sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O Opcional é Obrigatório? Desde quando?

por Marcelo Moraes

Vai pagar quanto?

10% do garçon: Obrigatório? Não, não!

Opcional: que é objeto de opção (ato ou efeito de optar - preferência), de escolha - facultativo. Quantas coisas são opcionais em nossas vidas? O modelo da tua roupa, por exemplo, quando não ganha, você costuma escolher aquele que lhe cai bem (ou no bolso ou em você), certo? As compras de supermercado, lá você encontra uma infinidade de marcas para o mesmo produto, e aí você escolhe entre preço, qualidade, quantidade ou fidelidade a uma marca. E assim as etapas se repetem a tantos outros produtos que consumimos no decorrer desta vida. E nas relações pessoais, a opção em estar com alguém alta, baixa, rica, pobre, bonita, feia, conhecida ou anônima, homem ou mulher, é de cada um também. Amigos, quantos temos e como os conhecemos? Para isso tivemos também a opção de escolhê-los como amigos ou colegas, dando mais proximidade para uns, e menos afinidade para outros. Animais de estimação, olha mais escolhas pela frente! O modelo do teu computador, o site de rede social, os estilos musicais, os gêneros de filmes, a profissão... O mundo é feito de escolhas, nem todas são como gostaríamos, mas sempre temos como optar por uma ou por outra, visando um melhor benefício ou... Um menor prejuízo.

Mas quando o assunto gira em torno de estabelecimentos comerciais, tais como restaurantes e lanchonetes, parece que na ótica dos seus proprietários, só nos importa escolher entre um número de sanduíche ou o tipo de corte de carne dum rodízio. Chega a hora da conta e vem aquele preçozinho sem vergonha com o título “Taxa de serviço” (os 10% para os mais íntimos). Sempre achei isso estranho, mesmo antes de eu ser um prestador de serviço, quando mal sabia o que era um (doce infância)! Ok, papai pagava e a gente comia a sobremesa, saíamos de lá e tudo era uma beleza. Mas os anos passam e passamos a pagar nossas próprias contas e vemos tudo com um olhar ultramegadiferente! E como vemos! Aí, chega o seu dia de pegar aquela conta e ler a tal “Taxa de serviço”...

 

Que delícia este lanche, meu Deus!

 

17102003habibs2Minha primeira experiência (ou dentre as mais marcantes) começou há alguns bons anos atrás, quando fui comer numa das lojas do Habib's (tudo baratex para quem quer algo...baratex mesmo). No almoço do serviço, fomos tapear o estômago entre esfihas, quibes e beirutes, porém, nosso pedido demorou horrrores de minutos e víamos outros frequentadores serem atendidos e saírem satisfeitos de lá, chegando depois de nós! Pra quê! Quando chega a conta (deixamos rolar o atraso, mudamos alguns pedidos para ver se reduziria o tempo, e nada mudou, mas comemos porque foi a nossa opção de estarmos naquele local), veio o descaramento: os “10% de serviço”. Como estávamos já bufando, pois até a conta demorou para chegar, fomos até o caixa e vomitamos um “Eu não vou pagar esta taxa aqui não, e se me cobrar o bicho vai pegar!!” E os funcionários não puderam negar, pois resumimos em tópicos o ocorrido e a nossa cara já estampava um “olha o barraco chegando!”. Desde aquele dia, qualquer tipo de atendimento para mim, passou a ser visto como um ponto decisivo para eu comprar numa loja, frequentá-la ou passar a adquirir algum produto de “sua marca”. E eu não sou o único (GRAÇASADEUS!).

E sabe de uma coisa? Pouco me importa se as pessoas que me acompanham me taxam de egoísta ou mal educado por “não pagar esta taxa” (alguns acham ‘chique’ pagá-la) ou de se “queixar do atendimento”. Sei muito bem que o meu dinheiro não cai do céu!

Suco Natural Minha segunda experiência (sempre dizendo as mais marcantes) ocorreu  na semana do último Natal, em plena Estação São Bento, na praça de alimentação, quando paguei por um suco e aguardei o seu preparo cerca de 15 minutos, que consiste colocar num copo um pouco de polpa batida com água! E só o tomei porque fui cobrar pra desnorteada funcionária, pelo pedido, que me perguntou o que queria, pois nem sabia o que era para fazer!!. Ela me perguntou o que eu queria, então falei: “Como você não sabe, se ela anotou e pôs aí na tua frente?” Vou ter que ir aí fazer o suco? Quando fui buscá-lo, ainda ouvi: “Desculpa a demora (com a falsa simpatia)” “Precisava demorar tanto pra isso????”(em alto e bom tom para todos ouvirem – meu direito de resposta). Isso que, minutos antes, a dona se recusava a cobrar uma garrafa de água para um senhor que estava ao meu lado (não queria vender pra ele! Foi uma novela mexicana à parte). Tanto eu quanto ele, fizemos questão de mostrar a incompetência de um atendimento. Imagina se ainda nos cobrasse “10% de alguma coisa”?

Pastéis fritos na hora!E veio uma terceira experiência: Nestas férias de janeiro estava no interior, e lá local para comer (e bom) não falta, porém, falta (e muito) respeito e postura para um bom atendimento. Eu e minha prima fomos comer um famoso pastel de um dos pontos mais falados. O pastel é bom mesmo, mas para eu chegar a saboreá-lo foi mais de meia hora jogando conversa fora até sentirmos os pratos na nossa cara com a atendente apenas dizendo: “Toma!” Juro por Deus, ela não moveu os braços de lá até que tirássemos os pratos da nossa visão. Ela não nos serviu, nós nos servimos!! Daí em diante, eu e minha prima (pra lá de nervosos), começamos a debater sobre este assunto com meus tios e primos que estavam por lá. Não conseguiram ver problema nisso, apenas que “nós estávamos exaltados a toa”!!!! Imagina se ainda nos cobrasse os “10%” também?

OUTBACK Shopping Anália Franco Já que o assunto mexe com o apetite, cheguei na quarta experiência: fui ao Outback do Shopping Anália Franco, neste feriadão de carnaval com uns amigos, e aí que a história acabou ficando ainda mais “quente”: Os funcionários da casa já te avisam que a taxa de serviço é opcional. Às vezes falam quando chegamos, às vezes quando chega a conta. Já sabendo disso, e com um histórico de “10%” entalado na memória, minha meta foi apenas pagar pelo que consumi, mais nada! Simpatias não custam 10% a meu ver, e os funcionários de lá só mostram estas suas “gracinhas à Hebe” até o momento da conta chegar. Ou melhor, até o momento de você pagar! Somente duas pessoas pagaram a taxa (das seis que estavam), eu já me recusei logo de cara dizendo que eu também trabalho pra caramba e ninguém me paga “10% pra cada serviço que presto”. Ok, a funcionária começou a contar. Acompanhe o diálogo:

“- Pera aí, tá faltando aqui, gente!” “- Está certo, é que alguns optaram em não pagar a taxa de serviço”. Ela conta de novo, olha a conta... respira, o sorriso já começa a sumir e prossegue: “- Então é isso mesmo, vai ficar assim?”

Cadê o sorriso??Ninguém mais respondeu, e continuamos a conversar, ela, por sua vez, de cara fechada, catou os canecos de “chops” da mesa com uma mão só, com tamanha força (raiva), que não sei como não se quebraram. Minha observação da falsa simpatia se confirmou no ato! Comentei com os demais. Todos perceberam. Um dos amigos fez uma colocação a respeito, comparando os “10%” recebidos por uma lanchonete dessas, com uma outra lanchonete mais popular, por exemplo, onde o valor da conta é beeeem menor e os “10%” de lá não seriam um peso para nós. É por isso que, muitas vezes, acabamos pagando esta taxa sem incômodo, algumas vezes até inconscientemente, mas se não ficarmos atentos a estes “detalhes”, sairemos no prejuízo sempre. Ou feitos de bobos, né?????

Aí me veio a pergunta:

 Desde quando OPCIONAL é OBRIGATÓRIO?

Então, cheguei a esta resposta:

“Desta maneira, em hipótese alguma a gorjeta será uma obrigação ou dívida do consumidor, ainda que expressamente prevista em cardápios ou cartazes afixados no estabelecimento”. Continue lendo...

ISTO-É-UMA-DELÍCIA!!!

Esta foto tirei antes do momento “agora eu te peguei e vou te comer”! :D Não sei o nome desta salada com frango empanado aqui, mas comi tudo o que tinha no prato. (É a segunda salada de frango que está no cardápio) #ficaadica E estava tão boa, mas tão boa, que não faltava mais nada nela. Já estava 100%!! rss #toim

 

Salada com frango empanado do Outback

Nem mais, nem menos, só o justo!

Como tenho a opção de escolher aonde vou, voltarei ao Outback (ou em outro lugar que desejar) quantas vezes eu quiser (ou puder..$$$) e terei o imenso prazer de continuar degustando as delícias daquele (ou de outro)cardápio (pois é tudo muito bom mesmo), e pagando exatamente o que consumi. Afinal...

Atendendo bem ou atendendo mal,
A taxa de serviço é OPCIONAL!

E ai se me disser que não! Chapolinleno

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9 comentários:

  1. Marcelo,

    Eu não pago a tal taxa de serviço, simplesmente acho que não tem cabimento algum a sua cobrança. Quanto ao atendimento ele é decisivo para sefinir se volto ou não ao estabelecimento, e se existem problemas reclamo mesmo - já parei uma fila das Americanas por mais de 15 minutos, não que me orgulhe, mas.... - Não custa nada um sorriso no rosto e fazer o melhor possível para atender aos clientes.

    E da próxima vez vou cobrar taxa de serviço numa guia de ITBI lá no meu trabalho, rsrs.

    Grande abraço.

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  2. Marcelo,

    Antes de mais nada, esclareço que minhas notícias que apareceram aí na sua "página de leitura" estão no meu blog desde 2008 e sempre foram estáticas para ficarem no menu. Apenas as atualizei. Peço desculpas pela inconveniência. E agradeço pelo comentário no meu blog.

    Espero que possamos continuar essa amizade (posso chamá-lo de amigo?) em 2010.

    Quanto ao seu texto, foram quatro situações vividas por você, que revelam algo contraditório: opicional obrigatório.

    Eu também sempre questionei isso. Mas, admito, apenas duas vezes me recusei a pagar. Depois desse post seu, o fato me deixou mais consciente, sobretudo após ver o link com a lei que dispõe sobre o assunto. Nós não temos obrigação nenhuma de pagar o tal 10%. Se for pela simpatia, é melhor frequentarmos lugares mais simples onde os funcionários nos tratam bem sem cobrar por isso.

    Abraços, meu amigo, e um bom final de semana pra você.

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  3. Desde já, parabenizo-lhe pelo blog... A exposição imagético-textual foi o que mais me chamou à atenção, além dos textos e temas abordados.
    Eu pago a taxa quase sempre: exceto em casos em que pagar a taxa seria incentivar o mal atendimento prestado...
    A taxa talvez seja um termômetro p/ indicar o bom ou o mal atendimento, acredito.
    Abraço!
    Visite-nos quando puder...

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  4. Opcional é opcional. Pago se eu quiser!
    Fiquei imaginando a cara da garçonete do OUTBACK....kkkkkk
    Bom fim de semana!
    Bjsssssss

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  5. Muito bom o post Marcelo! Imaginei a cena em cada estabelecimento e ri de todas as situações por já tê-la vividas de certa forma. Uma vez estava com dois amigos em uma lanchonete e nosso pedido demorou mais de 30 minutos. Mais tarde descobrimos que tinham perdido o pedido. O mínino que exigimos foi os 3 sucos na faixa.

    Agora... não sei se você concorda comigo, mas é uma sacanegem o que o Habib`s faz. Cobra centavos por uma esfira e "enfia a faca" no preço do suco.

    Mais um vez, parabéns!
    Abraços,
    Júnior

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  6. Piorque passamos por isso muitas vezes..
    e se reclama..nós é que ficamos taxados..
    De pão duro...etc
    Abraços

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  7. Marcelo, saudades de ler seu blog, ando meio enrolada mas tentando voltar à net. Vc tem toda razão opcional é opcional. Eu pago qdo sou bem atendida e deixo de pagar sem constrangimento qdo o serviço é ruim - tb não volto mais , é bem verdade, caso contrário corro o risco de cuspirem no meu chopp.

    bjs

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  8. O que mais me irrita é que tais taxas são injustificaveis na qualidade dos serviços prestados... ninguem merece! se mudassem a taxa pra "taxa de mal atendimento" era mais honesto... ai rolava até umas moedinhas, ou melhor balinhas de troco hahahahaha
    Abraço Senhor "anormal" hahaha

    Pior que só vc vai entender né?! hehehe

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  9. Nossa. Pensei que não chegaria ao final das minhas risadas. haha Massa aqui mano

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