvente.

    "Cama de Gato" mantinha os padrões de um folhetim global. No entanto, enovou em muitos aspectos, como, por exemplo, a condeção da vilã, capítulos antes do final da novela.

    Aliás, essa cena da fuga de Verônica foi uma das melhores que assisti. A forma como foi dirigida é impecável. Mas, certamente, não teria o mesmo efeito se não fosse a brilhante atuação da Paola.

    A novela inteira está de parabéns.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Engraçado, sempre odiei novela das seis.A unica que gostei muito foi "Chocolate com pimenta".Não sei nem explicar o motivo de tal antipatia hahaha
    Agora novela das 8? sou taradoviciado assisto todas hahhahha
    Abraço Marcelo

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente não consegui assistir essa novela, apenas alguns capítulos. Mas na aula de pintura ficava sabendo de tudo, minha amigas comentavam. E aa crítica diz que foi muito bom. Infelismente perdi.
    Paraben´s pela brilhante blogagem.
    seu blog é um encanto e vou ficar mais um pouquinho para le.
    Pena que não estou em minha casa, mas segunda quando voltar volto, mas já sou sua seguidora.
    beijos de bom fds pra ti!
    Parabéns mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Marcelo,

    É admirável o efeito que as novelas tem nas pessoas. Pura mágica. Até que tentei assistir a "Cama de Gato", mas não deu, desisti poucas semanas depois. Também colaborou para o fato 6 e pouco ser o horário no qual geralmente estou lendo, então.....

    ResponderExcluir
  7. Também sou noveleiro de carterinha,se bem que não tenho tido muito tempo para assisti-las ultimamente.Tenho muitas favoritas.Excelente post,como sempre,Marcelo.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  8. Oi Marcelo,
    Essa novela não foi de todo ruim, mas eu gostei dela... Pena q não vi mto pq caminho nesse horário!
    Obrigado pela participação!!!

    bjo

    ResponderExcluir
  9. Na verdade os caras deram um show, pois trata-se de uma reapresentação, é claro. (sorrio)

    ResponderExcluir
  10. Marcelo, sou eu quem lhe agradece, cara. Abraço e conto com suas visitas, amigo!

    E novela shou é Sinhá Moça. Meu amigo, os caras estão dando um show de interpretação e reconstituir época não é brinquedo.

    Abraço do Jefhcardoso

    ResponderExcluir
  11. Gosto muito de novelas, mas não tenho acompanhado na íntegra essas últimas, sinto muita saudades de sucessos como Roque Santeiro, Renascer e Pantanal que para mim foi e ainda é a melhor de todos os tempos.
    Obrigada pela visita no Cripta e desculpe a ausência.
    Beijo e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  12. Olá Marcelo
    Quando criança eu era noveleiro, lembro da primeira cena de novela que marcou foi na novela Elas por Elas. Depois vieram tantas outras e eu ali, também com meu caderninho anotando tudo. Ficava pedindo minha mãe pra comprar as revistas e jornais pra saber os acontecimentos futuros. Quando fiquei adolescente, a paixão continuava. Não esqueço jamais de Vamp e Que Rei Sou Eu. Assistia a todas: Globo, SBT e Manchete. Só eu me lembro de Guerra sem Fim e Antonio, O Taxista...Tenho certeza. Diziam que um dia eu seria um crítico de TV. Quando me tornei adulto o trabalho e os prazeres noturnos me fizeram perder o hábito, uma das últimas que vi com afinco foi A Favorita que trouxe uma inovação quanto ao caráter dos personagens. Nada estava desenhado definitivamente.
    Quanto as novelas das seis eu nunca fui muito fã, sempre achei as mais fracas, as mais bobas. Até que Gilberto Braga (Meu autor predileto) trouxe Força do Desejo para modificar o horário. Depois veio Walcyr Carrasco e Cia Ltda e tudo mudou. Hoje com a inserção de novos autores, a Globo acerta sim e em cheio, mesmo que tendo resultados satisfatórios como na novela das sete atual.
    Particularmente, eu gostaria de ter visto Cama de Gato, pois minha mãe não fazia nada no horário só para acompanhar a trama. Como teremos Silvio de Abreu vindo aí, pode ser que eu volte a sentar diariamente na frente da TV as 21h e acompanhar mais uma obra desta que é a nossa “sétima arte”. Abraços do Grande e continue visitando O Que Deve Ser Dito, tá?

    ResponderExcluir
  13. Marcelo, seu post, como de hábito ficou muito bom. E Cama de Gato foi uma escolha excelente. A Paola entrou para a galeria de vilãs. Abraço.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO