segunda-feira, 17 de outubro de 2011

É possível ter privacidade no facebook?

por Marcelo Moraes

facebook-thumb

Há uns três anos atrás, quando eu me despedia do Orkut com todo o bel prazer, o facebook para os brasileiros era um bichinho de sete cabeças ou um estranho no ninho. Assim como o inexplicável sobrevivente MySpace, ele não era nem de longe uma preferência nacional. Porém, com a forma “estúpida”(no sentido irônico, ok?) que a tecnologia nos engole, dificilmente encontrarás alguém, nesta época vigente dizer que não sabe o que é uma rede social, muito menos “como mexer nisso”. Então, fiz a minha conta uns meses antes do orkuticídio se concretizar de fato. Era tudo muito simples a meu ver, tudo muito “seco”, parecendo “sem vida”. Não tinha quase ninguém conhecido e TUDO parecia complicado. Era o vício do sistema Google me fazendo acreditar que no Orkut era bem mais fácil de mexer! Ok, não estava de todo errado na época. O facebook me trouxe o descanso mental e virtual que com o Orkut eu não tinha: os erros cometidos por lá não mais repeti aqui e em qualquer outra rede que passei a me incluir. Sei que cada um tem os seus motivos de querer expor um pouco de suas vidas aos outros, mas há quem exponha tudo e a todos com a sensação de que só quem ela acredita em sua mente que estará vendo. Os sites passam por atualizações, modificações e muitas vezes as notificações aos usuários não chegam tão claras ou os mesmos não têm o hábito de LEREM as notícias sobre o site que assinam. E aí, muita história poderíamos relatar aqui como consequência deste ato relapso das pessoas.


Mas que regras criar para se privar?

Internet já é um idioma, uma língua universal, não é mais um local apenas de entretenimento ou de pesquisa, agora é um novo mundo a lhe servir e onde poderás servi-lo também. Nossos conhecimentos podem ser compartilhados e outros adquiridos. Mas a velocidade com que tudo acontece é tão inexplicável que não acompanha muitas culturas, que carecem de uma boa educação ou que a tem de forma precária. E o brasileiro é precário neste quesito. Hoje, ter um celular com os mais avançados recursos é artigo de necessidade para ele, já uma simples visita a uma livraria ou a aquisição de um livro de seu gosto, é uma luta a ser vencida ainda!


Rede social é um local de relacionamentos, temos que nos sentir bem e fazer os outros que nos visitam, idem. Assim como no blog, é uma casa, tem seus cômodos e seu toque pessoal e como tal precisa ser apreciada mas também respeitada. Diante dos diversos intrusos mal educados, aqueles que caem de para-quedas em tua página com recados do além-mar, pais achando que o seu mural é sala de reunião, pilhas de janelas de convites de msn, fotos sendo usadas sem a tua autorização, marcações que não lhe agradam, figuras brilhantes e sonoras que só faltam exalar seus odores, acabei por criar as minhas próprias regras de privacidade:

- NÃO ADICIONO ALUNOS: pais acham que professor não tem lazer, só tempo para o seu filho; usam o seu mural para reunião e alunos cobram notas e explicações de trabalhos e tarefas. Ninguém me paga hora extra, e se vão à escola e eu também, temos que resolver isso em seu devido horário! Não abro exceções, apenas para alguns EX-ALUNOS.

NÃO ADICIONO CRIANÇAS: não concordo em crianças dividirem este mesmo espaço que os adultos estão. O Orkut abriu a porteira para a censura livre e agora não tem mais como voltar atás. Quem trabalha com “público”, como por exemplo, professores, precisa dosar a sua vida particular da profissional. Alunos acabam “invadindo” uma ala particular e as consequências podem ser das mais inesperadas, tanto para ele, quanto ao professor (principalmente). Quem quiser ter os seus alunos por perto, crie um perfil de professor e não vincule a tua conta pessoal. Bom senso, né?

- FOTOS COM AUTORIZAÇÃO: Na minha casa não convido quem não quero e nem entro na de alguém sem a sua permissão, portanto, foto é uma exposição tamanha na rede e precisa sim de cuidados. Raramente divulgo fotos com familiares e crianças, mas em alguns casos, pergunto se posso postar no Facebook, caso contrário, utilizo o álbum virtual (Picasa, Flickr) e compartilho apenas com as pessoas que me interessam.

- FAÇO LIMPEZA NA LISTA DE CONTATOS: A lista é chamada de Amigos, mas o fato é que a maioria dos adicionados são Contatos, pessoas que te adicionaram e que a adicionou por um motivo apenas e depois cada um ficou na tua e nada mais fez diferença. De tempos em tempos, exclua as energias paradas para se fortalecer das outras. Quantidade não mostra qualidade e qualidade não se preserva sem dar sinal de vida: interaja com quem adicionou também!

- COMENTE APENAS O QUE TIVER CONHECIMENTO: no facebook tem a opção “Curtir”, um sinal de que aquele assunto citado te atrai também, porém, nem sempre tem algo a comentar, então, se queres falar com o amigo não deixe recados fora do tema para ele, use a mensagem privada; não passarás por inconveniente aos outros. Caso contrário fica claro para mim que queres chamar a atenção, apenas. Eu ignoro.

- NÃO ADICIONE ALGUÉM SÓ PORQUE A CONHECE: nem sempre o fato de conhecer alguns amigos de amigos ou de parentes lhe dá o direito de adicioná-los em sua lista e depois você não ter qualquer afinidade com a pessoa pela rede. Pode passar por um mala se começar a se intrometer na página da pessoa e a mesma não lhe der retorno. Se houve uma afinidade antes da rede, a história é outra. Bom senso neste quesito também, claro!

- PUBLIQUE ALGO QUE CONTRIBUA OU QUE SEJA POSITIVO: tenha em mente que você está criando a sua identidade na rede com aquilo que os outros leem de você. Se ficar de minuto em minuto reclamando da vida, achando que tudo é uma comédia, lembre-se que os excessos cansam até para quem não está perto de ti! Dose um pouco do que é e não do que queira parecer. É bom ter o meio termo para tudo, não é?


E como funciona a privacidade do facebook?


privacidade-facebook-mark-zuckerbergO fato de eu ser usuário do facebook há mais tempo que a maioria dos meus amigos e parentes (pra não dizer que todos rss), não quer dizer que sei de cor e salteado como deixar privada a nossa conta aos outros que não nos interessa saber um algo mais de nossas vidas. O facebook sofreu várias mudanças nestes anos e tudo foi remodelado, não mantendo o esqueleto original, então quando eu mesmo vou buscar uma informação, acabo tendo que estudar tudo de novo as novas regras. Mexer nas inúmeras opções de privacidade do facebook é como montar um quebra-cabeças, são várias peças que se misturam e se encaixam de tempos em tempos e que você deve praticar com uma certa frequência para não ser pego de surpresa, pois conforme ele se atualiza, algumas informações ficam privadas automaticamente e outras abertas a todos. Uma das dúvidas que mais recebo dos meus contatos para eu “solucionar” em caráter emergencial (fez caca, né??? rsss) é quanto à privacidade de sua lista de amigos, os que querem “bloquear”, os que querem privar de alguns serviços, e aí a minha “Missão Impossível” começa porque tudo é feito separadamente e o método é meio cirúrgico rsss Mas para facilitar, tentei fazer um tutorial genérico como base a quem se vê na ilha de LOST:


PARA DEIXAR INVISÍVEL A SUA LISTA DE AMIGOS
1.Editar perfil> Amigos e família (com destaque amarelo):
Editar perfil

2. No campo Amigos, clique no ícone com a seta que mostrará as opções de visibilidade (em destaque amarelo). Selecione a opção “Somente eu”:

Editar perfil4

Editar perfil2 
3. Clique em “Salvar alterações” e a modificação já está feita.


PARA DEIXAR INVISÍVEL A SUA LISTA DE AMIGOS PARA ALGUNS AMIGOS

Repita as etapas 1 e 2, e na opção de visibilidade, não clique em “Somente eu”, clique em “Personalizado”. Aí é só adicionar os contatos que queira deixar a lista invisível no campo “Ocultar para”, como na figura abaixo. Em seguida “Salvar alterações”:

Editar perfil3

PARA ALTERAR AS OUTRAS ÁREAS DO PERFIL, O PROCEDIMENTO É BASICAMENTE O MESMO UTILIZADO NESTE EXEMPLO.

Face a face com o Face…book


Não entendo o princípio desta forma de privar a visibilidade do Facebook, não tem nem um pouco de praticidade que o brasileiro busca, porém estamos numa rede mundial e temos que nos adequar às regras que fogem das nossas também. E dentre elas está aquela fundamental e que alguns acabam se esquecendo de utilizar: BOM SENSO SEMPRE! SEMPRE E SEMPRE!  Por mais que haja recursos que limitem o acesso às pessoas, nada é 100%, apenas parcial, por isso aquilo que realmente queremos privar, se não quer que um veja, não o mostre a ninguém. Guarde para você ou compartilhe através de outros serviços virtuais, como o email e álbuns particulares, pois ficar numa rotina cercada de exceções, deixa de ser lazer e passa a ser uma tortura ou escravidão. E para alguns, uma neurose!computer-crash

Artigo complementar:

Privacidade no Facebook
_____________________________________________________________________________
Gostou? Não gostou? Então, digitaqueeuteleio! 
Assine o nosso
Feed RSS e receba as atualizações do blog.
Ou torne-se fã da página do Blog no Facebook.

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO