segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Escrever ou Anotar?

por Marcelo Moraes

11-inotepad

Tenho a necessidade de escrever. Em algum momento do dia qualquer. Embora haja a troca de mensagens via sms, Messenger, redes sociais, aquele seu espaço sem limitação de caracteres ou valores cobrados após o envio da mensagem, de certa forma, me alivia, porém, aqueles outros me tornam mais refém da comunicação rápida e direta. E com esta comodidade, aquela pausa para um texto mais compreensivo, com ideias melhor trabalhadas ficam à mercê daquele tempo que tanto se fala em querer tê-lo mas que não se tem. Ou melhor, que achamos que não temos.

Recentemente houve um acidente em minha rua. Um poste de luz teve um de seus cabos soltos, o qual caiu sobre um carro e o incendiou. Uma cena típica de um telejornal que não causaria espanto. Não houve vítimas, foi apenas o susto. APENAS? De repente você se vê diante de milhares de pessoas vindas de todo o canto do bairro, quem você nunca viu e que por lá aparecem para, APENAS, registrar o ocorrido, com suas câmeras de celulares e aquele ar de pré-julgamento alheio. Mas o povo gosta de causar, quer ver o circo pegar fogo, mais até que o que estava vendo, e naquela tarde, acredito, foi o dia mais “legal” para muita gente “compartilhar” suas fotos ou vídeos pelas redes sociais. Mas a consequência foi maior e tivemos a infeliz notícia de que ficaríamos ainda boas horas sem energia elétrica e sem sinal telefônico. Ok, mas até quando? Foram quatro dias, apenas. APENAS? Aquela sensação de rua sem saída veio como um susto, pois o imprevisto tornara-se previsto. E agora? Nestes tempos em que temos a internet para preencher boa parte das atividades do trabalho, ela agora nos trai, nos deixa sem o que fazer, ou melhor, sem ter COMO fazer diferente, sem ela. E é difícil, e como é. Você para, pensa em outras maneiras mas não são suficientes, pois é ela que acaba sendo o fio condutor de tudo o que nos cerca, é o verdadeiro link entre você, o trabalho e o tempo.

twitter3G

Viver com estas “limitações” que anos atrás eram um bicho de sete cabeças (internet?) pode fazer muitos pensarem que somos totalmente dependentes dela. Sim, em parte somos. Não, em parte não somos, mas sim a principal ferramenta para fazer dela a nossa ferramenta. Não nos damos conta de que na rede, não existe o dia, a tarde ou a noite, pois a qualquer momento você pode direcionar qualquer atividade sua para qualquer pessoa ou lugar. O que pode parecer uma praticidade também pode nos conduzir ao comodismo em sempre contarmos com a conexão da internet para tudo e dizer “depois eu mando isso”, “depois eu vejo aquilo”, pois o tempo neste ambiente não existe como o que vivemos fora dele.

E sem energia elétrica, naquela tarde, eu queria escrever. Tinha todos os aparelhos possíveis para isso, mas dependente das cargas das baterias que eram poupadas para a suposta ligação de “emergência” se precisasse.

Ao pegar o papel e caneta, me fiz pensar: escrever ou anotar? Tive que adiar o “escrever” e seguir com o “anotar”, pois a relação de coisas a serem feitas com a chegada da energia e da internet, me fariam funcionar...

twitter3G2

E o motivo de todo este acidente em minha rua? Apenas um “gato” que fizeram por lá. APENAS isso. Apenas pagamos pelos erros dos outros. Apenas isso também...E o pior é saber que nem nos vizinhos podemos confiar...

"Quem perdeu a confiança não tem mais que perder." (Publílio Siro)

4 comentários:

  1. Olá Marcelo,

    mas que susto hein Marcelo! Ainda bem que ninguém se feriu e apesar de você ter ficando tanto tempo sem eletricidade e telefone, isso gerou uma excelente reflexão sobre como estamos dependentes dessas tecnologias.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  2. Nossa, um gato botou fogo em um carro? Por aqui diriam: "Esse gato é do capeta!".
    Na cidade onde moro acontece muito de ficarmos sem energia elétrica e por isso, vou separando o que é para ser feito quando faltar a dita cuja. Tento administrar o tempo e a internet, mas às vezes me embolo.
    Boa semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O "gato" é o termo referente à fiação clandestina no poste para roubar energia do vizinho. Pois é, depois que passei a organizar tudo nos aparelhos, as anotações em papel ficaram mais difíceis de se fazer rsss É o vício já rsss Bj

      Excluir

Related Posts with Thumbnails

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO