sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Papai Noel dos Correios

PapaiNoeldosCorreios

Em linhas gerais, serviço voluntário é uma ação própria de cada indivíduo em realizar alguma ajuda a alguém sem fim lucrativo, ou seja, de forma consciente. Você determina como pode doar um pouco do seu tempo para oferecer algum conhecimento próprio a alguém que necessita desta ajuda: ensinar alguma arte ou estudo, fazer companhia, serviços manuais, doar roupas, alimentos, objetos diversos, promover eventos beneficentes, enfim, há uma infinidade de alternativas que podemos escolher (ou até criar) para doar um pouco do seu “eu” a alguém. E você sabe que receber a ajuda de alguém que você nem espera ou que te quer bem, é sempre bem-vinda! Tenho gratidão pelas pessoas que já me ajudaram em momentos passados e, mesmo que eu não as veja mais ou não as tenha  por perto, elas deixaram esta lição, sob a forma de sementes ou esporos, a serem disseminados também por mim. Procuro ajudar quem eu conheço, quem está por perto, quem eu sei da necessidade, e quando posso ajudar, sinto que a lição foi aprendida. É natural, é consciente, é prazeroso. Já ouviu alguém te dizer “Que você receba em dobro”? É bem esta a sensação, ela vem “dobrada”.


Mas falar de serviço voluntário, ou de ser voluntário nem sempre me agrada. É muito comum você encontrar pessoas fazendo uma publicidade pesada sobre seus serviços voluntários, mais por uma questão de deixar o Ego inflado do que de doar-se voluntariamente à causa. Isso me incomoda e nem sempre vejo algumas “associações ou eventos sem-fins-lucrativos” com bons olhos. E por isso, acredito que ser voluntário deva partir de si a vontade do quê você quer fazer, do quê você deseja compartilhar, com quem, e não ser “induzido” a fazer parte do “Grupo X ou do grupo Y de voluntariado” por ver uma propaganda estrelada por uma personalidade do momento. Para quem gosta ou faz parte de uma, é um direito de decisão de cada um, da mesma forma que quem não o faz. Há campanhas durante o ano sobre o tema, o que é válido pois divulga uma causa que tem seus méritos, mas ainda vejo como uma muleta para muitos se beneficiarem disso.

Datas especiais, como o Dia da Criança e Natal, por exemplo, torna-se muito comum a arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos para a doação em creches e casas de repouso, aí você tem o ato voluntário de quem doou, de quem promoveu a arrecadação e de quem a entregou. Mas, geralmente, a divulgação é pequena e fica mais voltada a quem é da região ou frequenta estes lugares, além de receber, muitas vezes, uma sacolinha e uma listinha de compras, sem saber mais sobre quem será beneficiado(a).
Nos últimos anos houveram algumas mobilizações de solidariedade para aquelas populações vítimas de alterações climáticas, acidentes, doenças, e acredito (não sei estatisticamente falando), que o sucesso das mobilizações voluntárias posteriores, tenha alguma relação com estes casos.
teleton2010

E um dos sucessos alcançados de ajuda voluntária é o projeto “Papai Noel dos Correios”, que oferece ao seu voluntário o prazer de ajudar alguém (neste caso crianças e, indiretamente, os adultos), partindo do que as suas necessidades as obrigam pedir. Elas escrevem as suas cartas e expressam todo o seu desejo de ser atendido, muitas vezes pedem algo para a casa, para os pais, e nem sempre é o brinquedo o alvo do desejo. Quando decidi conhecer este projeto, percebi que o sucesso dele não está em apenas o das pessoas participarem com suas doações, mas em experimentar uma variedade de sentimentos que surgem durante a leitura das cartas. Algumas detalham suas alegrias, outras, suas tristezas, problemas familiares, o desejo de ser um adulto sem as dificuldades que os pais têm, formando um elo de comunicação, de desabafo como forma de dizer “ei, eu preciso de ti, me ajuda, por favor!” e onde decidir qual carta escolher, torna-se outro grande desafio! #fato Isso nos faz refletir que nossos problemas podem ser tão pequenos perto do dos outros, e podemos encará-los com outros olhos também.

Ano passado não pude participar porque fui informado na agência que retirei a Carta ao Papai Noel de 2008, que só os Correios centrais de cada cidade estavam recebendo as cartas, e como estava no final do prazo, não houve tempo nem, sequer, de ir à agência.
Este ano os Correios estão com uma divulgação bem bacana, com seu Hotsite Papai Noel dos Correios, o qual recomendo uma visita por ele, para conhecer mais sobre o projeto, como participar e das conquistas deste sucesso de trabalho. Já que é voluntário, que fique por conta de cada um conhecê-lo ou não, mas se você tem a vontade de ajudar alguém pela primeira vez, o convite é mais que recomendado, é comprovado!
 
Mas.. E para você, o que é ser voluntário?

_____________________________________________________________________________
Gostou? Não gostou? Então, digitaqueeuteleio! 
Assine o nosso
Feed RSS e receba as atualizações do blog.
Ou torne-se fã da página do Blog no Facebook.

3 comentários:

  1. Muito bom!
    Fazer o bem, tbém nos faz bem.
    bj

    ResponderExcluir
  2. Esse lance dos correios eu achei muito legal viu... é algo que te coloca mais perto de quem vc ta ajudando e isso faz muita diferença... discar numeros, ajuda, mas ainda é muito distante e suspeito...
    Abraços amigão

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO