sábado, 5 de junho de 2010

Um post sustentável!

por Marcelo Moraes

Conheça o ECODESENVOLVIMENTO!

2010 é marcado como o ano da biodiversidade. E isso gerou, desde então, a discussão de um dos assuntos mais importantes, diretamente ligado ao tema: a sustentabilidade (ou Desenvolvimento Sustentável). Ser sustentável é, antes de tudo, usar o conhecimento e a informação para sustentar bons hábitos para o seu dia-a-dia. Com todos os problemas ambientais que nos deparamos, conscientizarmos de que temos papel importante no tratamento (já que pensar em cura é algo praticamente impossível) do nosso planeta, nos conduz a ter algumas atitudes significativas neste processo.



Informar, praticar, compartilhar, disseminar ...

A busca de informação através dos veículos de comunicação existentes, onde quase tudo ocorre em tempo real, torna o nosso trabalho ainda mais promissor, visto que cada um de nós utilizamos meios de comunicação distintos e diversos para termos nossas notícias, além, também, do público-alvo que cada um abrange mais.

Praticar o conhecimento adquirido é o necessário para que a consciência se fortaleça, gerando nas pessoas uma mudança de comportamento.

Tive meus receios em mudar certos hábitos do dia-a-dia. Como abordado no primeiro post de 2010, uma das práticas mais comuns que costumava fazer era ir às compras sem sacolas retornáveis. Precisou mesmo de uma força de vontade e da necessidade em querer mudar. Em pouco tempo, já estava saindo de casa com a sacola dobrada na mão ou guardada na mala, quando pensava em passar pelo mercado no caminho. A prática da ação é que faz mesmo a diferença, pois ficar só na promessa, não resolve nada e nada se muda. Por mais que todos falem e você também, se não fizer, de nada adiantam as palavras bem colocadas num discurso ou numa roda de conversa.

Quando decidimos praticar, passamos a fazer tudo automaticamente, sem que precise se lembrar ou ser lembrado por alguém. No trabalho, vejo que muitos saem de suas salas e largam ventiladores e luzes acesas. Quando passo por elas, apago tudo. Em minha sala, faço o mesmo nem que seja por pouco tempo ausente. É prática, é consciência. Chamar a atenção deles? Não, prefiro praticar, já que falar, todos falam, mas fingem não ouvir.

- Quando estou escrevendo um post, não ligo o computador e espero as ideias chegarem. Ligo assim que ela me “pedem” para sair da cachola pra chegar no “papel”. É prática, é consciência.

- Na cozinha: arrumar a louça suja facilita na hora de lavá-la e diminui o tempo por lá. Evita de quebrar alguma peça ou de se machucar também. Ria quem quiser, isso é #fato É prática, é consciência.

Coleta seletiva em Tubarão: conheça a proposta! - Separação do lixo orgânico do reciclável: por ter a sorte de morar numa cidade que tem coleta seletiva há anos, é comum termos dois recipientes para pôr o nosso lixo. Isso inclui no quarto, na cozinha e no banheiro. Torna-se um vício, que quando vou a uma casa que não tem, não me sinto bem em colocar tudo junto e acabo deixando no canto, perto da pia ou em outro saco. Mas quando tenho que jogar numa via única, a sensação de estar fazendo isso não é nem um pouco boa. É a prática, é a consciência.

- Viver se alimentando de produtos orgânicos, não é tarefa fácil,prato do lema principalmente pelo alto custo ainda, mas o hábito de inserir mais vegetais que animais em minha alimentação, nunca foi uma dificuldade para mim. Pessoas com aquele prato de “peão” (montanha de arroz cercada de carnes: moída, frita ou #seiláoque) olham torto e ironicamente dizem: Você come só isso? Você chama isso de comida? Vai viver de vento? Vou justificar pra elas? Não, não, prefiro praticar. É a prática, é a consciência!

Já que falamos tanto de tecnologia, com seus prós e contras, o que teríamos a fazer por aqui também?

Ecofont

A resposta é sempre simples: compartilhando conhecimentos. Através desta prática, conheci a ECOFONT, uma fonte ecologicamente correta que utiliza pouca tinta na impressão, pois conta com pequenos furos nas letras que garantem uma economia tanto para o bolso quanto para o ambiente. O site apresenta todo o projeto sobre estas fontes e disponibiliza para aquisição, um pacote de softwares com todas as fontes disponíveis no formato ECOFONT, mas ele permite que você baixe gratuitamente uma das fontes para usar, conhecer e, claro, disseminar esta ideia também. Veja como ficou o exemplo que escolhi, que mesmo no modo negrito, cumpre o que promete:

Exemplo de texto utilizando a ECOFONT: a fonte ecologicamente correta.
 

Para baixar é bastante simples e todo o procedimento você encontra no site, que consta de opções de idiomas para que a leitura possa ser realmente globalizada. É uma forma de conhecer um outro espaço e descobrir que há muita gente preocupada em explorar da melhor forma possível o nosso ambiente, buscando maior harmonia entre os seres e suas “coisas” e menor consumo de seus recursos. Isto também é qualidade de vida, sabia?

Hoje, comemorando o Dia do Meio Ambiente, resolvi mostrar um pouco da sua importância falando de algumas práticas que adquiri, ao invés de cair no erro de só apontar as desgraças, reclamar dos governantes ou de bancar o 100% ecologicamente correto. A vida perfeita está longe de acontecer, mas apontar caminhos para uma vida feliz e mais leve é sinal de que qualquer atitude frente a esta causa, por menor que seja (ou pareça), vale a pena.

A minha consciência agradece.

E você, tem alguma prática para compartilhar também? Conta aí, parceiro! Conta aí, parceira! :D

Este é mais um texto original neste blog, que visa não esgotar um dos recursos mais importantes para o seu espaço: o respeito ao leitor. Isto é prática, é consciência!

_____________________________________________________________________________
Gostou? Não gostou? Então, digitaqueeuteleio! 
Assine o nosso
Feed RSS e receba as atualizações do blog.
Ou torne-se fã da página do Blog no Facebook.

7 comentários:

  1. Acho que se todas as empresas e pessoas fizerem um pouco pela sustentabilidade e pela ecologia, teremos um viés de melhora.

    Ontem a empresaa que trabalho começou uma campanha "eco". Achei bastante interessante e necessário.

    Abçs

    ResponderExcluir
  2. Acho fundamental bater na tecla especialmente com crianças... tem adultos que nunca vão entender isso e vão sempre achar que é coisa de biólogo boiola hahahaha
    mas temcoisas que a gente pode mudar e adaptar ao dia a dia... sacolas de compra recicladas e retornaveis, ou então levar sacolas de tecido pro mercado, utilizar papel reciclado nas impressoras e por ai vai...nenão?
    abraço migu.. hahahahahahahahaha

    ResponderExcluir
  3. Esta é uma batalha gigantesca, mas se não a começarmos nunca a terminaremos. Onde trabalho foi iniciada uma campanha contra o desperdício - de energia elétrica, sulfite, água, toner, e etc - está certo que a motivação foi outra ($$$), mas no fim, atenderá a causa. Sei que é um grande clichê, mas, se cada um fizer sua parte, tudo ficaria melhor.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Marcelo,

    São ações simples e que não alteram o dia-a-dia. Portanto, não "dói" nada "praticar" a sustentabilidade.

    Interessante a proposta do ECOFONT. Irei acessar o site.

    Abraços e ótima semana.

    ResponderExcluir
  5. Oiee Marcelo,

    Aqui em casa, também separamos TODO o lixo e levamos no Pão de Açucar que tem aquela estação bem organizada de reciclagem...

    No mercado, não vou dizer que todas as vezes eu levo, mas na maioria levo sim as sacolas ...também quando esqueço, peço caixa de papelão, que ao meu ver são melhores aproveitadas na reciclagem, menos "poluente"...

    Mas vejo que ainda estamos em passos de tartaruga para realmente obter resultados significantes, pois toda vez que vou à festas, vejo como o descartável ainda é utilizado, consumido e misturado aos restos de carnes..vinagrete, refri, etc.

    Do que adianta na sua casa com 2, 4 pessoas vc fazer isso e ir a uma festa com 100 pessoas ou 1000 pessoas, ver que ninguem ali, principalmente o anfitrião não se preocupou em separar o lixo produzido naquela festa com milhares de plástico!

    Isso em coffes de empresa, cursos...workshops...feiras...exposições...Já observou a quantidade de lixo que se produz?

    Acho que precisamos de campanhas massivas em relação à isso, com imagens fortes, animais morrendo, etc para que vire uma neura mesmo...assim como eu fico...reparando nisso até nas festas que vou!

    Ah, escrevendo aqui vc me deu uma boa idéia...vou fazer algo em meu blog em relação à isso...

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Nooooooosa... adorei seu blog.
    É ótimo, interessante e inteligente, parabéns!!!
    Passei só pra bisbilhotar mas pelo jeito tenho que voltar mais vezes... voltarei.
    Beijinhos carinhosos e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Ainda falta muita ação de todos, minha tb, procuro fazer sempre as coisas da melhor forma possível, mas antigos vícios e maus costumes me impedem de vigiar meu próprio eu, porém creio que o individual faz o coletivo e que devemos sim fazer campanha e nos cobrar mais a cada dia.
    Bjs

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO